Olá pessoal! Olha eu aqui de volta!
Demorei um pouquinho né? Bom, como eu disse na postagem anterior, depois de formada eu precisava procurar emprego e é isso que estou fazendo no momento. Atualmente estou na minha fase de teste numa agência de publicidade, espero que dê certo, não é o meu sonho de emprego mais foi o que deu pra conseguir agora, e é melhor ganhar um dinheirinho do que não ganhar nada né? hahahaha
Bom, hoje venho fazer duas recomendações de filmes, ambos de ficção científica e ambos tendo Scarlett Johansson como protagonista!
LUCY
Bom, esse filme de ficção científica é de 2014, e foi bastante criticado por abordar um tema "absurdo" e "irreal". É claro que, quando estamos falando de ficção científica, é FICÇÃO científica, né? Ninguém pode dizer que o filme não condiz com a realidade se ele mesmo é do gênero de ficção. Afinal, se fosse pra ver um filme que condiz com a realidade, eu estaria vendo um filme baseado em fatos reais ou um documentário hehehe
Digamos que eu gosto mesmo desse filme já que é a segunda vez que eu o assisto e a segunda vez que eu também o recomendo aqui no blog hehehe
Basicamente, o filme começa com uma mulher e um homem na frente de um hotel. O homem quer que a mulher, cujo nome é Lucy, faça um favorzinho a ele e entregue uma maleta a um homem que está hospedado nesse hotel. A maleta está trancada e ninguém sabe o que tem nela. A mulher, claro, fica desconfiada da situação. No entanto, ela acaba sendo forçada a entregar a maleta, e acaba se envolvendo na maior enrascada de sua vida.
O homem para quem Lucy deve entregar a maleta é um chefe da máfia coreana (sim, coreana! hahaha) e o que vemos em seguida é um banho de sangue. Lucy é capturada e obrigada a abrir a maleta, que contém um novo tipo de droga, um produto desenvolvido em laboratório que possui um poder avassalador sobre o sistema nervoso do ser humano.
Os mafiosos abrem a barriga de Lucy e colocam um saquinho de drogas dentro dela, desta forma, ela acaba servindo de "mula" para levar a droga para outro país. O problema é que durante a viagem Lucy é agredida e o saquinho de drogas começa a vazar dentro do corpo dela, e isso afeta diretamente suas células, principalmente as cerebrais.
Então, é a partir daí que tudo começa. O enredo do filme trata da seguinte pergunta: E se o ser humano pudesse usar 100% da sua capacidade cerebral?
No filme, é afirmado que o ser humano normal só usa 10% de sua capacidade cerebral. Se isso é verdade? Provavelmente não, mas estamos falando de um filme de ficção, e é instigante, certo? Nos faz querer saber o quanto o ser humano ainda tem pra evoluir. Será que já usamos toda a nossa capacidade cerebral? E se não usamos, é possível chegar à 100%????
O filme trata o cérebro como um processador de informações. E sabemos que existem muitas pesquisas científicas e teorias a respeito de como usamos nosso cérebro, e se estamos usando todas as funções que ele possui. Por causa da droga, Lucy acaba tendo a oportunidade de utilizar mais da sua capacidade cerebral do que outros humanos.
O que eu entendi do filme é que essa "capacidade cerebral" é mais como se fosse a capacidade de acessar e usar todas as informações contidas no nosso corpo. Por exemplo, nosso DNA, o funcionamento das células, toda as informações a respeito de como o ser humano evoluiu ao longos dos milhões de anos. Seria, neste caso, a informação de como se deu o processo de evolução da vida na Terra. Seria a capacidade de caminhar sobre a nossa linha do tempo e de ter o controle sobre nós mesmos.
Seria muito interessante poder acessar tudo isso, não acham? Entender como o nosso corpo é, lembrar do dia em que a primeira molécula que compõe o ser humano chegou na Terra, e deu origem aos primeiros seres vivos. Toda essa memória, toda essa informação também daria ao ser humano a capacidade de controlar o seu próprio corpo e o corpo de outras pessoas, além de ondas eletromagnéticas e até mesmo a própria matéria.
É claro que isso não passa de uma teoria, mas pensem no quão incrível e assustador seria se fosse real! hahahaha
Bom, acho que já dei muito spoiler, certo?
Quem gosta de ação e ficção científica como eu deve ter gostado bastante desse filme. Ele nos instiga bastante, apesar de ser uma "viagem" hahaha Mas o legal de ficção cientifica e de fantasia é isso, certo? Pode parecer absurdo, impossível ou sem noção, mas estimula nossa imaginação e nos faz questionar muitas coisas!
A VIAJANTE DO AMANHÃ (GHOST IN THE SHELL)
Bom, eu lembro que quando esse filme estreou nos cinemas todo mundo o criticava, falavam do "white wash", ou seja, do fato de que a protagonista era americana, branca e não uma asiática, e que isso era injusto e preconceituoso por que a obra em si é baseada no anime/mangá Ghost in the shell, uma obra essencialmente japonesa.
De certa forma eu entendo o descontentamento de muitos fãs por causa disso, mas ao mesmo tempo também compreendo que colocar uma atriz famosa é imprescindível para que o filme alcance grande bilheteria. São negócios, marketing... Isso é o mundo do entretenimento. E no fim, mesmo não sendo fã de Scarlett Johansson, não acho que ela tenha feito um trabalho ruim.
Apesar de eu nunca ter assistido a obra original (anime), achei o filme muito bem feito. A construção de um mundo "cyber punk" parecia tão fascinante! Fiquei encantada com os cenários!
O enredo em si também me conquistou, e falando sobre enredo... Do que se trata mesmo o filme? hehehe
Bom, o filme mostra um mundo no futuro, um futuro Cyber punk, ambientado no Japão, onde já não existe uma separação tão definida entre humanos e máquinas. Seres humanos costumam ser aperfeiçoados com partes mecânicas/sintéticas, e há um experimento ousado em que apenas o cérebro humano é implantado num corpo sintético, tornando a linha tênue entre homens e máquinas ainda mais tênue.
Um cérebro humano implantado num corpo não humano ainda poderia ser considerado humano? Eis a questão.
A protagonista, que é chamada de Major, é uma agente treinada para lutar e matar terroristas. No entanto, algo nela parece diferente. Ela não se sente humana nem máquina. Ela tem o corpo totalmente sintético mas o seu cérebro ainda é humano. Como lidar com isso?
A premissa do filme é muito interessante e instigante, sem falar que ele tem uma vibe muito envolvente, meio obscura e fantástica!
Major, que durante suas missões acaba questionando sua própria existência, tem relapsos de memórias que deveriam ter sido apagadas. E são esses relapsos que dão pistas para suas origens. Quem ela era antes de ser um híbrido humano/máquina? Durante o filme acompanhamos a sua busca por respostas.
Uma coisa bem interessante da obra é que ela apresenta um conceito/teoria que também foi apresentado em Serial Experiments Lain, de que a mente humana pode ser separada do corpo e pode sobreviver dentro da rede (internet), tornando aquele ser imortal.
Bom, não tenho mais tanto a falar sobre o filme porque se eu fizer isso vou acabar dando muito spoiler e vai perder a graça para quem for assistir pela primeira vez. Eu acho que o filme em si é recomendado para quem não conhece a obra original, por que nos faz querer saber mais e quem sabe dar uma chance ao anime ou ao mangá.
Se vocês quiserem dar uma conferida em mais recomendações de filmes e resenhas aqui do blog, confiram as seguintes postagens: Filmes, Filmes (parte 2), Filmes (parte 3), Filmes (parte 4) e Top 10 filmes de ficção científica.
Então pessoal, e isso! Espero que tenham gostado das recomendações! Bye!
O filme Lucy é muito interessante, eu sempre gostei dos papeis de Scarlett Johanson mas neste filme também gostei de Morgan Freeman. É um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Apenas o Começo é um dos seus filmes mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Na verdade amei, acho que esse é o seu melhor filme de ação. Acho que é uma boa opção para uma tarde de lazer . Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.
ResponderExcluirOlá Julieta, agradeço a dica, acho o Morgan Freeman um excelente ator, muito experiente e sempre com um ótimo desempenho em suas performances! Irei dar uma olhada no filme sim!
Excluir