segunda-feira, 30 de julho de 2018

Recomendação de anime: Serial Experiments Lain

Olá pessoal! Olha eu aqui de novo! Tempo livre é uma benção hahahaha

Sabe, eu tô amando ter tempo livre pra atualizar o blog, e vou aproveitar o máximo que eu puder, até por que sei que não vai durar muito tempo, afinal, uma recém formada precisa arrumar um emprego né hahaha (eu posso até estar rindo agora, mas não se enganem, eu tô em pânico, o medo de não conseguir arrumar um emprego, de não corresponder as expectativas dos meus pais, da sociedade, tudo...)


Bom, mas seguindo a praxe, hoje irei fazer uma recomendação de anime pra vocês! Let's go!


Sinopse: 

A série se foca em Lain Iwakura, uma adolescente japonesa moradora dos subúrbios, e sua introdução à Wired, uma rede de comunicação global similar à internet. Lain mora com sua família de classe-média, que consiste em sua inexpressiva irmã mais velha Mika, sua fria mãe, e seu pai obcecado por computadores. A primeira agitação em sua vida solitária acontece quando ela descobre que as garotas de sua escola receberam um e-mail de Chisa Yomoda, uma colega de escola que se suicidou. Quando Lain lê a mensagem em casa, Chisa a conta (em tempo real) que não está morta, mas que somente "abandonou a carne", e encontrou Deus na Wired. A partir de então Lain é compelida a um caminho que a leva, cada vez mais profundamente, à rede e aos seus próprios pensamentos. (fonte: wikipédia)



Desde que eu entrei no mundo dos animes em 2010, as pessoas viviam me recomendando Serial Experiments Lain (que eu vou chamar apenas de Lain de agora em diante, okay?). Bem, as pessoas recomendavam em sites de animes, em fóruns, na faculdade, até que me recomendaram aqui no blog. Depois de 8 anos e duas tentativas frustradas de ver esse anime, eu finalmente tomei coragem e resolvi tentar novamente! Mas por que será que eu não consegui ver antes???? 

Bom, esse anime é complexo demais e eu precisava estar preparada psicologicamente para assisti-lo. Eu precisava ser madura o suficiente pra acompanhar um anime que não é nada fácil de se compreender.


Se eu pudesse resumir Lain em uma única palavra, seria: Perturbador.

Perturbador. Não no sentido de assustador, ruim ou violento, e sim no sentido de mexer mesmo com nosso psicológico, questionar nossa percepção do mundo.


Lain é um anime que mexe com nossa percepção, com nossos sentidos. Que nos apresenta conceitos filosóficos e nos faz questionar nossa existência e o que existe ao nosso redor, nossa interação com o mundo, com coisas reais e virtuais, e as coisas que podem existir apenas na nossa mente. 

O que eu mais gostei nesse anime foi, sem dúvida, a representação que ele faz das coisas. É como se eu estivesse presa em um dos meus sonhos, ou estivesse tendo uma alucinação. O jogo de imagens, as distorções, as mudanças de cenário repentinas, as cores, as sombras... É interessante demais como o anime parece um retrato do subconsciente.


Na época em que o anime foi lançado (1998), o mundo estava vivendo o grande "boom" da internet. Navegadores, sites, redes sociais, a internet como um meio que conecta todas as pessoas de qualquer lugar do mundo. Talvez pensar nisso atualmente seja fácil e comum, por que já estamos acostumados com isso, mas imaginem naquela época, o quanto deve ter sido assustador para muitas pessoas! 

O que deve ter surgido na mente das pessoas quando o conceito de internet foi apresentado nas décadas de 80/90?

No anime, a internet é apresentada com o nome de Wired, e o computador com o nome de Navi. É interessante como esses conceitos são apresentados de uma forma mais simbólica e através de uma percepção diferente da convencional.

É como se o anime em si nos mostrasse outro mundo. Ou, como se passasse dentro do subconsciente de alguém. E no subconsciente não existem barreiras entre o que vemos de fato e o que percebemos. Muitas vezes no subconsciente a percepção que temos do mundo não é a mesma que vemos com nossos olhos quando estamos acordados, pois não há uma noção restrita de tempo, espaço e forma nessas representações, e muitas vezes assumimos um corpo que não é nosso, parecendo que não somos nós mesmos. Isso acontece muito em sonhos ou alucinações.


O que eu recomendo para quem estiver querendo ver esse anime é que mantenha a mente aberta. Deixe sua mente viajar junto com os acontecimentos mostrados, não se force a entender nada de uma forma lógica, mas preste atenção nos detalhes... Observe, escute e curta a "nóia" hahahaha

Confesso que em alguns momentos eu me senti incômoda com os sons, com as luzes e os flashs de imagens, por que era tudo tão perturbador... É como se nosso cérebro saísse da zona de conforto, daquilo que consideramos normal. 



Uma coisa que eu também amo muito nesse anime é a arte, o design dos personagens e os cenários criados por Yoshitoshi Abe. É uma arte única. Eu já tive a oportunidade de vê-la no anime Haibane Renmei, e desde aquela época eu admirei muito a arte dele! (inclusive, quem ainda não viu Haibane Renmei, super recomendo que veja!)

Incrível! 


Atenção: Os comentários a seguir contém spoilers

Bom, quando eu comecei a assistir esse anime não me forcei a entender tudo de imediato, fui acompanhando episódio por episodio calmamente esperando as respostas chegarem até mim. No final do anime, ficamos sabendo que Lain é, na verdade, um software (pelo menos é isso que é dito a ela), e isso acaba explicando o porque da percepção de mundo dela ser tão diferente.

A Lain que existe no mundo real é apenas um holograma, provavelmente um experimento para saber como um software (um programa de computador) se comportaria se estivesse no mundo físico, se pudesse acreditar que era um humano. Os pais de Lain, a irmã, as amigas, tudo foi uma simulação para saber como Lain iria interagir com o mundo real se ela tivesse um corpo.


No anime fala-se também de uma consciência global, como se a consciência das pessoas estivesse interligada e pudesse ser acessada individualmente, e as pessoas pudessem ser observadas através da internet. Talvez isso seja um reflexo do medo que as pessoas tinham de ter seus segredos expostos na internet, ou de ter sua consciência controlada por entidades desconhecidas através da internet. 



Em Lain as coisas são mostradas de maneira muito mais perturbadora e sombria. Além do que, no anime as barreiras entre a wired e o mundo real não parecem muito claras. Coisas do mundo real podem adquirir forma na wired, e coisas na wired podem assumir uma forma diferente no mundo real. Mas não fica claro se isso realmente acontece de fato ou se é apenas uma percepção diferente de Lain.



Bom, indo agora para as teorias...

Antes de escrever essa recomendação, eu pesquisei algumas resenhas e vi que muitas delas apresentavam teorias. E é incrível como as teorias apresentadas diferem-se bastante umas das outras. Isso mostra que Lain é um anime aberto à interpretações.

No final do anime, fica "explicado" que Lain é na verdade um software, e que existiam várias Lains por que ela existia na memória de várias pessoas. Minha teoria é quase a mesma apresentada no anime. Aceitei a explicação de que Lain seria um software, e por ser um software, ela não tinha corpo. Sua consciência era subconsciente. O mundo que ela via era o mundo real, mas como ela não tinha um corpo real ela construía um mundo sobreposto por suas diversas interpretações que ela tomava do subconsciente de pessoas reais. Ela conseguia navegar pela mente das pessoas através da rede que as conectava, a wired, e posteriormente com a quebra de barreiras entre a wired e o mundo real, não era preciso usar nenhum dispositivo para que ela entrasse na mente das pessoas e pudesse controlá-las, apagar memórias ou modificar os acontecimentos que estavam registrados nessas memórias. Lain não era uma máquina, ela era um programa, e talvez por isso seja difícil de conceber como é a visão de mundo dela. Ela podia acessar qualquer coisa e inclusive avançar ou voltar no tempo. Assim como Lain tinha parte de sua consciência na wired, uma pessoa também poderia transferir sua consciência para lá, e assim ser imortal, tal como Lain. No entanto, Lain era diferente por nunca ter sido humana (ou será que ninguém era humano ali?)


Como uma mente sem corpo vê o mundo? E como esse ser sem corpo conseguiu destruir as barreiras entre o real e o virtual? Uma consciência sem corpo pode ser considerada humana? 

Bom, essa foi a minha interpretação do anime, e essas foram as perguntas que permaneceram para mim no final. 

Quando comecei a assistir Lain, tive vontade de rever o filme Matrix por algum motivo. Talvez por que a teoria de que todas as pessoas vivem num sonho, numa mentira construída por alguma entidade que nos controla, pode ser também uma das interpretações do anime. Lain poderia ser apenas uma simulação de uma máquina num mundo que não é real, mas claro, isso é outra teoria hahaha


Eu, particularmente, faço parte de uma pequena parcela da população que acredita que ter um corpo é um incomodo e deveria ser descartável. Antes mesmo de assistir Lain eu já tinha me perguntado várias vezes por diabos os seres humanos precisam ter um corpo. Eu acho que o ápice da evolução da humanidade seria realmente ter apenas uma consciência e a capacidade de configurar sua aparência como quisesse. Pra mim um corpo é mais como uma prisão. No entanto, talvez ter um corpo seja a única maneira de sabermos que somos humanos, conscientes, vivos... Talvez seja o corpo, essa prisão, o necessário para não sermos um ponto no vazio. 

Isso é loucura? hahahaha okay, okay, talvez isso seja meio filosófico demais... E assustador. 

Para mim, que sou uma pessoa muito tímida e com debilidades sociais, que não consegue interagir normalmente com outras pessoas quando estou frente a frente com elas e tenho dificuldade para demonstrar afeto, ter uma consciência sem corpo, que pudesse interagir dentro e fora da internet não seria nada mal hahaha O mundo real pra mim é muito mais irreal que o mundo virtual. O mundo virtual pra mim significa liberdade quando se trata de interação social, algo que é difícil pra mim no mundo real. Talvez aja um pouco da sensação de estar conectada com todos, diferente do mundo real, em que eu não me sinto conectada com ninguém, como se não fizesse parte da sociedade... uma excluída que não entende as pessoas. 

Tomando por base a mim mesma, existe outra teoria que pode ser formulada: Lain, que era uma menina tímida e deprimida, ficou tão obcecada e extasiada pela liberdade que a internet proporcionava que acabou criando um mundo só pra ela, na mente dela, em que ela não era mais uma simples pessoa, e sim um software que conectava o mundo real e o virtual, ou seja, uma "deusa" da internet. 



Bem, acho que vou ficando por aqui, por que se eu me estender mais as coisas podem ficar mais loucas do que já estão hahahaha 

Por onde assisti o anime: 
https://www.anitubex.net/anime/101120.html

Espero que tenham gostado da recomendação/resenha, e lembrem-se: Assistam esse anime quando acharem que estão preparados pra assistir, não é uma obra fácil de digerir, não é o tipo de anime que você assiste depois de chegar de um dia cansativo do trabalho ou da faculdade (a não ser que você goste de torrar os miolos pra relaxar hahaha)

Pra fechar com chave de ouro, confiram a seguir a opening do anime, que é maravilhosa! 



Então é isso pessoal, até mais! 




2 comentários:

  1. Curti a resenha.

    Estou para assistir esse anime há anos e anos, mas nunca consegui. Então tomei os spoilers na cara de bom grado, rsrs.

    Por conta do post vou colocar esse anime novamente na minha lista, pra dar mais uma chance a ele!

    - Marcus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus, fico contente que a minha resenha tenha instigado você a dar mais uma chance a esse anime, sei muito bem que não é um anime fácil de assistir, mas quando você estiver pronto, vai finalmente perceber o quanto ele é incrível!

      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir