Oi pessoal! Demorei mas voltei! hehehe
Hoje estou aqui para fazer mais uma resenha/recomendação de drama!
Antes de tudo, gostaria de dizer que Beyond Evil foi a minha maior obsessão dos últimos meses. Sério, eu fiquei completamente OBCECADA e APEGADA a esse drama. E o motivo? Bem, Beyond Evil é uma obra-prima! Em termos de roteiro, direção, produção, trilha sonora e principalmente, atuação do elenco! Tanto os atores protagonistas como o restante do elenco deram um show de atuação!!!!
Eu ansiava muito para ver um drama que combinasse todos esses aspectos e finalmente ele surgiu. Beyond Evil é um thriller psicológico cheio de jogos mentais, investigação criminal, plot twists, personagens complexos, narrativa consistente e paralelos nos diálogos. O roteiro é impecável, a trilha sonora é marcante, e a relação conturbada e especial entre os protagonistas é mais interessante do que qualquer romance que eu já vi rsrs
Além disso, em Beyond Evil todos os personagens tem seu espaço e sua relevância. Desde o simples dono de um mercadinho até o grande chefe de polícia rsrs
Confiram a sinopse a seguir:
Lee Dong Shik já foi um policial muito competente. Ele agora trabalha na delegacia de polícia de Manyang numa pequena cidade e faz todas as tarefas tediosas da estação. Sua vida é tranquila lá. Porém, um dia, o policial Han Ju Won é transferido para a mesma subestação policial. Ele é designado para trabalhar com Lee Dong Shik e ser seu parceiro. Han Ju Won é um policial com altos atributos e vem de uma família rica. Seu pai tem altas chances de se tornar o próximo chefe da Agência Nacional de Polícia. Han Ju Won também tem um segredo.
Um caso de assassinatos em série ocorre na pequena e pacífica cidade. Esse caso é semelhante à um caso de assassinatos que ocorreu há 20 anos atrás e mudou a vida de Lee Dong Shik. Han Ju Won e Lee Dong Shik trabalham juntos para pegar o assassino.
Eu já disse várias vezes que sou fã do Shin Ha Kyun, certo? Tem resenhas de dramas com ele aqui no blog desde 2012, onde o vi pela primeira vez no drama Brain. E digo com sinceridade, dos papeis que eu já vi ele interpretar, Lee Dong Shik é definitivamente o mais complexo e cativante. Ele tem tantas faces, é tão louco e emocional, diz tanta coisa apenas com um sorriso ou um olhar!
Então, imaginem só, um drama com um dos meus atores favs como protagonista, sem falar que o outro protagonista é o Yeo Jin Goo, o ator prodígio que eu conheço também desde 2012 e vi dramas onde ele ainda era apenas uma criança!
Yeo Jin Goo se superou em Beyond Evil. Eu nunca tinha visto ele atuar como um personagem tão complexo antes. Ele arrasou muito e merece reconhecimento por esse trabalho!
Não preciso dizer que só comecei a assistir Beyond Evil por causa desses dois, certo? E o mais assustador é que mesmo eu tendo altas expectativas para ver os dois atuando juntos, eles ainda foram capazes de superar (e muito!) as minhas expectativas! Shin Ha Kyun e Yeo Jin Goo não apenas trabalharam bem juntos, eles foram PERFEITOS juntos!
Talvez alguns possam até achar estranho pelo fato de que Shin Ha Kyun tenha o dobro da idade de Yeo Jin Goo, mas não se enganem, o talento, a química e a sinergia desses dois ultrapassa qualquer diferença de idade!
Bom, mas agora vamos falar um pouco sobre o enredo do drama.
A história gira em torno de um caso de assassinatos em série, que teve seu início há 20 anos atrás quando uma jovem foi encontrada morta com os dedos decepados num campo de junco, e os dedos de outra jovem que desapareceu também foram encontrados no jardim de sua casa. O caso nunca foi solucionado, e o principal suspeito era Lee Dong Shik, o irmão de uma das vítimas.
O jovem Han Ju Won, que é filho do poderoso superintendente de polícia, resolve investigar esse caso e se transfere para a delegacia de Manyang, numa província pequena onde Lee Dong Shik também trabalha como policial.
A partir daí, os dois começam a trabalhar juntos. Porém, como Ju Won suspeita que Dong Shik possa ser o assassino que ele está procurando, os dois começam uma batalha mental instigante onde Ju Won quer fazer Dong Shik confessar seus supostos crimes, enquanto Dong Shik tenta fazer Ju Won seguir outras pistas para solucionar o caso de assassinatos em série.
As primeiras perguntas que surgem no início do drama são: Dong Shik é mesmo o assassino? E se Dong Shik não for o assassino, então quem é?
Em certo momento, todos os personagens parecem suspeitos. Mas ao longo do drama, essas questões vão sendo respondidas hehe
Pra ser sincera, eu tenho tanta coisa para escrever sobre esse drama, mas é estranho como não consigo colocar em palavras todas as emoções que Beyond Evil me proporcionou. Acho que esse drama se tornou o meu favorito de todos os tempos.
Mas o que faz Beyond Evil ser tão especial?
É verdade que existem vários dramas e séries com a temática de investigação criminal e serial killers, mas o diferencial de Beyond Evil é definitivamente o foco nos jogos psicológicos e no desenvolvimento dos personagens, mostrando suas motivações e suas camadas que vão sendo desdobradas. Um drama essencialmente humano, que também mostra as dores das famílias das vítimas. Além disso, o que mais me marcou nesse drama foi, definitivamente, a relação conturbada entre os protagonistas. Na minha opinião, a relação deles é o que dá vida a esse drama. Sem ela, Beyond Evil não seria Beyond Evil.
Onde assistir? No dramafansubs ou no Viki.
Curiosidades:
- Beyond Evil tem um roteiro escrito por uma mulher, a direção da trilha sonora foi feita por uma mulher, e a diretora geral do drama também é uma mulher (Shim Na Yeon, guardem bem o nome dessa diva!);
- Beyond Evil teve 7 indicações ao BAEKSANG AWARDS (premiação anual sul-coreana, conhecida como o "globo de ouro" da Coreia)
- O título original do drama em coreano é "Monstro".
-Atualização: Beyond Evil ganhou TRÊS prêmios no Baeksang Awards - Melhor roteiro, melhor drama e melhor ator (Shin Ha Kyun).
Atenção: os comentários a seguir contém spoilers e teorias de uma shipper iludida.
Dong Shik e Ju Won, romance ou bromance?
Quem me conhece sabe que eu sou a louca dos ships né? Então sim, eu shippei muito Dong Shik e Ju Won. Beyond Evil não é um BL, mas sinceramente, pra mim foi bem melhor do que um BL!
Eu sou amante de relações complicadas, então ver o quanto Ju Won odiava Dong Shik no começo, o fato de que ele suspeitava que Dong Shik fosse um assassino, o quanto ele ficou obcecado por Dong Shik e queria prendê-lo a qualquer custo, isso me lembrou até um pouco os personagens do drama "Secret", onde o prota achava que a prota tinha matado a namorada dele e a partir daí começou a persegui-la em busca de vingança, disposto a fazer da vida dela um inferno. Só que no processo, ele acabou se apaixonando por ela, a mulher que ele achava que era uma assassina.
Por mais que Beyond Evil não deixe isso explícito, eu acredito sim que Ju Won tenha sentimentos românticos por Dong Shik. E que Dong Shik também tenha sentimentos românticos por Ju Won.
Sei que muita gente prefere shippar o Ju Won com a Jae Yi, mas eu não consigo de jeito nenhum hahahaha
Ju Won muitas vezes demonstrou que tinha sentimentos obsessivos por Dong Shik. Até mesmo depois que o verdadeiro assassino em série foi preso e se suicidou, ele acabou decidindo voltar para Manyang e continuar ao redor de Dong Shik, falando e fazendo coisas para provocá-lo, inclusive imitando coisas que o próprio Dong Shik já tinha feito. Acho que ele sentiu que seu ego foi ferido e simplesmente não conseguia tirá-lo de sua mente. Talvez Dong Shik tenha despertado em Ju Won uma rivalidade combinada de admiração e principalmente, atração e apego emocional. E no final, também houve o sentimento de culpa, que combinado ao apego emocional, fez com que Ju Won estivesse disposto a fazer qualquer coisa para proteger Dong Shik, até mesmo arriscar sua própria vida por ele.
Nos últimos episódios, Ju Won se preocupava tanto com Dong Shik que não queria mais que ele sofresse ou se machucasse. E depois que tudo foi resolvido, parece que todos esses sentimentos de obsessão, culpa e apego emocional deram lugar a um amor mais puro, pois Dong Shik lhe deixou uma marca que jamais poderia ser apagada.
Já os sentimentos de Dong Shik são mais difíceis de serem interpretados. No começo, acredito que ele se sentiu ofendido por ter um jovem policial riquinho acusando-o de ser um assassino em série e trazendo à tona todas as suas feridas dolorosas do passado, que foram causadas por ter sido acusado injustamente. Mas sendo ele um policial inteligente, resolveu usar Ju Won para abrir a investigação e conseguir novas evidências para pegar o assassino. Acho que no começo ele não se importava em brincar com as emoções do rapaz. Ele provocou Ju Won de tantas maneiras que fez com que o jovem rapaz chegasse no limite de suas emoções. Era como um jogo de gato e rato, mas Dong Shik sempre agia como uma raposa astuta que provocava e seduzia Ju Won com seus olhares e sorrisos. Depois, acredito que o feitiço acabou virando contra o feiticeiro. Ju Won estava sempre interessado nele, e isso acabou tendo o efeito reverso também. Se alguém passa muito tempo olhando para você, em algum momento você vai acabar olhando de volta. O apego foi inevitável. E Dong Shik acabou se deixando levar e aceitou Ju Won como seu parceiro, passando a se preocupar com ele, tentando protegê-lo e deixando-o entrar em seu coração também.
Desde o começo do drama eu tive a impressão de que eles estavam se sentindo atraídos um pelo outro. Como se fossem pólos opostos, tão diferentes mas ao mesmo tempo tão iguais (Essa foi a minha impressão, outras pessoas podem pensar diferente). A química dos atores também contribuiu bastante pra isso.
Uma das minhas cenas favoritas é a cena da chuva do segundo episódio, onde Ju Won observa Dong Shik de longe, e ele está sorrindo enquanto segura um guarda-chuva para ajudar um rapaz com deficiência intelectual. É uma cena tão bonita e delicada que parece ter saído de um drama de romance ao invés de um thriller psicológico rsrs
Acho que desde que vi essa cena comecei a shippar os dois pra valer. E tudo o que eu via nas ações e palavras de Ju Won, me fazia acreditar que ele se sentia atraído por Dong Shik. Principalmente quando ele perguntou se Ming Jung era namorada de Dong Shik ou quando perguntou se Dong Shik estava com ciúmes de Ji Hwa.
Por que a vida amorosa de Dong Shik era importante para Ju Won se ele o via como um suspeito de assassinato? Não fazia nenhum sentido a não ser que Ju Won também tivesse algum interesse romântico nele.
Mais curiosidades:
-Yeo Jin Goo, o ator que interpreta o Ju Won, disse numa entrevista que o que faz Beyond Evil se destacar é o fato de não ser apenas um drama psicológico, mas também ter uma boa mistura com romance. (Teria sido um erro de tradução eu ele realmente quis dizer ROMANCE??? hehehe)
-Yeo Jin Goo também comentou sobre o final do drama, e disse que na cena final, se Ju Won tivesse a mesma personalidade que a sua, ao invés de apenas sorrir para Dong Shik, ele correria na direção dele e o abraçaria. Ele também disse que imaginou o futuro de Ju Won, que quando não estivesse mais se sentindo tão culpado, ele voltaria para Manyang e moraria com Dong Shik.
-Yeo Jin Goo é fã de Shin Ha Kyun. Ele até escolheu uma cena interpretada por Shin Ha Kyun para encenar na sua entrevista de entrada na universidade. Numa outra entrevista, ele disse que Shin Ha Kyun é como uma lenda, e que ele se surpreendia toda vez que o via atuar na sua frente. (imagina só poder trabalhar com o ídolo, ele deve ter zerado a vida hahahahaha)
Análise do pôster principal
Bom, antes de finalizar essa resenha eu gostaria de fazer uma pequena análise do pôster principal de Beyond Evil.
Eu amo esses pôster! Amo tanto que até desenhei ele! E eu nunca tinha desenhado um pôster de drama antes Hahaha
Versão scaneada e editada, minha ideia era tentar fazer algo parecido com uma capa de mangá :P |
Mas o que tem de tão especial nesse pôster?
Bem, o ponto chave são as algemas. Vocês podem ver que ambos os protagonistas estão algemados pela mão ESQUERDA.
Pela maneira que eles estão sentados de costas um para o outro, as algemas poderiam muito bem ter sido colocadas em mãos opostas. Seria até mais harmônico. Dong Shik ficaria algemado pela mão esquerda e Ju Won pela mão direita.
Pegando como exemplo o pôster de Flower of Evil, vocês podem ver que as algemas dos protagonistas estão em mãos opostas:
Então porque no pôster de Beyond Evil elas foram colocadas na mão esquerda de ambos os protagonistas?
Minha teoria é que isso foi totalmente proposital, considerando o romance implícito do drama. As algemas podem representar simbolicamente alianças ou o fio vermelho do destino, e por isso elas são colocadas na mão esquerda.
Para quem não conhece, existe uma lenda de origem chinesa, bastante difundida no Japão e na Coreia, sobre o fio vermelho do destino, também conhecido como "Akai Ito". A versão japonesa da lenda diz que duas pessoas destinadas a ficarem juntas estão ligadas através de um fio vermelho invisível preso ao dedo mindinho de cada uma, que é o dedo que se liga ao coração. O dedo mindinho também é usado para selar uma promessa.
Existe uma cena do drama onde Ju Won se algema à Dong Shik. Nessa cena, os dois também estão ambos algemados pela mão esquerda, fazendo uma alusão ao pôster. Uma representação sutil de que há uma ligação destinada entre os dois. Se é romântica ou não, aí fica da interpretação de cada um rsrs
E aí, o que acham? Será que estou viajando demais nas teorias? Hahahah
OSTs favoritas
Beyond Evil também se destacou por suas OSTs peculiares, além de trilha sonoras instrumentais fascinantes! Confiram a seguir as minhas favoritas:
Antes de me despedir, apenas vou deixar aqui alguns gifs de Shin Ha Kyun e Yeo Jin Goo sendo fofos durante os bastidores do drama:
Bom, pessoal, acho que é isso. Não comentei muito sobre o enredo nem sobre os outros personagens (que também foram muito importantes) por que se eu fizesse isso, acabaria dando spoilers essenciais que comprometeriam a experiência de quem for acompanhar esse drama pela primeira vez (além disso, essa resenha já está longa o suficiente né? kkkk).
Mas espero que tenham gostado da minha resenha e que ela tenha despertado o interesse de vocês para ver Beyond Evil!
Até mais!