Hello people!
Hoje estou aqui especialmente para postar um TOP 10, e dessa vez, serão filmes de ficção científica. Porém, antes de seguir adiante, recomendo que vocês leiam com atenção as seguintes observações:
Obs.1: Como eu já confidenciei aqui no blog, nunca fui uma pessoa viciada em filmes, pra falar a verdade, eu me considero uma leiga nesse assunto, pois não assisti muitos filmes como tanta gente por aí;
Obs.2: Não sou uma expert ou crítica de filmes, por isso minhas escolhas serão exclusivamente pessoais;
Obs.3: Não fiquem esperando por um TOP com filmes produzidos antes da década de 1980, pois eu não sou fã de filmes muito antigos, e, além disso, só tenho 21 anos de idade;
Obs.4: Seguirei uma linha “critério” para fazer minhas escolhas, e elas serão: 1-emoção; 2-enredo diferenciado; 3-dinâmica do enredo; 4-personagens únicos; 5-desempenho da produção em geral (direção, composição dos cenários, efeitos especiais, ângulos de filmagens, figurino etc.).
10° lugar
O exterminador do futuro 2: O julgamento final
Sinopse:
Uma criança destinada a ser líder (Edward Furlong) já nasceu, mas infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um androide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado androide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado com a missão de matar o menino.
fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-7124/
Porque assistir?
Porque não assistir?
Se você não gosta de muita ação, violência e pancadaria, é melhor ficar longe desse filme.
Se você gosta da premissa “Revolução das Máquinas” e “viagem no tempo”, esse é um filme altamente indicado.
Porque não assistir?
Se você não gosta de muita ação, violência e pancadaria, é melhor ficar longe desse filme.
Porque está no meu TOP 10:
Exterminador do Futuro é um clássico, e isso fica provado pela frase “Hasta La vista, Baby” que ficou conhecida no mundo inteiro. A produção é fantástica e os efeitos especiais são de alto nível. O enredo também não deixa a desejar, pois criatividade é o que não falta. Além disso, as cenas de ação são de encher os olhos. Robôs lutando uns contra os outros, quem não gosta? rsrs
9° lugar
O homem bicentenário
Data de lançamento: 1999
Sinopse:
Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai aprensentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.
Atuação maravilhosa de Robin Williams. Porque não assistir?
Se você não gosta de filmes com uma história suave (onde não há cenas de ação), talvez seja melhor procurar outro filme para assistir.
Por favor, não me batam! rsrs Devem estar achando que eu fiquei maluca por ter colocado O homem bicentenário na frente de O exterminador do futuro, né? Bom, a verdade é que se tratando de emoção, O homem bicentenário (em minha opinião, claro) ganha o nono lugar. O filme é sustentado pelo enredo diferenciado, que não se destaca pelas cenas de ação (pois elas nem existem no filme), e sim pela história que nos cativa e emociona. A relação do robô com sua “família” e a descoberta de um sentimento chamado “amor” são retratados de uma forma simples, pura, magnífica e emocionante, sem o uso excessivo de drama e com um leve tom de comédia.
8° lugar
Eu, robô
Data de lançamento: 2004
Sinopse:
Em 2035 a existência de robôs é algo corriqueiro, sendo usados constantemente como empregados e assistentes dos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. Esta lei parece ter sido quebrada quando o Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito de ter cometido o crime é justamente o robô Sonny. Caso Sonny realmente seja o culpado, a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos pode permitir que eles dominem o planeta, já que nada mais poderia impedi-los de subjugar os seres humanos. Para investigar o caso é chamado o detetive Del Spooner (Will Smith) que, com a ajuda da Dra. Susan Calvin (Bridget Monayhan), precisam desvendar o que realmente aconteceu.
Duas palavras: Will Smith. Até hoje nunca assisti um filme com esse ator que fosse verdadeiramente ruim.
Porque não assistir?
Existe uma “mescla” de suspense e ação, se você é do tipo de gosta de uma história inteligente, porém que não tenha tantas cenas de ação, talvez o filme não lhe agrade totalmente.
Porque está no meu TOP 8:
É um filme de “encher os olhos”, tanto na parte gráfica como na atuação do protagonista (Will Smith arrasa!), e, além disso, temos um ótimo enredo. A história te prende do começo ao fim, pois existe um mistério a ser resolvido (Se você é do tipo que fica roendo as unhas de curiosidade para saber quem é o assassino, esse filme com certeza irá lhe empolgar).
7° lugar
A ilha
Sinopse:
Lincoln Six-Echo (EWAN MCGREGOR) é um morador de um utópico porém rigorosamente controlado complexo em meados do século 21. Assim como todos os habitantes deste ambiente cuidadosamente controlado, Lincoln sonha em ser escolhido para ir para "A Ilha" – dita o único lugar descontaminado no planeta. Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira. Ele e todos os outros habitantes do complexo são na verdade clones cujo único propósito é fornecer “partes sobressalentes” para seus humanos originais. Percebendo que é uma questão de tempo antes que seja “usado”, Lincoln faz uma fuga ousada com uma linda colega chamada Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson). Perseguidos sem trégua pelas forças da sinistra instituição que uma vez os abrigou, Lincoln e Jordan entram em uma corrida por suas vidas e para literalmente conhecer seus criadores.
Gosta de mistério? Suspense? Ação? Polêmica? Se gosta de tudo isso, então assista esse filme.
Porque não assistir?
Quem prefere uma história suave, fique longe desse filme, pois ele é do tipo que faz o seu coração acelerar.
Porque está no meu TOP 7:
É um filme de tirar o fôlego! Nossa! É tanto mistério, ação, conflito e perseguição que não há tempo nem para respirar! No começo, parece que o enredo será exclusivamente psicológico, com mistérios a serem desvendados de uma maneira “investigativa”. Mas depois, o enredo nos revela que as coisas podem ser bem mais interessantes, mesclando a “ideologia” e o mistério com maravilhosas cenas de ação. A criatividade da trama também é um dos pontos mais forte desse filme.
6° lugar
Planeta dos macacos
Data de lançamento: 2001
Sinopse:
Após sofrer um acidente na espaçonave em que estava, Leo Davidson (Mark Wahlberg) chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos migalham por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início à uma revolução social no planeta.
fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29284/Porque assistir?
Uma história extremamente original e interessante.
Porque não assistir?
Bom, se você não gosta de macacos... rsrs (pobrezinhos dos macacos, são tão fofinhos... Se bem que no filme eles não são tão fofos assim kkkk)
Porque está no meu TOP 6:
Um clássico de 1968 que foi readaptado e lançado em 2001. Planetas dos macacos é um filme cheio de aventura, ação e mistério. Imaginem só a situação: Os macacos evoluíram e tomaram o topo da cadeia evolutiva que antes pertencia aos homens, e agora os humanos que são tratados como animais. Ainda não consigo entender por que esse filme é tão criticado, e entendo menos ainda o fato de que tem gente que acha que o tal "planeta" dos macacos é outro planeta, sendo que o filme nos mostra que a Terra foi dominada pelos macacos (não é outro planeta, gente! É a Terra!). Fiquei até meio revoltada por não haver uma continuação da história, pois o final desse filme foi simplesmente genial (Ia ser incrível ver os macacos muito mais evoluídos!). Recentemente lançaram “Planeta dos macacos: A origem”, mas confesso a vocês que eu não queria “A origem”, e sim uma continuação do filme de 2001.
5° lugar
Avatar
Sinopse:
Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.
fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-61282/Porque assistir?
É uma obra de arte.
Porque não assistir?
O filme é longo... (isso não é desculpa né? Deixa de ser preguiçoso e vai logo assistir! kkkk)
Porque está no meu TOP 5:
Uma obra-prima que se tornou o filme com a maior bilheteria da história. Adivinhem qual foi o primeiro filme que eu assisti no cinema? Exatamente! O primeiro filme que eu tive o privilégio de ver no cinema foi Avatar. Esse filme é uma verdadeira revolução no que se trata de novas técnicas de efeitos visuais (3D), computação gráfica e fotografias. Assistir esse filme é como vivenciar uma aventura “real” em um novo mundo, onde os humanos são os invasores, os aliens são os verdadeiros donos do planeta e estão sofrendo com a ameaça do homem. Não só o filme em si é uma obra-prima, como também o enredo, que é genial e espetacular (com alguns clichezinhos que não fazem mal a ninguém rsrs).
4° lugar
O quinto elemento
Data de lançamento: 1997
Sinopse:
No século XXIII, um motorista de taxi (Bruce Willis) de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher (Milla Jovovich), que é o quinto elemento.
fonte;http://www.adorocinema.com/filmes/filme-12302/Porque assistir?
Roteiro genial somado ao charme da atuação de Bruce Willis (Duro de matar) e Milla Jovovich (Resident Evil).
Porque não assistir?
Nesse filme, viagens interplanetárias, contato com seres extraterrestres e a reconstituição imediata de um ser vivo a partir de seu DNA são coisas comuns. Então, se você acha que tudo isso é um absurdo, é melhor nem assistir ao filme. (É ficção científica né, dá um tempo! rsrs).
Porque está no meu TOP 4:
O que eu mais gosto nos filmes de ficção científica é quando os roteiristas/diretores não impõem limites a imaginação. Eles não se preocupam se a obra irá gerar críticas ou ridicularizações, eles simplesmente realizam o que está em suas mentes! Isso é liberdade! A liberdade que eu admiro com todas as minhas forças!
Posso assistir a esse filme umas mil vezes e não ficarei entediada! Sério! Ele é muito bom! A história é original (na medida do possível, é claro) e extremamente interessante. Devo confessar que O quinto elemento foi uma das minhas inspirações para escrever a fanfic “A parede de Cristal”, porém, como a história ainda não chegou a seu ápice, provavelmente vocês não vejam tanta semelhança com o filme, mas a partir do momento em que a trama for avançando, vocês irão perceber que eu me inspirei nele (e também em outras obras ) para escrevê-la.
3° lugar
O dia depois de amanhã
Data de lançamento: 2004
Sinopse:
A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.
fonte;http://www.adorocinema.com/filmes/filme-45361/Porque assistir?
Um filme quase apocalíptico. (isso é um motivo pra assistir? Bom, para mim é... rsrs)
Porque não assistir?
Alguns absurdos, porém nada que um “leigo” não possa ignorar.
Porque está no meu TOP 3:
Sinceramente... Se eu pudesse ignorar todos os meus critérios agora, esse filme estaria em primeiro lugar, e não em terceiro. Por quê? Eu respondo: Acho que de todos os filmes que eu já vi, esse é o meu preferido! O dia depois de amanhã é o tipo de filme que apela para as emoções do espectador, e por mais que ele seja um filme cheio de efeitos visuais, algumas cenas “chocantes” e absurdas, o que eu consegui ver no meio de tudo isso foi o amor incondicional de um pai pelo seu filho, e também o amor entre dois jovens, que protegem um ao outro a qualquer custo em meio a uma grande catástrofe.
Aqueles que criticam o filme pelas cenas “exageradas” e acontecimentos sem “base científica” se esquecem de que o filme é fruto da imaginação de alguém, e que esse alguém fez um trabalho incrível enaltecendo os personagens. Afinal, de que adianta um filme “todo certinho” se os personagens não conseguem passar nenhuma emoção?
Observação final: Considero esse filme mil vezes melhor que "2012".
2° lugar
Minority Report - A Nova Lei
Data de lançamento: 2002
Sinopse:
Washington, 2054. O assassinato foi banido, pois há a divisão pré-crime, um setor da polícia onde futuro é visualizado através de paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes do crime ter sido cometido. Quando os três precogs, que só trabalham juntos e flutuam conectados em um tanque de fluido nutriente, têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito em uma pequena esfera e em outra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá. Estas informações são fornecidas para um elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu? O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho há seis anos atrás em virtude de um criminoso que o seqüestrou. O desaparecimento da criança o fez se viciar em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas. A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente se perde e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado e há um "relatório menor", uma documentação de um dos raros eventos no qual o que um precog viu é diferente dos outros. Mas apurar isto não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo.
Porque assistir?
Se você gosta de filmes cujo enredo envolve pessoas com habilidades psíquicas (como previsão do futuro), esse é um dos melhores do gênero. E além disso, somos presentados com a beleza de Tom Cruise (rsrs).
Porque não assistir?
Desculpem, mas não consigo pensar em nada que possa fazer alguém não assistir a esse filme...rsrs
Porque está no meu TOP 2:
Um filme dirigido por Steven Spielberg totalmente genial e principalmente, empolgante (esse filme me deixa vibrando de tanta emoção!). A originalidade e o conceito polêmico do enredo é impressionante, e, além disso, temos uma atmosfera nublada que acompanha perfeitamente o desenvolvimento da história. A combinação de enredo+personagens+cenários é ótima, sem falar que a execução da obra (produção, direção, figurino, efeitos especiais, atuação etc) é de encher os olhos, não pela beleza, nem pela perfeição, e sim pela combinação de tudo. Em Avatar, temos um “mundo novo”, já em Minority Report, temos o mesmo mundo, só que transformado em algo mais sombrio e futurístico.
Um dos principais motivos pelo qual eu comecei a assistir o anime Psycho-pass foi por que ele tem uma base de enredo bastante parecida com Minority Report (porém a execução da obra é diferente, apesar de algumas semelhanças facilmente perceptíveis).
Minority Report é uma obra intrigante que merece ser apreciada. Eu, particularmente, a considero uma das melhores obras de ficção científica.
1° lugar
A.I. – Inteligência Artificial
Data de lançamento: 2001
Sinopse:
Num futuro próximo, quando os recursos naturais são escassos e há um rígido controle de natalidade, robôs são criados para quase todo tipo de função: trabalhos domésticos, de escritório, fazer companhia, sexo. Mas, até agora, não para o amor. Apesar de a emoção ser uma fronteira controversa na evolução dos robôs, uma companhia criou o menino David (Haley Joel Osment), o primeiro robô programado para amar - e amar incondicionalmente. Ele é adotado por um casal cujo filho é portador de uma doença terminal e foi congelado até que a cura seja encontrada. Gradualmente ele se torna um filho, com todo carinho e atenção deste tipo de relação, mas uma série de circunstâncias inesperadas tornam essa vida impossível para David. O filho humano é curado e o casal é obrigado a se desfazer do menino-robô. Rejeitado pelos humanos e pelos andróides, contando apenas com a ajuda do robô Gigolô Joe (Jude Law), ele inicia uma jornada para encontrar seu lugar num mundo onde a linha que o separa das outras máquinas pode ser assustadora imensa ou quase imperceptível.
fonte:http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/a-i-inteligencia-artificial/id/9107Porque assistir?
Drama + ficção científica = surpreendentemente emocionante.
Outra obra dirigida por Steven Spilberg.
Porque não assistir?
Desculpe, mas se você ainda não assistiu a esse filme, vai ter que assistir de qualquer jeito... Assista!
Porque está no meu TOP 1:
Quem poderia imaginar que esse filme fosse o meu preferido dentre todos de ficção científica? Pois é, alguns podem estar me xingando nesse momento, mas não pude evitar, afinal, que outro filme me faz chorar toda vez que eu o assisto?
AI: Inteligência Artificial é uma obra tão profunda, genuína, com essência filosófica e excessivamente dramática. É o tipo de filme que, quando você termina de vê-lo, ainda fica pensando nele por várias e várias horas (pelo menos comigo foi assim). Além disso, ele não perde em nada para outros filmes que mesclam ficção científica e ação (mesmo que nele não aja muita ação, na verdade, podemos dizer que a ação é na medida certa). Também podemos classificá-lo como um filme de aventura, onde o “menino-robô” sai por aí em busca da fada azul para transformá-lo num menino de verdade (é nesse momento que vemos a alusão aos contos de fadas, algo que remete a pureza dos sentimentos de uma criança) e, ao longo do caminho conhece seus semelhantes, passa por diversas situações perigosas e emocionantes.
Algo muito interessante (e intrigante) nesse filme é que ele parece ter dois finais. O primeiro, que é o final um pouco cruel (mas não me fez chorar), e o segundo final, que é triste, emocionante, deprimente e arrancou meu coração.
AI: Inteligência Artificial consegue se destacar pela pureza e complexidade/simplicidade dos personagens centrais (o menino-robô, o ursinho falante e o robô “garoto de programa”). São personagens incomuns, porém tão puros que nos fazem se apegar a eles rapidamente, e é justamente isso o que faz essa obra ser tão preciosa e inesquecível.
Para quem gostou e se emocionou com esse filme (e também gostou do filme Eu, robô), recomendo fortemente que leia o mangá Pluto, de Naoki Urasawa, que tem uma essência bastante parecida com essas obras. (Eu já devo ter mencionado aqui que esse mangá me fez chorar, né? rsrs).
Bom, pessoal, finalmente terminamos o TOP 10 de hoje. Espero não ter escrito muita besteira (rsrs), mas como eu disse antes, minhas escolhas são exclusivamente pessoais, pois não sou uma crítica de filmes.
De qualquer forma, ficam aí algumas recomendações de filmes de ficção científica, e além deles, eu também recomendo: Controle Absoluto, O vingador do futuro, O demolidor, Jurassic Park, De volta para o futuro, Eu sou a lenda e Matrix.
Até mais!
Assisti quase todos exceto por exterminador do futuro, o quinto elemento e o planeta dos macacos.
ResponderExcluirE o primeiro filme que eu assisti em 3D no cinema foi Avatar! E ele também está no meu top dez. A.i., A nova lei e Eu, Robô também estão!
Fiquei surpresa por você não ter adicionado Matrix, mas ok XD
Um filme de ficção científica que eu acho muito bom também é "Equilibrium". É aquele tipo de ficção futurística em que a sociedade é extremamente controlada - nesse caso, até mesmo os sentimentos das pessoas são totalmente liquidados, com a desculpa de que os sentimentos tornam as pessoas violentas e incapazes de conviver em paz.
Um motivo para assistir é que o personagem principal é interpretado por Christian Bale (eu amo esse ator, não sei se acontece o mesmo com você^^) E as cenas de luta também são ótimas e tem vários momentos empolgantes.
Enfim, adorei o post!
Que legal! Fico feliz que gostado do post! :D
ExcluirPois é, eu também adoro Matrix, se fosse um Top 15 ele estaria lá rsrs
Agradeço a indicação do filme (Equilibrium), vou dar uma olhada nele, pelo que você disse, parece mesmo ser muito interessante!
Obrigada por comentar! ^^
Excelente lista, vc descreveu muito bem sobre os filmes citados.
ResponderExcluirObrigada!
Excluir