sábado, 25 de agosto de 2012

School Days (anime)


Olha eu aqui de novo! E hoje trago para vocês a resenha de um anime bastante polêmico!

School Days, um anime que choca!




Título: School Days
Gênero: Seinen, ecchi, romance, drama, horror
N° de episódios: 12
Emissora de TV: Chiba TV, TV Osaka
Direção: Keitaro Motonaga
Estúdio: TNK
Período de emissão: 3 de Julho de 2007 – 27 de Setembro de 2007


School Days foi o primeiro anime que eu assisti depois de Inuyasha. Percebam o seguinte, na época, eu não sabia quase nada sobre animes e por isso assistia Inuyasha pelo YouTube (isso mesmo!). Foi então que um dia pesquisando no YouTube (em vídeos relacionados), encontrei um vídeo de School Days. O anime me chamou a atenção pela estética da animação. Os olhos muito grandes e expressivos, a elegância e beleza dos uniformes, a atmosfera completamente diferente de qualquer outro anime que eu já tinha visto. No vídeo, uma cena de 4 ou 5 minutos, que foram suficientes  para me prender. Decidi assisti-lo, acompanhá-lo desde o primeiro episódio.

principais personagens

A estética é simplesmente impressionante! Olha só esses uniformes! OMG!

Nos primeiros episódios, apesar do clima malicioso, não é possível imaginar as surpresas que vêm a seguir. À medida que a trama vai se desenvolvendo, tudo se torna mais sombrio, com um clima erótico, instável e psicologicamente opressivo. Chega a assustar, mesmo não sendo um anime de terror.

Quem não se assustou com esses olhos?

Costumam comparar School Days com Elfen Lied (posteriormente farei uma sinopse desse anime também). No começo, eu não entendia muito bem o porquê dessa comparação, mas depois consegui enxergar a razão disso. Ambos são animes chocantes, porém possuem atmosferas diferentes. Eu vejo School Days com uma atmosfera nublada, onde prevalece o sofrimento psicológico que acaba culminando em um sofrimento físico. Tudo se baseia em aparências, como se a pessoa mais legal do mundo fosse apenas uma imagem, sem conteúdo, uma casca vazia. A imaturidade dos personagens só mostra o quanto podem ser frágeis e por isso cometerem erros terríveis. Já Elfen Lied, tem uma atmosfera sangrenta, onde predomina o sofrimento físico.  A violência e o rancor são resultado de um sofrimento psicológico, onde os sentimentos ruins prevalecem sobre os sentimentos bons ou qualquer outro tipo de sentimento.

O sentimento é passado para os espectadores de uma forma fantástica!

É claro que na época me senti extremamente envolvida pela atmosfera nublada e todo aquele conflito psicológico de School Days, cheio de egoísmo, falsidade, paixão, insegurança e erotismo. O final do anime é traumatizante, sim, mas não deixa de ser criativo e original, e isso é o que faz os melhores animes serem o que são.

O final é assustador!

School Days é um anime baseado em um jogo Eroge (não recomendado para menores de 18 anos), desenvolvido pela Overflow. O anime é dirigido por Keitaro Motonaga.

Cenas Ecchi

Até mesmo Bullying é retratado no anime

A história começa quando um rapaz chamado Makoto Ito resolve tirar uma foto de uma garota chamada Katsura Kotonoha. Makoto é secretamente apaixonado por Kotonoha e sempre a observa de longe. 

Makoto observa Kotonoha no metrô

Os dois estudam no mesmo colégio e fazem o primeiro ano do ensino médio, porém em turmas diferentes. Makoto vai à aula e senta-se ao lado de uma garota chamada Sekai, que é sua colega de sala. 

Sekai se intromete na vida de Makoto e decide ajudá-lo

Sekai acaba descobrindo a foto de Kotonoha em seu celular e se oferece para ajudar o rapaz a conquistar a garota de quem ele gosta. Kotonoha, por sua vez, também tem sentimentos por Makoto, mas não tem coragem de se declarar.

Sekai

Kotonoha

Sekai é uma garota extrovertida e espirituosa, porém esconde um egoísmo e imaturidade imensa dentro de si. Depois de conseguir fazer com que Makoto e Kotonoha fiquem juntos, a garota se sente mal, pois ela também gosta de Makoto e tudo o que fez foi para se aproximar dele. A partir daí, Sekai resolve atrapalhar o relacionamento que ela mesma ajudou a construir, e não mede esforços quando se trata de apelar para os desejos de Makoto, ao mesmo tempo em que se torna “amiga” de Kotonoha só para observar suas fraquezas. 

Sekai se propõe a "ajudar" o casal

Mas na verdade ela quer conquistar Makoto

Porém Makoto está apaixonado por Kotonoha

Kotonoha é uma garota muito tímida e reservada, e apesar de estar apaixonada por Makoto, ela não se entrega a ele. Sekai se aproveita da situação e seduz Makoto. Um triângulo amoroso cheio de malicia e conflitos psicológicos acaba se formando.


Um triângulo amoroso destinado à tragédia
Makoto deixa-se levar pelos “encantos” de Sekai, enquanto Kotonoha sente-se culpada pelo seu namoro não estar indo bem. Kotonoha é insegura e completamente frágil, de forma que essa fragilidade a deixa mentalmente instável.

Makoto e Sekai

Makoto e Kotonoha

No final, Makoto decide consertar seus erros e tentar ser feliz ao lado de Kotonoha, porém, o egoísmo de Sekai prevalece e ela sente-se acuada, de forma que só enxerga uma maneira de acabar com o seu sofrimento.

Sekai não aguenta ver os dois juntos


As coisas não acabam bem para Makoto


E Sekai? E Kotonoha? O que vai acontecer com elas?

School Days me fez enxergar os animes por um novo ângulo, pois antes disso eu via a palavra “anime” como um sinônimo de aventura, comédia e romance (com uma pequena pitada de drama), sem saber que poderia haver muito mais além dessas três características. Gêneros mais adultos, como seinen, josei e gekiga, que me fascinam e me fazem refletir.

Ter um final chocante e polêmico é o que torna School Days inesquecível para qualquer um que ouse assisti-lo, sem falar que as expressões faciais juntamente com a fragilidade psicológica dos personagens faz com que tudo se torne mais “palpável”, e isso assusta à medida que percebemos que tudo isso nos leva à um fim trágico.

Uma cena nada bonita

Bom, pessoal, é isso. Dei o meu máximo nessa resenha e espero que tenham gostado. Para aqueles que desejam “fugir” do modismo dos Shoujos e dos Shonens, School Days é o anime indicado. É diferente, obscuro, vazio, deprimente e as poucas cenas de comédia não são suficientes para deixar o clima mais leve. Com certeza é um anime único. Polêmico.

Até mais!

Bye Bye!!!!




3 comentários:

  1. Eu recentemente joguei o eroge sem conhecer nada a respeito e devo dizer que também fiquei bastante impressionado (ou melhor, chocado) com a atmosfera por trás dessa história. É difícil encontrar um anime ou qualquer outro tipo de história que te prenda e faça você sentir na pele o drama psicológico abordado pelos temas envolvidos...Pelo menos há a possibilidade de finais "felizes" no jogo, ao contrário do anime (mas alerto que também há finais sangrentos, se não tomar cuidado com as suas decisões). Recomendo a qualquer um que tenha assistido a esse anime, e logicamente não se importa com as cenas hentai, baixar School Days HQ e jogá-lo, é uma forma de experimentar as diversas possibilidades que a história te oferece. Eu ainda não vi todos os finais, porém confesso que um deles não sai da minha cabeça...

    ResponderExcluir
  2. No mangá a Sekai é completamente ferrada da cabeça,egoísta,manipuladora e apta à violência.No anime,invertem o papel pra Kotonoha.Claro q a Sekai teve seu grande momento yandere,mas ela mostra remorso assim q sai do estado psicótico.Já a Kotonoha...bem,qm viu sabe como a criatura termina... XD Credo
    Há finais alternativos pro anime tmb,mas o q foi transmitido na TV é considerado o canônico

    ResponderExcluir