domingo, 2 de setembro de 2012

Merlin (série)


Também conhecida como "As aventuras de Merlin"

Oi pessoal, como vão? Tudo em ordem? Se não estiver, não se preocupem, pois sempre haverá o dia de amanhã!

A postagem de hoje será a resenha de uma série britânica, espero que gostem!




Título: Merlin 
Gênero: fantasia, medieval, drama
Autores: Julian Jones, Jake Michie, Johnny Capps, Julian Murphy
País de origem: Reino Unido
Principais do elenco: 
Colin Morgan como Merlin
Bradley James como Arthur
Angel Coulby como Guinevere
Katie McGrath como Morgana
Richard Wilson como Gaius
Anthony Head como Rei Uther 
John Hurt como dragão Killgarrah
Santiago Cabrera como Lancelot 
Eoin Macken como Gwaine
N° de temporadas: 5
N° de episódios: 65
Período de emissão: 20 de setembro de 2008 – 24 de dezembro de 2012
Emissora de TV: BBC



Merlin é uma série da BBC (Londres) escrita por diversos autores (eles se revezam criando um roteiro para cada episódio), entre eles estão: Julian Jones, Julian Murphy, Jake Michie e Johnny Capps.


Sabe aquela série que assim que você põe os olhos nela dá vontade de assistir? Pois é, com Merlin NÃO foi assim (rsrs).

Esta série me importunou, perturbou e me perseguiu até que eu finalmente desisti de lutar contra o destino e resolvi assisti-la. Parece bobagem o que eu acabei de dizer, mas é verdade, sempre que eu pesquisava alguma coisa na internet, lá estava ela, seja numa imagem, numa sinopse ou vídeo. Foi então que decidi colocar um fim nessa tortura e dei uma chance a ela, caso eu não gostasse, simplesmente não assistiria mais.

Porém o inevitável aconteceu, eu fiquei completamente encantada (e o pior, viciada!) com a série. As aventuras de Merlin (ou apenas “Merlin”) é um seriado muito simples, pouca complexidade no roteiro, porém, a qualidade da atuação é impressionante e os personagens são todos muito especiais e carismáticos. O mais legal de tudo é que o feiticeiro Merlin é um rapaz franzino e engraçado, apenas um servo do príncipe Arthur. Apesar disso, ele é incrivelmente envolvente e evolui a cada episódio da série.

Merlin, um jovem destinado à grandeza



Evolução. Sim, esse deveria ser o segundo nome da série, pois Merlin só fica melhor a cada temporada.

Voltando às formalidades, comecemos com a sinopse propriamente dita:


Merlin é um jovem rapaz que sai (foge) de seu pequeno vilarejo Eldor e vai até Camelot. Sua mãe, que é amiga do médico da corte de Camelot (Gaius), pede para que o velho cuide dele. 

Mãe de Merlin
Quando chega a Camelot, Merlin sem querer deixa seu segredo vir à tona e Gaius logo descobre que ele é especial. O rapaz é um feiticeiro, e a mágica faz parte de sua essência, pois ele já nasceu com ela (é o que chamam de criatura mágica).

Gaius

Gaius e Merlin

O grande problema é que o rei de Camelot, Uther (pai de Arthur), proibiu o uso da magia no reino. Qualquer um que ouse se envolver com mágica acaba sendo executado (queimado na fogueira, guilhotinado etc.).

Uther Pendragon

Gaius promete não contar o segredo de Merlin para ninguém, pois se isso acontecer, o jovem será morto.

Merlin começa a trabalhar como ajudante de Gaius, porém, seu destino está entrelaçado ao destino de Arthur. Por isso, Merlin acaba salvando a vida do príncipe e este lhe retribui o favor fazendo-lhe seu servo.

Os dois implicam um com outro o tempo todo

Merlin, servo de Arthur? Isso mesmo!

Arthur é um príncipe arrogante e cheio de si, acha que pode fazer tudo e mandar em tudo. Porém, no fundo, ele é um rapaz de bom coração, possui uma coragem imensa, digna dos grandes heróis e cavaleiros.

Arthur, um rapaz corajoso e leal

E muito bonito também rsrs (apesar de eu preferir o Merlin rsrs)

No começo, Merlin não acreditava que pudesse conviver com um príncipe tão insuportável, porém, ele acaba sendo convencido por Kilgharrah, um dragão muito sábio (isso mesmo, um dragão!) que vive preso nas masmorras do castelo. Merlin resolve ouvir o dragão e permanece ao lado de Arthur, mesmo não estando certo de que irá conseguir aturá-lo.

O grande e sábio dragão

Merlin sempre pede conselhos à Kilgharrah

Assim como Arthur, Merlin é um rapaz corajoso e determinado, e apesar de não parecer, os dois têm muito em comum. O feiticeiro e o príncipe (que um dia se tornará rei) estão destinados a realizar grandes feitos. Aos poucos, Arthur vai descobrindo em Merlin um amigo leal, e Merlin descobre em Arthur um amigo que ele deve proteger com sua vida.

Gradualmente, Merlin e Arthur se tornam grandes amigos

Apesar disso, o príncipe não dá folga para seu servo. Merlin trabalha dia e noite, sofre com as implicâncias de Arthur (que não passam de brincadeiras) e isso consegue arrancar boas risadas dos espectadores.

Essa relação estranha entre Arthur e Merlin é o que torna a série cômica. E isso de forma alguma atrapalha os momentos dramáticos, pelo contrário, torna a série mais leve e fluente.Os dois passam por diversas situações, algumas engraçadas, outras perigosas e até mesmo tristes.

Merlin e Arthur sempre estão juntos, não importa se a situação é de perigo iminente

Porém, no meio de tudo isso, existe o segredo de Merlin. Ele é um feiticeiro, e nem mesmo Arthur sabe disso.

Resumindo: Merlin age como um idiota, mas na verdade ele é um bruxo poderoso que usa a sua magia secretamente para proteger as pessoas, principalmente o príncipe Arthur, que não sabe de nada.

Uther é um rei tirano, autoritário e hipócrita, tem medo da magia, pois já sofreu por causa dela. Mesmo não sendo um rei ou um pai exemplar, seu filho o ama muito, e Merlin, sabendo disso, também o protege, mesmo que ele não mereça essa proteção.

Rei Uther, um homem que age de forma cruel com aqueles que ele julga serem "perigosos"

O rei tem uma jovem protegida (filha de um velho amigo que morreu na guerra) chamada Morgana. Ela tem uma serva cujo nome é Guinevere e as duas são amigas.

Morgana, a protegida do rei

Guinevere, a serva de Morgana
No início, Morgana é amiga de Arthur e tem uma boa relação com todos, inclusive com Merlin. Porém, ao longo das temporadas, Morgana vai mostrando um lado sombrio. Isso acontece logo depois que ela descobre que é uma feiticeira e tem uma irmã chamada Morgause (que também é uma feiticeira poderosa). Aos poucos, Morgana vai se tornando maléfica e acaba traindo todos aqueles que antes eram seus amigos.

Morgana faz tanta maldade que chega até a ocupar o trono

Grandes descobertas são feitas a partir da terceira e quarta temporadas da série. Morgana acaba sabendo que Uther é seu verdadeiro pai e resolve se vingar dele. Merlin descobre que é um Senhor dos Dragões e pode fazer com que os dragões lhe obedeçam. A morte da irmã torna Morgana uma mulher muito amarga, capaz de usar magia negra para ferir e matar. Ao mesmo tempo, Merlin vai ganhando confiança em si mesmo e consolidando sua amizade com Arthur, os dois se tornam inseparáveis.

Arthur se apaixona por Guinevere, mas não pode ficar com ela, já que a mesma é uma plebeia. Merlin também se apaixona, mas infelizmente não tem muita sorte, já que sua amada é uma garota amaldiçoada chamada Freya, que acaba sendo morta e transforma-se na Dama do Lago.

Arthur e Guinevere
Merlin e Freya
Na quarta temporada (desculpe os Spoilers), Uther é morto por Morgana (a filha mata o próprio pai!) e Arthur finalmente torna-se rei. Após um mal entendido com Guinevere (ele acha que sua amada lhe traiu com Lancelot), os dois se afastam. Porém, no último episódio, os dois voltam a ficar juntos e Guinevere torna-se rainha.

Finalmente Arthur se torna rei
Lancelot e Guinevere

Guinevere se torna rainha 

Uma das partes mais legais da série é quando Merlin resolve enfeitiçar a si mesmo para ficar velho. A primeira vez que ele faz isso é para salvar Guinevere que foi acusada injustamente de fazer bruxaria (um feitiço de amor para Arthur). Na verdade, o verdadeiro autor do “crime” foi Morgana, porém, como ninguém acreditaria que ela fosse capaz disso, Merlin teve que “inventar” um feiticeiro chamado Dragoon, que mais tarde fica sendo conhecido como Ermys (o segundo nome de Merlin). Morgana tem medo de Ermys, pois em seus sonhos ela vê esse velho destruindo-a. O que Morgana não sabe é que o velho não é um velho de verdade, e que seu nome verdadeiro é Merlin.

Aparência de Morgana na quarta temporada

Merlin disfarçado de Ermys (ou Dragoon)

Colin Morgan (o ator que faz Merlin) é simplesmente genial quando está atuando como o velho “Ermys”, ele é tão engraçado e rabugento que acaba arrancando muitas gargalhadas. Seu jeito de falar, andar e agir é hilário.

Ótima maquiagem e incrível atuação.


Aithusa, o dragão branco que foi despertado por Merlin.




Edit sobre a quinta temporada:

A quinta temporada da Merlin veio um pouco mais sombria que as outras, mas é claro que isso só acrescentou na qualidade da obra. Alexander Vlahos deu vida à Mordred na fase adulta. Fiquei simplesmente impressionada com a beleza desse homem rsrs Parece até um anjo de pintura renascentista kkkk

Lindo, lindo, lindoooo!!!

Os cavaleiros da Távola Redonda também tiveram maior destaque nessa última temporada, e entre eles estão: Percival, Elyan, Leon e até mesmo Mordred.





Os últimos episódios da série foram bastante tensos, principalmente depois   que Morgana ficou sabendo da verdadeira identidade de Ermys. Infelizmente tivemos um final trágico (não pensei que pudesse haver tantas mortes), mas esse foi o diferencial da série. Apesar de não haver um final feliz, tivemos um final digno, onde Arthur finalmente agradece a Merlin por tudo o que ele fez ao longo de todos os anos em que os dois passaram juntos, como companheiros fieis e amigos inseparáveis.





É isso aí, espero que tenham curtido essa postagem, Merlin é uma série muito divertida e que aborda um dos meus temas preferidos em histórias de ficção: Magia.
Irei sentir muitas saudades desta série, e ela sempre terá um lugar especial no meu coração.


Até mais!





19 comentários:

  1. Adorei! Eu assisti só um episódio, porque tem Sky em casa e eu tava sem fazer nada^^ Até gostei, mas não tenho mais tempo de ver... Mas parece realmente incrível!
    Aproveitando: Eu amei seus posts sobre Skip Beat! Me tornei uma fã á pouco tempo (mas já li todos os capitulos disponiveis do magá e já vi o anime^^) e estou adorando suas fanfics. Tentei pesquisar outras fics de Skip Beat, mas me decepcionei, porque algumas o enredo era pobre e outras, o português era horrível! Mas as suas fics me encantaram! Só estou comentando aqui porque li todas elas hoje e ontem. Sério, elas são lindas! e estou esperando a continuação de uma delas, viu?
    só isso! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado das minhas fanfics. Skip Beat é mesmo incrível! Sempre me esforço para escrever algo interessante, afinal, Yoshiki Nakamura é muito criativa, impossível chegar aos pés dela! rsrs Estou trabalhando arduamente na continuação da fanfic e agradeço pelo seu comentário, volte sempre!

      Excluir
  2. ficou bem legal o seu resumão do seriado !

    a quinta temporada começou neste sabado 06/10 e começou com o pé direito... muito boa! só achei uma peninha que o primeiro episódio foi dividido em duas partes...agora tenho que esperar ansiosamente uma semana para ver o desfecho >.<

    E quanto ao Merlin velho, vê-lo vingando-se de Arthur, mandando o Arthur varrer o chão da cabana dele e carregá-lo é realmente impagável, rsrs

    dei muitas risadas nessas cenas!

    ResponderExcluir
  3. Assisti um episódio e pesquisando achei este blog. Tentarei assistir o restante da série, pois esta parece ser bastante fiel à literatura, ao contrário de diversos filmes que vemos por aí. Inclusive lendo este seu resumo da série vejo que se assemelha bastante ao livro A morte de Artur do autor Thomas Malory.

    ResponderExcluir
  4. Realmente odiei o final da série, deveria ter mais temporadas, para que nós visse o real poder de Merlin, que tanto se fala no decorrer da série, ele deveria ter conseguido salvar Arthur, e quando voltassem a Camelot, a lei seria revista, e a magia voltaria a reinar, graças a Merlin, mas tudo bem, até ai, tudo bem, fiquei puto da vida, mas beleza, agora foi ridículo, eles colocarem o Merlin velho, nos dias atuais e acaba a série assim.. Na verdade, parece que eles não quiseram mais dar continuidade a série, ai ficou como se tivessem cortado praticamente o meio da história e pulado para o final. Nem se quer mostrou, Merlin voltando para Camelot. Infelizmente achei uma merda esse final, uma série muito boa, igual foi, acabar assim, sem nexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade que a série poderia ter mais temporadas e desta forma seria muito melhor desenvolvida. Pelo que eu fiquei sabendo, ela foi cancelada, daí o problema de ter tido um final bem corrido, por que os escritores tiveram que fazer um final que coubesse nos poucos episódios que restavam da série.

      Excluir
    2. Ela n foi cancelada, a serie simplesmente acabou. Se vocês não sabem a série foi baseada no livro O Rei Arthur e os Cavaleiros da távola redonda, eles mudaram bastante o a história, pois no livro Arthur sempre soube de Merlin.
      Existe várias versões sobre o fim de Merlin e essa dele viver pra sempre é uma. E não, não acabou sem nexo, você que não entendeu o final.
      O dragão disse que tudo o que Merlin sonhou em construir aconteceu e Gwen descobriu sobre Merlin, então ela liberou o uso de magia. Merlin vive pra sempre pois ele é uma criatura magica, e nos vimos em vários episódios que criaturas mágicas só morrem com magia ou uma espada forjada por um dragão.
      Merlin vive viajando a procura da reencarnação de Arthur.

      Excluir
    3. Nunca pensei depois de anos do fim da minha love serie encontra alguém que entendeu o final como eu.

      Excluir
    4. Que legal ver alguém comentando em 2018 TB. Tenho uma nostalgia dessa série, toda vez q vejo passo a semana inteira chorando. Gosto tanto que já até fiz cosplay. Olha no meu instagtam @cosplaymille

      Excluir
    5. Estou em 2021 lendo seu post 🤣

      Excluir
  5. E Parabéns ao Blog, muito bom. Gostaria de ver os autores arrumando esse final, fazendo algo para melhorar, por que foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  6. Minhas irmãs assistiam as primeiras temporadas, e de longe que eu via parecia ser chato, Até que na terceira temporada comecei a assistir junto... Não entendi muito, precisei de ajuda para mais ou menos entender a história. Mas e adorei a maioria dos episodeos... Além de ser divertido, foi legal, engraçada e tem o principal: um pouco de drama. Chorei no final, sinceramente, o final não foi como eu esperei, mas gostei da ideia do escritor... Pensou bem. Bjss, adorei a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe os irmãos sempre dando aquela influenciada na gente... no caso de Merlin, eu assisti a série sozinha, mas já houveram outras series que eu só comecei a assistir porque meu irmão gostava e ficava assistindo, o que acabava me despertando curiosidade e depois... vício rsrs
      Como já disseram num comentário ali em cima, parece que a série foi baseada num livro, então tá explicado o porquê acabou do jeito que acabou.

      Excluir
  7. acompanhei a série inteira e posso dizer com toda certeza que foi a melhor série que já assisti na minha vida, tem de tudo ação,romance,aventura,comédia,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é minha série preferida. Fiz até cosplay de Morgana. Olhe no meu Instagram @cosplaymille

      Excluir
  8. Merlin é um gato e seu nome é Colin Morgan ha ha

    ResponderExcluir