domingo, 28 de julho de 2013

Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu (mangá)



Olá pessoal, tudo bem por aí? 


Hoje, como prometido, venho trazendo uma resenha de mangá, algo que é muito raro aqui no blog como vocês já devem ter percebido rsrs 

Isso acontece por que eu não leio mangá com tanta frequência, na verdade, até leio, mas a maioria dos mangás que eu leio ainda está em lançamento (como Skip Beat, Otoyomegatari, Billy Bat...), ou são apenas one-shots (vale a pena fazer resenha de one-shots? Acho que não, né? rsrs), ou então são obras de Naoki Urasawa (já mencionei aqui no blog o quanto eu admiro esse mangaka, por isso tenho receio de escrever sobre suas obras, pois ele é o meu ídolo, então a responsabilidade pesa sobre os meus ombros rsrs).

Bom, mas dessa vez, essa postagem será dedicada ao mangá Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu, cuja tradução do título é “Eu darei o meu primeiro amor a você”, e que para facilitar, eu abreviarei para Boku Kimi (assim fica mais fácil de escrever ashuashuashu É a preguiça pessoal, é a preguiça...).


Essa é a minha capa preferida do mangá... É tão bonita!

Título: Boku no Hatsukoi wo Kimi ni Sasagu 
Autor: Aoki Kotomi
Gênero: Shoujo, romance, escolar, drama
N° de volumes: 12
N° de capítulos: 67 
Editora: Shogakukan (revista Sho-comi Flower comics) 
Ano de publicação: 2005

Eu mesma fiz esse fanart ^^ Bonito, não é?


Mas do que se trata o enredo desse mangá, afinal?


Quem ler mangás com frequência ou assiste filmes e dramas asiáticos, já deve ter se deparado com aquela velha história de romance trágico onde um dos protagonistas tem uma doença terminal e a qualquer momento pode morrer. 

Pois é, doença terminal é considerada o “maior clichê” dos enredos de romances asiáticos. E o enredo de Boku Kimi também envolve essa situação.


Minha sinopse:

Mayu é uma garota alegre e extrovertida. Seu pai é um médico cardiologista que trabalha em um hospital e trata de um paciente chamado Takuma, um garoto de 8 anos (mesma idade de Mayu) que possui uma grave doença no coração.
Mayu e Takuma acabam se conhecendo quando a garota vai visitar seu pai no hospital e, a partir daí, os dois desenvolvem uma bela amizade que logo evolui para um sentimento muito mais forte, até que Takuma faz a promessa de se casar com Mayu quando ambos completarem 20 anos. 
Porém, o que o garoto não sabia era que sua doença no coração limitava sua vida até, no máximo, 20 anos de idade. Será que Takuma conseguirá cumprir sua promessa?

Mais uma capa do mangá... 

Confesso a vocês que, no início, relutei em ler esse mangá. Não por causa do clichê da doença terminal, e sim por causa do traço da mangaka, que eu considerava feio (não se preocupem, eu mudei de ideia depois rsrs).

Os olhos e as orelhas dos personagens são muito exagerados, e isso me deixava com uma impressão ruim dos desenhos. 
Apesar da “estética” não ser o mais importante para mim, ela contribui bastante para a minha avaliação do conjunto da obra. Por isso eu confesso que tive preconceito ao observar os desenhos desse mangá. 

Porém, depois um tempo, resolvi deixar esse meu preconceito de lado e finalmente comecei a ler Boku Kimi (traduzindo: a  minha curiosidade pela história foi maior rsrs). 
Que bom que tomei essa decisão, pois esse mangá é uma obra muito bonita que vale a pena conferir! Boku Kimi tem uma história que nos deixa uma grande lição de vida, e foi ela que me inspirou a escrever a fanfic “Sete Dias para Viver”.

Outro fanart que eu fiz, ficou legal?

Os primeiros capítulos do mangá mostram a relação de Mayu e Takuma quando eram crianças. Além disso, também mostra a relação que ambos têm com seus pais e as dificuldades pela qual uma criança com doença cardíaca passa quando precisa ser internada, tendo de deixar a escola, os amigos e abrir mão de muitas coisas que uma criança normal gostaria de fazer.




Takuma é um garoto de índole nobre. Ele ama Mayu mais do que qualquer coisa no mundo e quer ficar ao lado dela para sempre. Porém, ao descobrir que ele não poderá nem chegar até os 20 anos de idade, Takuma também percebe que não poderá cumprir sua promessa (de se casar com Mayu). Por isso, o garoto resolve tomar uma decisão muito difícil: Se afastar de Mayu para que ela não sofra com a sua morte.



Porém, as coisas não são tão fáceis como ele imaginava. Mayu é uma garota muito obstinada e de persistente. Além disso, ela ama Takuma com todas as suas forças e mesmo que ele a ignore e fuja dela, a garota não desiste.

Takuma, no intuito de fugir de Mayu e de seus sentimentos implacáveis por ela, resolve ir estudar num colégio interno. Porém, Mayu acaba seguindo-o e vai estudar no mesmo colégio que ele. Lá, ambos conhecem novas pessoas que posteriormente viriam se tornar seus melhores amigos. 




Mayu faz de tudo para se aproximar de Takuma, e o garoto, em muitas ocasiões, acaba fraquejando e deixa seus sentimentos por ela transparecerem. Alguns de seus amigos torcem para que os dois se entendam, já outros preferem que eles fiquem separados por causa da condição de Takuma. 

Kou, o líder do dormitório masculino, se apaixona por Mayu e faz de tudo para conquistá-la e afastá-la de Takuma. Porém, há um efeito reverso, pois Takuma sente ciúmes e acaba se aproximando ainda mais de Mayu.

No entanto, por causa de sua doença, Takuma está decidido a afastar Mayu definitivamente de sua vida. Ele acaba maltratando-a, dizendo coisas ásperas, ferindo os sentimentos dela e os dele também (pois ele a ama, e falar coisas feias para ela também é doloroso para ele mesmo). 

No meio dessa história, aparece Teru, uma garota que é apaixonada por Takuma e também tem uma doença muito grave no coração. O garoto se aproveita dessa oportunidade para fazer com que Mayu perca as esperanças de que um dia os dois poderão se reconciliar.

Porém, Takuma entra em conflito e volta atrás na sua decisão (de afastar-se de Mayu), só que nesse momento já é tarde demais.

Mayu, numa tentativa desesperada de esquecê-lo, acaba aceitando os sentimentos de Kou. Depois disso, Takuma resolve dizer um último adeus e eles se separam definitivamente.



O tempo passa e ambos chegam aos seus últimos anos no colégio. Mayu não está mais namorando Kou, na verdade, seu relacionamento com esse rapaz nunca deu certo. Ela passou anos observando Takuma de longe, agindo como uma simples amiga. Com Takuma também aconteceu o mesmo. Ele observava Mayu de longe, sempre seguindo seus passos e admirando sua beleza que se acentuava à medida que ela crescia e se tornava quase uma adulta.




A paixão que ambos guardavam um pelo outro foi se acumulando até o ponto em que eles não conseguiam mais controlar seus hormônios de adolescente. 

Mesmo desejando Mayu, Takuma não admite seus sentimentos por ela. Porém, a garota permanece perto dele como uma tentação, deixando-o sem armas para lutar diante de seu grande amor.




Takuma resiste à “tentação” até que finalmente algo decisivo acontece. Algo que o deixa tão desesperado há ponto de não se importar mais com o futuro.

Confesso que esse acontecimento também me deixou em estado de choque. Fiquei com o coração na mão quando li o capítulo 35 de Boku Kimi. O desespero também tomou conta de mim e fiquei em estado de negação assim como Takuma.




Depois do susto, Mayu e Takuma finalmente se acertam. Takuma rende-se aos seus sentimentos por ela e diz que quer ficar ao seu lado para que os eles possam aproveitar todo o tempo que lhe resta. 




Os dois ficam juntos (juntos no sentido de... erm... vocês sabem o que eu quero dizer! rsrs) e até começam a pensar em casamento. Porém, como se não bastasse tudo o que eles já haviam passado, aparece outro empecilho que poderá separá-los novamente: As mães de ambos não permitem o relacionamento dos dois.




A mãe de Takuma quer afastar Mayu de seu filho, pois ela acha que desta forma o rapaz passará mais tempo ao lado da família. Já a mãe de Mayu, não quer que os dois fiquem juntos por que sabe que Takuma pode morrer a qualquer momento deixando sua filha desamparada.

Porém, depois de muita conversa e insistência do casal (e dos pais, que, diferentemente das mães, apoiavam a relação), Mayu e Takuma conseguem permissão para se casarem (mesmo que seja apenas uma cerimônia simbólica).



No final da história... Bom, é melhor não contar o final... Leiam o mangá e descubram o que acontece com Takuma! rsrs

A única coisa que posso dizer é que o final é ambíguo. Eu, particularmente, não gosto desse tipo de final, então isso acabou tornando-se um pouco decepcionante pra mim. De qualquer forma, cada um tem sua opinião, então pode ser que o final tenha agradado muita gente.

Existe também um filme (live action) baseado no mangá. Eu ainda não assisti, mas para quem estiver interessado, aqui vai o trailer:



Apesar de não ser muito fã de filmes japoneses, fiquei bastante interessada em ver esse filme rsrs


Outras capas do mangá:






Bom, pessoal, acho que essa resenha termina por aqui. Para quem ainda não tiver lido esse mangá, espero que essa postagem tenha deixado vocês com vontade de lê-lo. Boku Kimi é uma obra doce cujo romance aquece nossos corações!


Aguardem novas postagens! Até mais!






7 comentários:

  1. Parece muito bonito *-* Vou assistir o filme, adoro produções japonesas....
    Eu não me assustei tanto com os olhos dos personagens, porque o resto do rosto parece equilibrado, mas eu também tenho horror a olhos muito grandes, por isso não leio muitos romances rsrsrs Em Ouran High School Host Club a personagem principal me dá arrepios com aqueles olhos gigantes e marrons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ashuashuashu Sim, os olhos gigantes também me assustam kkkkk
      No começo, eu achava que os olhos e as orelhas dos personagens de Boku Kimi eram desproporcionados, mas depois eu me acostumei, e a mangaka também melhorou bastante o traço dos desenhos, a cada capítulo eles ficam mais suaves. O filme realmente parece bastante promissor ^^

      Excluir
  2. Respostas
    1. O final é aberto. Daí vai depender de vc acreditar se ele viveu ou não...

      Excluir
  3. Oi Cerine! Gostaria de saber como boku kimi e boku wa imouto no koi wo suru se correlacionam. Quem deu origem a quem? vc poderia explicar essa relação no seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, Joelma, eu não tenho tanta certeza por que ainda não li o mangá "Boku imouto", mas pelo que eu saiba, Boku kimi veio depois de Boku imouto.
      Em Boku kimi, a autora (Aoki Kotomi) faz menção aos personagens de Boku Imouto (ela até compara os desenhos).
      E pelo que eu andei pesquisando, Boku kimi surgiu a partir de um "extra" que a autora publicou no mangá Boku imouto. Então, respondendo a sua pergunta: Boku imouto deu origem a Boku kimi.

      Excluir
  4. Me emocionei demais lendo esse mangá pena que o final é aberto e gosto de histórias conclusivas,mas não deixa de ser um mangá que te prende até o final.

    ResponderExcluir