domingo, 12 de agosto de 2018

Combo filmes Scarlett Johansson: Lucy + A viajante do amanhã (Ghost in the Shell)

Olá pessoal! Olha eu aqui de volta!

Demorei um pouquinho né? Bom, como eu disse na postagem anterior, depois de formada eu precisava procurar emprego e é isso que estou fazendo no momento. Atualmente estou na minha fase de teste numa agência de publicidade, espero que dê certo, não é o meu sonho de emprego mais foi o que deu pra conseguir agora, e é melhor ganhar um dinheirinho do que não ganhar nada né?  hahahaha



Bom, hoje venho fazer duas recomendações de filmes, ambos de ficção científica e ambos tendo Scarlett Johansson como protagonista!


LUCY


Bom, esse filme de ficção científica é de 2014, e foi bastante criticado por abordar um tema "absurdo" e "irreal". É claro que, quando estamos falando de ficção científica, é FICÇÃO científica, né? Ninguém pode dizer que o filme não condiz com a realidade se ele mesmo é do gênero de ficção. Afinal, se fosse pra ver um filme que condiz com a realidade, eu estaria vendo um filme baseado em fatos reais ou um documentário hehehe

Digamos que eu gosto mesmo desse filme já que é a segunda vez que eu o assisto e a segunda vez que eu também o recomendo aqui no blog hehehe 

Basicamente, o filme começa com uma mulher e um homem na frente de um hotel. O homem quer que a mulher, cujo nome é Lucy, faça um favorzinho a ele e entregue uma maleta a um homem que está hospedado nesse hotel. A maleta está trancada e ninguém sabe o que tem nela. A mulher, claro, fica desconfiada da situação. No entanto, ela acaba sendo forçada a entregar a maleta, e acaba se envolvendo na maior enrascada de sua vida.


O homem para quem Lucy deve entregar a maleta é um chefe da máfia coreana (sim, coreana! hahaha) e o que vemos em seguida é um banho de sangue. Lucy é capturada e obrigada a abrir a maleta, que contém um novo tipo de droga, um produto desenvolvido em laboratório que possui um poder avassalador sobre o sistema nervoso do ser humano.


Os mafiosos abrem a barriga de Lucy e colocam um saquinho de drogas dentro dela, desta forma, ela acaba servindo de "mula" para levar a droga para outro país. O problema é que durante a viagem Lucy é agredida e o saquinho de drogas começa a vazar dentro do corpo dela, e isso afeta diretamente suas células, principalmente as cerebrais.



Então, é a partir daí que tudo começa. O enredo do filme trata da seguinte pergunta: E se o ser humano pudesse usar 100% da sua capacidade cerebral? 

No filme, é afirmado que o ser humano normal só usa 10% de sua capacidade cerebral. Se isso é verdade? Provavelmente não, mas estamos falando de um filme de ficção, e é instigante, certo? Nos faz querer saber o quanto o ser humano ainda tem pra evoluir. Será que já usamos toda a nossa capacidade cerebral? E se não usamos, é possível chegar à 100%????


O filme trata o cérebro como um processador de informações. E sabemos que existem muitas pesquisas científicas e teorias a respeito de como usamos nosso cérebro, e se estamos usando todas as funções que ele possui. Por causa da droga, Lucy acaba tendo a oportunidade de utilizar mais da sua capacidade cerebral do que outros humanos.


O que eu entendi do filme é que essa "capacidade cerebral" é mais como se fosse a capacidade de acessar e usar todas as informações contidas no nosso corpo. Por exemplo, nosso DNA, o funcionamento das células, toda as informações a respeito de como o ser humano evoluiu ao longos dos milhões de anos. Seria, neste caso, a informação de como se deu o processo de evolução da vida na Terra. Seria a capacidade de caminhar sobre a nossa linha do tempo e de ter o controle sobre nós mesmos. 

Seria muito interessante poder acessar tudo isso, não acham? Entender como o nosso corpo é, lembrar do dia em que a primeira molécula que compõe o ser humano chegou na Terra, e deu origem aos primeiros seres vivos. Toda essa memória, toda essa informação também daria ao ser humano a capacidade de controlar o seu próprio corpo e o corpo de outras pessoas, além de ondas eletromagnéticas e até mesmo a própria matéria. 





É claro que isso não passa de uma teoria, mas pensem no quão incrível e assustador seria se fosse real! hahahaha

Bom, acho que já dei muito spoiler, certo?

Quem gosta de ação e ficção científica como eu deve ter gostado bastante desse filme. Ele nos instiga bastante, apesar de ser uma "viagem" hahaha Mas o legal de ficção cientifica e de fantasia é isso, certo? Pode parecer absurdo, impossível ou sem noção, mas estimula nossa imaginação e nos faz questionar muitas coisas!


A VIAJANTE DO AMANHÃ (GHOST IN THE SHELL)


Bom, eu lembro que quando esse filme estreou nos cinemas todo mundo o criticava, falavam do "white wash", ou seja, do fato de que a protagonista era americana, branca e não uma asiática, e que isso era injusto e preconceituoso por que a obra em si é baseada no anime/mangá Ghost in the shell, uma obra essencialmente japonesa.


De certa forma eu entendo o descontentamento de muitos fãs por causa disso, mas ao mesmo tempo também compreendo que colocar uma atriz famosa é imprescindível para que o filme alcance grande bilheteria. São negócios, marketing... Isso é o mundo do entretenimento. E no fim, mesmo não sendo fã de Scarlett Johansson, não acho que ela tenha feito um trabalho ruim.


Apesar de eu nunca ter assistido a obra original (anime), achei o filme muito bem feito. A construção de um mundo "cyber punk" parecia tão fascinante! Fiquei encantada com os cenários!

O enredo em si também me conquistou, e falando sobre enredo... Do que se trata mesmo o filme? hehehe

Bom, o filme mostra um mundo no futuro, um futuro Cyber punk, ambientado no Japão, onde já não existe uma separação tão definida entre humanos e máquinas. Seres humanos costumam ser aperfeiçoados com partes mecânicas/sintéticas, e há um experimento ousado em que apenas o cérebro humano é implantado num corpo sintético, tornando a linha tênue entre homens e máquinas ainda mais tênue.


Um cérebro humano implantado num corpo não humano ainda poderia ser considerado humano? Eis a questão.

A protagonista, que é chamada de Major, é uma agente treinada para lutar e matar terroristas. No entanto, algo nela parece diferente. Ela não se sente humana nem máquina. Ela tem o corpo totalmente sintético mas o seu cérebro ainda é humano. Como lidar com isso?


A premissa do filme é muito interessante e instigante, sem falar que ele tem uma vibe muito envolvente, meio obscura e fantástica!

Major, que durante suas missões acaba questionando sua própria existência, tem relapsos de memórias que deveriam ter sido apagadas. E são esses relapsos que dão pistas para suas origens. Quem ela era antes de ser um híbrido humano/máquina?  Durante o filme acompanhamos a sua busca por respostas.


Uma coisa bem interessante da obra é que ela apresenta um conceito/teoria que também foi apresentado em Serial Experiments Lain, de que a mente humana pode ser separada do corpo e pode sobreviver dentro da rede (internet), tornando aquele ser imortal.


Bom, não tenho mais tanto a falar sobre o filme porque se eu fizer isso vou acabar dando muito spoiler e vai perder a graça para quem for assistir pela primeira vez. Eu acho que o filme em si é recomendado para quem não conhece a obra original, por que nos faz querer saber mais e quem sabe dar uma chance ao anime ou ao mangá.

Se vocês quiserem dar uma conferida em mais recomendações de filmes e resenhas aqui do blog, confiram as seguintes postagens: Filmes, Filmes (parte 2)Filmes (parte 3), Filmes (parte 4) e Top 10 filmes de ficção científica

Então pessoal, e isso! Espero que tenham gostado das recomendações! Bye! 








2 comentários:

  1. O filme Lucy é muito interessante, eu sempre gostei dos papeis de Scarlett Johanson mas neste filme também gostei de Morgan Freeman. É um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Apenas o Começo é um dos seus filmes mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Na verdade amei, acho que esse é o seu melhor filme de ação. Acho que é uma boa opção para uma tarde de lazer . Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julieta, agradeço a dica, acho o Morgan Freeman um excelente ator, muito experiente e sempre com um ótimo desempenho em suas performances! Irei dar uma olhada no filme sim!

      Excluir