sábado, 29 de setembro de 2012

Haibane Renmei (anime)



Konnichiwa gente boa!



Hoje é dia de resenha de anime! Yeah! rsrs




Título: Haibane Renmei
Autor: Abe Yoshitoshi
Gênero: Seinen, drama, mistério
N° de episódios: 13
Emissora de TV: Fuji Television
Direção: Tomokazu Tokoro
Estúdio: Radix
Período de emissão: 9 de Outubro de 2002 à 18 de Dezembro de 2002



Haibane Renmei é um anime marcante e aclamado pela crítica, porém não muito conhecido e composto por apenas 13 episódios. Talvez por ser extremamente suave, sem romance e sem batalhas, ele acabe sofrendo algum tipo de preconceito. Desta forma, ele não faz tanto sucesso quanto os animes de gêneros mais populares, como shonens e shoujos.

anginhos *-*

Já vi alguns comentários negativos sobre o anime, mas afirmo com toda certeza que Haibane Renmei é uma obra única, mística, cheia de originalidade e o principal, conseguiu me passar um sentimento que nenhum outro anime foi capaz de passar, uma sensação misteriosa e nostálgica, como se estivéssemos assistindo a um sonho, algo fora do mundo que conhecemos.

Haibane Renmei é uma obra do mesmo criador de Serial Experiments Lain, Abe Yoshitoshi. [Só para vocês ficarem sabendo, eu ainda não assisti Serial Experiments Lain, e não foi por falta de tentativa, pois já tentei vê-lo duas vezes. Porém, é um anime tão estranho que até para mim, que não sou uma pessoa muito normal (isso não foi uma coisa muito legal de se dizer rsrs), ficou difícil de ver e compreender a essência da obra. De qualquer forma, pode ser que um dia eu tente assisti-lo novamente].


Vamos ao que de fato interessa:

Tudo começa com uma plantinha brotando no chão de uma velha casa, e logo essa plantinha cresce e torna-se um casulo. Dentro dele está uma garota, e ela sonha que está “caindo”. Quando sai de dentro do casulo, a garota encontra várias outras meninas que possuem uma aparência peculiar. Elas têm pequenas asas de cor cinza e auréolas sobre suas cabeças (será que são anjos?). Essas meninas dão um nome para a nova garota: Rakka (que significa “cair”, pois o nome relaciona-se com o sonho que ela teve antes de nascer). 


Rakka sente dores nas costas e em pouco tempo suas asas começam a aparecer. Ela também recebe uma auréola como a das outras meninas. Rakka é uma delas, uma haibane... Mas o que são haibanes? Isso não se sabe.

Uma haibane recém chegada.

As haibanes vivem num casarão velho que fica numa cidade cercada por muralhas que elas não podem atravessar. Além disso, a cidade também é rodeada por muitos mistérios. Humanos normais também vivem lá, e as haibanes os servem em troca de roupas usadas e comida. Para elas, que correm o risco de morrer se tentarem atravessar as muralhas, é imprescindível viver em harmonia e acostumar-se a esse novo mundo.



Nessa cidade também habitam alguns seres encapuzados, aos quais as haibanes não podem dirigir-lhes a palavra (pois eles são como intermediários dos deuses). Esses encapuzados são os únicos que podem atravessar as muralhas. Além disso, toda haibane passa por uma espécie de transição, onde ela precisa alcançar um sentimento que levará sua alma para além da cidade. E quando esse dia chega, a haibane finalmente consegue atravessar a muralha sem se ferir.

Esses caras dão medo T-T

Rakka começa a conhecer os costumes do lugar (que a princípio parece ser apenas uma comunidade normal) e logo se apega à suas companheiras, principalmente uma garota mais velha chamada Reki. Reki é misteriosa e às vezes age como a matriarca das haibanes, apesar de ela ser tão inconsequente quanto as outras. Reki também esconde um segredo.

Linda Reki

Todas as haibanes precisam aprender a viver em comunidade, ajudando o próximo e sentindo-se felizes por realizar boas ações.

À medida que a trama vai se desenvolvendo, a atmosfera mística começa a tomar conta do espectador, e cada um de nós precisa tirar suas próprias conclusões a respeito de quem são as haibanes e por que elas estão vivendo numa cidade isolada do mundo.



Do meu ponto de vista (minhas conclusões), as haibanes são crianças que sofreram muito nas suas vidas passadas quando eram humanas e tiveram uma morte trágica. Sendo assim, elas acabaram renascendo num mundo isolado (que pode ser considerado como uma espécie de purgatório ou limbo) para conseguirem alcançar a verdadeira paz, se arrependerem de seus erros e superarem suas mágoas e culpas. 
Quando uma haibane alcança a paz, ela evolui espiritualmente e por isso consegue atravessar as muralhas da cidade (que simbolizam uma barreira espiritual). Desta forma, a haibane está pronta para renascer novamente (fiquei em dúvida sobre esse novo renascimento, o que elas poderiam se tornar? Humanas novamente? Ou quem sabe anjos de verdade?).



Confesso que em alguns momentos não consegui entender certas coisas, mas acho que isso faz parte do mistério que compõe a obra (e também pelo fato de ser baseada em uma série de doujins, que posteriormente foram selecionados para compor o anime).

A estética do anime é impressionante. As paisagens maravilhosas e os próprios personagens angelicais parecem fazer parte de uma bela pintura, uma verdadeira obra de arte. Sem falar na trilha sonora, que é composta por músicas extremamente relaxantes (isso aumenta ainda mais a atmosfera mística, como se fôssemos transportados para um mundo dos sonhos).

Adoro essa imagem, que arte maravilhosa!

Tudo em Haibane Renmei é pura magia. Porém, além disso, o anime também nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da vida (pelo ponto de vista espiritual) e os arrependimentos que podemos ou não guardar dentro de nós. Será que podemos viver uma vida sem mágoas, rancores ou arrependimentos? 
Algumas pessoas culpam o próximo pela sua infelicidade, outras culpam a si mesmas. As pessoas que culpam a si mesmas acabam se punindo da pior forma possível, e isso é retratado na história de Reki. 
O mundo em que as haibanes vivem não é materialista, pois lá elas simplesmente trabalham para ganhar o pão, e ajudam-se mutuamente. Algumas religiões pregam que essa é a forma “certa” de se viver, ou seja, ajudando o próximo, livrando-se do materialismo e dedicando-se totalmente a um ser superior que rege o nosso destino. 
Haibane Renmei é uma obra baseada em um conjunto de crenças e simbologias, por isso ele pode parecer desgastante para quem não quer ter essas reflexões. A única coisa que posso aconselhar nesse sentido, é que se você pretende assistir esse anime, livre-se dos preconceitos religiosos (ou antirreligiosos) e prepare-se para adentrar num mundo diferente, que muitas vezes pode parecer o paraíso, e outras vezes, o purgatório.



Bom, pessoal, estamos chegando ao final dessa resenha. Espero que tenham gostado. E para terminar, postarei logo abaixo um vídeo com a abertura de Haibane Renmei:





Até mais!

obs.: A maioria das imagens são fanarts ou retiradas dos próprios doujins que compõe a obra.





6 comentários:

  1. Ah! Eu amo esse anime e sua resenha foi ótima. <3 Favoritei o seu blog, é muito fofo e interessante. Me identifiquei com quase todos os seus gostos, só em doramas que eu fico de fora. Eu nunca cheguei a assistir. Qual você recomenda para uma iniciante? >.<

    ~Yasmin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz que você tenha gostado do blog.

      E sobre os doramas, você pode começar por aqueles que são baseados em animes. Eu ,por exemplo, comecei com Playful kiss, que é um dorama baseado no anime Itazura na kiss. E depois foi Boys Before Flowers, baseado no anime Hana yori dango. E ainda tem Extravagant Challenge, baseado em Skip Beat. Você já assistiu Inuyasha? Gostou? Se tiver gostado, eu recomendo Gu Family Book, esse dorama não é baseado no anime, mas tem muitas semelhanças.

      Se você não gostou de nenhum dos animes que eu citei ou quiser acompanhar algo que tenha um enredo novo e original, eu recomendo I Hear Your Voice. É um dorama muito bom e cativante, tem comédia, romance, drama, suspense e ainda uma pitada de fantasia (o protagonista da história pode ouvir os pensamentos das pessoas), com certeza você vai gostar.

      Excluir
  2. Quando terminei de assistir fiquei em dúvida em vários pontos da história que ficaram meio de lado, tpw o papel dos humanos comuns na cidade, e pq outras haibanes não haviam ''reencarnado'' ainda, sendo que aparentemente tinham se libertado de suas barreiras. De qlqr forma, acho que o propósito do anime não era criar um universo totalmente lógico e perfeito, mas sim focar nas relações/superações das personagens e de quebra usar simbolismos para dar profundidade. Concordo com sua interpretação sobre as meninas, só não tinha pensado nas muralhas como esse impedimento espiritual. Acho que no último episódio a Reki fala que a muralha era na verdade a própria morte, mas sua ideia faz até mais sentido.
    Belo review, até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muitas saudades desse anime... Haibane Renmei tem essa aura misteriosa e todos esses simbolismos que são difíceis de compreender, que acaba nos deixando mais intrigados e mais envolvidos com a história e os personagens.

      Obrigada pelo comentário! ^^

      Excluir
  3. Eu praticamente "devorei" esse anime quando o descobri. acho que poucas histórias (em animes ou não) mexeram tanto comigo quanto Haibane Renmei.
    Ficou na minha mente por semanas!

    ResponderExcluir