quarta-feira, 16 de setembro de 2015

N no Tame Ni (J-drama)


Konnichiwa! Olá pessoal! Como vão?

Hoje venho trazendo uma resenha de drama pra vocês! E é drama japonês!

"Tudo o que fizemos foi por N"

Título: N no Tame Ni (Testimony of N)
Gênero: Mistério, suspense, drama
Escritor: Kanae Minato (livro), Satoko Okudera
Diretor: Ayuko Tsukahara, Takeyoshi Yamamoto
País de origem: Japão
Elenco:
Nana Eikura como Nozomi Sugishita
Masataka Kubota como Shinji Naruse
Kento Kaku  como Nozomi Ando
Keisuke Koide como Masato Shinizaki 
Hideko Hara como Natsue Takano
Yuki Shibamoto como Yuki Miyamoto
Morooka Moro como Shuhei Naruse
Jun Miho como Misuho Naruse
Shono Hayama como Yosuke Sugishita
Ken Mitsuishe como Suzumu Sugishita
Mirai Yamamoto como Sanae Sugishita
Junkichi Orimoto como Kanefume Nohara
Yoshimi Takui como Takahiro Noguchi
Manami Konishi como Naoko Noguchi
Tomokazu Miura como Shigeru Takano
N° de episódios: 10
Período de emissão: 17 de Outubro de 2014 até 19 de Dezembro de 2014 (ás sextas-feiras)
Emissora de TV: TBS



Bom, na postagem anterior, eu falei sobre a minha atual obsessão por Masataka Kubota depois de vê-lo no dorama Death Note. Falei do quão incrível é a atuação dele como Light Yagami e o quanto eu fiquei impressionada e completamente encantada por esse ator. E como é a minha primeira vez surtando por um ator japonês, eu ainda me sinto como se estivesse passando por uma nova experiência, já que todos os outros atores que eu acompanho carreira são coreanos.

Bom... A questão é que por causa de Masataka Kubota eu estou oficialmente entrando no mundo dos J-dramas! Ebaaaa!

Naruse-kun *o*

Antes de Death Note e N no Tame Ni, eu só tinha assistido UM único drama japonês, que foi 1 litro de lágrimas, e, aliás, gostei muito. Apesar de que fiquei tentada a assistir Koisora, nunca me atrevi a ver esse drama mesmo com tantos elogios sobre ele. Outro drama japonês que também me tentou foi Itazura na Kiss: Love in Tokyo, no entanto, eu também apenas deixei passar, mesmo ele sendo baseado em um dos meus animes favoritos e também muito elogiado pelos dorameiros. A verdade é que eu quase não assistia Death Note também, mas como Death Note ainda não tinha nenhuma adaptação doramática, então foi mais tentador do que Itazura na Kiss.

E antes de mais nada, eu só queria dizer que não é questão de preconceito contra dramas japoneses, é apenas... digamos... falta de costume. Quando se está acostumado a ver somente dramas coreanos é difícil sair desse ciclo vicioso. Por que o glamour dos dramas coreanos é praticamente um feitiço que cega nossos olhos. Simplesmente não dá pra controlar.


No entanto, um certo ator japonês me puxou pelo pé e minha queda por ele fez com que eu parasse por um instante e olhasse para os dramas japoneses.

Okay, mas chega de conversa fiada, vamos ao que interessa!


Sinopse:

Nozomi Sugishita, Shinji Naruse, Nozomi Ando e Masato Nishizaki bolam um plano. O plano leva-os para a cena do caso de assassinato do casal Noguchi que ocorreu em um apartamento luxuoso. A polícia recebe uma queixa e, quando chega lá, eles encontram quatro pessoas como suspeitas.
Com base na confissão de Masato Nishizaki e do testemunho dos outros, Masato Nishizaki é preso por assassinato. Ele recebe uma pena de prisão de 10 anos.
Dez anos depois, Masato Nishizaki está prestes a ser libertado da prisão. O ex-policial, Shigeru Takano, persegue a verdade por trás do caso do casal assassinado. Ele tem certeza de que esse caso tem alguma relação com outro crime, que aconteceu durante o verão, 15 anos antes, em uma pequena ilha de Seto.


Sabe quando você começa a assistir um dorama só por causa do ator e de repente toma um susto com o enredo? Pois é, essa foi a minha reação ao assistir o primeiro episódio de N no Tame Ni.
Mesmo que eu já tivesse lido a sinopse, não esperava que esse dorama me fisgasse logo nos primeiros minutos. Fiquei chocada! Foi realmente uma grande surpresa pra mim. Uma surpresa muito boa.

Pra quem estiver procurando um drama com enredo leve e que tenha muito romance, fique LONGE de N no Tame Ni. Esse drama não é leve, e não tem um romance muito explícito, na verdade, ele é meio sombrio, cheio de personagens complicados e o romance é do tipo sutil mas ao mesmo tempo profundo.

N no Tame Ni tem um roteiro que mescla mistério, suspense e melodrama. O drama em si joga com belas paisagens e com duas atmosferas diferentes, uma sombria e outra mais "quente", que representam, respectivamente, o presente e o passado.  É como na série Awake, onde as tonalidades de cor são mais "vívidas" em uma das realidades, enquanto na outra realidade as tonalidades de cor são menos saturadas, ou seja, tudo é meio cinza ou desbotado.



No final de cada episódio sempre somos levados à cena do crime, na noite de 24 de dezembro de 2004, onde ocorreu o assassinato de um casal, e onde estavam presentes os 4 suspeitos: Nozomi Sugishita, Shinji Naruse, Nozomi Ando e Masato Nishizaki.

A cada episódio, surge uma nova teoria para o que possa ter acontecido. Quem matou quem? Quem era o culpado afinal? O que realmente aconteceu naquela noite?

No entanto, além do suspense, N no Tame Ni também nos mostra a vida sofrida de Nozomi, a luta dessa jovem para manter-se sempre de cabeça erguida, e as amizades inesquecíveis que ela encontra ao longo do caminho em busca de suas realizações.

N no Tame Ni tem uma trama muito envolvente, pois as emoções que os personagens nos transmitem é muito forte. É praticamente impossível não ser cativado.

Personagens Principais

Nozomi Sugishita


A protagonista da história. Ao longo do drama, observamos o crescimento dessa personagem.

Nozomi vivia uma vida feliz e "perfeita" ao lado de sua família. Até que um dia seu pai arruma uma amante e resolve expulsar sua própria família de casa. Isso mesmo! Um pai que expulsa os próprios filhos de casa para poder viver com a amante!
Por causa desse acontecimento infeliz, a mãe de Nozomi torna-se uma mulher mentalmente desequilibrada.
Nozomi sofre diversas humilhações e passa por muito sofrimento por causa da separação de seus pais. No entanto, ela consegue conforto quando está ao lado de seu melhor amigo, Shinji Naruse.

Nozomi é uma garota ambiciosa, ela sempre quer ir mais além. Seu objetivo de vida é não depender dos outros para sobreviver. Ela quer andar com os próprios pés, quer ir a uma universidade e tornar-se uma mulher independente.

Não posso dizer que desgostei dessa personagem, mas também não tive tanta empatia por ela. Apesar de ter achado lindo o que ela fez pelo Naruse, e também achá-la uma personagem muito guerreira, confesso que faltou um pouco de simpatia da minha parte. 


Shinji Naruse


Ao contrário de Nozomi, Shinji é um rapaz sem muitas ambições. Na verdade, acho que ele é meio "romântico". Enquanto Nozomi sonha em sair da pequena ilha onde mora para viver na cidade grande, Shinji quer apenas ficar na ilha e cuidar do restaurante de seu pai. No entanto, esse sonho é impossível para ele, pois seu pai está muito endividado e precisará vender o restaurante.
Por causa disso, Shinji resolve seguir o mesmo sonho de sua melhor amiga e decide que também irá morar na cidade grande  e estudar numa universidade.

Gente, o Naruse-kun é um amor de pessoa! Não sei se é por que eu gosto muito do Masataka Kubota, mas sério, esse personagem é tão carismático! Ele é meio caladão, tímido, mas também tão doce e reconfortante! Sabe aquele tipo de personagem que a gente queria que existisse na vida real só pra se tornar amiga dele? Pois é, eu queria muito ter um amigo assim tão especial como ele.


Nozomi Ando


Um personagem que me agradou mas ao mesmo tempo não me agradou hahahaha
Ando é um rapaz que, assim como Nozomi, tem grandes ambições na vida. Ele e Nozomi são muito semelhantes quando se trata de querer alcançar uma vida melhor, por isso acabam se sentindo atraídos um pelo outro.

Mesmo que ele estivesse ali para fazer parte do triângulo amoroso, eu não tive muita raiva dele... até o episódio final. No último episódio, esse personagem realmente me decepcionou.


Masato Nishizaki


Estudante de literatura que vive "fora da realidade". Em outras palavras, Nishizaki é um idealista, sempre sonhando em voar alto, mas com asas de cera. É um personagem muito interessante.
É ele que tem a ideia de bolar a "Operação N", que tem por objetivo salvar a pousada Nohara, e graças a isso, Nozomi, Naruse-kun e Ando acabam envolvidos numa cena de crime. No entanto, é ele também que confessa ser o assassino. Mas será que foi realmente ele que cometeu esse crime?
Seu passado é muito chocante, não vou dar spoiler, mas posso dizer que, de todos os personagens, ele foi o que mais sofreu.

Outros personagens

Mãe de Nozomi

Casal Noguchi

Takano, o ex-policial que está investigando o caso


Atenção: Os comentários a seguir contém SPOILERS


A amizade/romance entre Nozomi e Shinji


Os primeiros episódios desse drama são os meus favoritos. E por quê? 
Bom, por que nos primeiros episódios vemos a linda amizade de Nozomi e Shinji. Uma amizade que era mais do que uma amizade. Os dois compartilharam sonhos, dores e no final, compartilharam um crime também.
No começo, eu achava que o Naruse-kun era apaixonado pela Nozomi mas não era correspondido, por que parecia que ela só o via como um amigo. Mas aí depois que a Nozomi fez tudo aquilo por ele, eu tive certeza de que ela também gostava dele mais do que como amigo. 
Nozomi sempre encontrou conforto ao lado de Naruse. Ele era seu confidente e, acima de tudo, a única pessoa que ela não tinha medo de ser dependente. Para ela, a definição de amor extremo era "compartilhar um crime", dividir a responsabilidade de um ato cometido por alguém que ela ama.


*três cliques da caneta* SU-GO-I 

Eu gostava muito da maneira como os dois sempre pareciam ligados um ao outro mesmo estando separados.


O triângulo amoroso Ando/Nozomi/Shinji


Foi um triângulo amoroso difícil de entender.

Depois que Nozomi saiu de casa e foi morar em Tóquio, ela conheceu Ando, e ele logo se interessou por ela. Ando não escondeu seus sentimentos, e ela, acabou se apaixonando por ele também. 

Então... Onde fica o Naruse-kun no meio dessa história?

Bom, é difícil de explicar.


Sempre que o Naruse-kun aparecia, Ando acabava levando um fora da Nozomi. Uma das minhas cenas preferidas é a primeira vez que Naruse vai visitar Nozomi, e enquanto os dois estão conversando animadamente, Nozomi recebe uma ligação de Ando. Ela nem sequer escuta o que Ando tem a dizer e simplesmente dá um fora GIGANTESCO nele. (Desculpa Ando, mas não pude deixar de rir nessa cena! Foi hilária! kkkkk)


O próprio Ando se sentia a "terceira pessoa" do triângulo amoroso. E por isso ele fez aquela besteira no final, e isso me deixou muito decepcionada com esse personagem. No entanto, era verdade que Nozomi gostava muito dele, por que ela o protegeu assim como fez com Naruse na época do incêndio no restaurante. Então isso acabou me deixando meio confusa sobre quem de fato a Nozomi gostava.

Mas não importa, porque no fim o meu ship aconteceu, então não vou reclamar ashuashuashashaushashu




Minha teoria é de que Nozomi havia se apaixonado pelo Ando sim, mas como ela queria protegê-lo e queria que ele fosse feliz conquistando todos os seus objetivos e ambições, ela resolveu deixá-lo. Desta forma ele poderia viver pelos dois.
Já o Naruse, que era seu companheiro fiel e a quem ela podia confiar as suas dores, ela resolveu estar junto dele. Mas sinceramente, eu mesma não sei se ela teria ficado com ele se ela não tivesse ficado doente. 


As feridas físicas e emocionais dos personagens


Algo que realmente me chocou nesse drama foi o fato de que os personagens tinham tantas feridas emocionais. Nozomi tinha vários traumas, e um deles era a própria mãe. Naruse viveu como um criminoso. E Nishizaki... Bom, esse foi o que mais me chocou, pois o trauma dele é realmente muito triste. A esposa de Takano que ficou muda depois do incêndio também passou por um trauma.
Além disso, temos os personagens mentalmente desequilibrados, como a mãe de Nozomi e o casal Noguchi.

O final


Depois de 9 episódios eu já tinha mil teorias sobre o que havia acontecido na noite do incidente. E uma das minhas teorias foi o que de fato aconteceu! No entanto, mesmo assim eu ainda fiquei chocada! kkkkk

Tudo bem que eu já tinha percebido que a Naoko não era normal, mas sinceramente, não imaginava que ela realmente fosse tão louca! 

No entanto, algo que nunca havia passado pela minha cabeça foi aquela atitude idiota do Ando! Isso sim me deixou muito chocada e muito decepcionada com o personagem!


O destino de Nozomi foi realmente irônico. No final, ela teve que voltar para o lugar que ela mais odiava e desejava escapar. Ela, que viveu grande parte de sua vida ansiando atravessar horizontes e não depender de ninguém, no fim acabou voltando ao início. No entanto, por algum motivo, eu tenho a certeza que lá ela finalmente estaria feliz e em paz. Esse é um final para se refletir. Por que muitas vezes, o que QUEREMOS não é exatamente o que PRECISAMOS. 
Esse tipo de final realmente me deixou impressionada. Na verdade, o dorama todo me ensinou várias lições. 

Trilha sonora

Uma grande surpresa! 
Realmente não esperava que a trilha sonora desse dorama me cativasse tanto, mas sim, ela é incrível! 
Enquanto eu estou escrevendo essa resenha, ela simplesmente fica tocando na minha cabeça o tempo todo! É tão estranho hahaha Bom, mas isso só prova o quanto é uma trilha sonora marcante!




Destaques

*Os momentos que os personagens registravam na memória quando piscavam os olhos ao som do clique da câmera fotográfica. Aquilo era bem legal! Pura criatividade dos diretores!

*A cor (como chama isso, filtro de câmera? Saturação?) que diferenciava o passado (cores com tonalidades vivas) do presente (cores  com tonalidades acinzentadas);

*A cena em que um menininho dá um trevo de 4 folhas para a Nozomi. Cena sutil e cheia de significado! Aquilo foi arrepiante!

*A cena em que o Naruse pula no mar nos primeiros minutos do drama;

*A cena em que Nozomi e Naruse estão de mãos dadas em frente ao fogo;

*A cena em que Nozomi está na garupa da bicicleta de Naruse:

Cena memorável!

*A cena em que Nozomi corre para se despedir de Naruse quando ele está indo embora da ilha;

*A cena da festa de casamento onde a Nozomi se intromete na conversa pra defender o Naruse dos colegas que estavam rebaixando ele (gente isso foi tão bonitinho! Eu surtei muito!);

*Ando levando uns belos foras da Nozomi por causa do Naruse hahaha!

*OST "Silly". Essa OST grudou na minha cabeça!

*Aquele som/efeito sonoro estranho nas cenas estranhas (quem assistir vai entender do que eu estou falando kkkk). Aquela "voz" ou sei lá o quê me dava medo! kkkkk

*A música "Jingle Bells" nunca mais será a mesma.... kkkk


Site onde eu assisti o drama: Ikemen wo Abake



Bom pessoal. Acho que vou ficando por aqui. Para um drama de 10 episódios, essa resenha ficou bem grande hein? hahaha É estranho por que eu ainda sinto vontade de escrever mais sobre ele, mas acho que já chega, né? A resenha já está grande o suficiente.

Até a próxima!



4 comentários:

  1. Os melhores dramas com certeza são os coreanos, os que eu menos gosto são os japoneses, apesar de ter perseguido o Mastsumoto Jun kkkk
    Eles parecem meio secos, muito contidos, não chegam nem perto da emoção que os coreanos passam só com o olhar. Mas em comédia são ótimos, já viu Hana Kimi? Nossa, hilário!
    E a trilha sonora é de doer, ruim demais. Eu não vi muitos, talvez não sejam todos assim.
    Pelo que você disse, esse parece ser bom. Talvez eu veja.

    Os lakorns da tailândia são ótimos, os dramas de Taiwan tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também não botava muita fé quando comecei a assistir N no Tame Ni, mas me surpreendeu muito, e as emoções que esse drama me passou foram muito fortes, não estava esperando que isso fosse acontecer.
      Acho que as vezes, por assistir um dorama e não gostar a gente acaba generalizando, eu sempre faço isso com live-actions japoneses, por que a maioria que assisti não gostei rsrs
      Depois de N no Tame Ni comecei Summer Nude, e estou curtindo bastante esse drama, já é o meu 4 dorama japonês. Talvez eu só tenha feito boas escolhas até agora hehehe (ou melhor, o Masa-kun, porque estou vendo por causa dele kkkk)
      Ainda não vi nenhum lakorn, mas já vi alguns poucos tw-dramas, são muito bons mesmo!

      Excluir
  2. Na verdade, Nozomi não ficou com Naruse... A opção foi a tranferência para tratamento perto da família, que se mudou para outra província. Creio que da mesma forma que não queria ser vista cada dia mais doente e atrapalhando a felicidade de Ando, o mesmo valeu para Naruse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu acredito que ela ficou com ele sim. Os dois já não tinham mais nada a esconder um do outro, e ela até disse que iria realizar o desejo dele, que era morrer depois de sua companheira. Naruse estava lá para ser o apoio de Nozomi até o fim, creio que os dois foram muito felizes juntos até o final da vida dela.

      Excluir