domingo, 5 de julho de 2015

Secret Love Affair (k-drama)


“Um instrumento musical é nada antes que você toque um som com ele. Isso é igual com as pessoas. Houve um tempo em que eu também desejava um bom instrumento musical, e até fiquei doente por causa do meu desejo. Mas se o instrumento musical não carregar a sua alma, mesmo um instrumento melhor é apenas um objeto. Da mesma forma, não importa o quão barato seja o instrumento musical, ele é capaz de se expressar e se mover. Amem verdadeiramente o que vocês têm agora e cuidem deles.”



Título: Secret Love Affair
Escritor: Jung Sung Joo
Diretor: Na Pan Seok
Gênero: Romance, melodrama
País de origem: Coreia do Sul
Elenco:
Kim Hee Ae como Oh Hye Won
Yoo Ah In como Lee Sun Jae
Park Hyuk Kwon como Kang Joon Hyung
Shim Hye Jin como Han Sung Sook
Kim Hye Eun como Seo Young Woo
Kim Yong Geon como Seo Pil Won 
Kyung Soo Jin como Park Da Mi
Choi Tae Hwan como Son Jang Ho
Kim Chang Wan como Min Yong Ki
Park Jong Hoon como Jo In Seo
Shin Ji Ho como Ji Min Woo
Jin Bo Ra como Jung Yoo Ra 
N° de episódios: 16
Período de emissão: 17 de março a 13 de maio de 2014
Emissora de TV: JTBC

Essa é a minha cena preferida do drama. E também é a interpretação mais ousada, melancólica e devastadora de brilha brilha estrelinha que eu já vi! Sun Jae transformou uma música leve e brilhante numa música profunda e sombria. Sem dúvidas, essa música nunca mais será a mesma pra mim depois dessa cena!



Antes de tudo, gostaria de dedicar 5 minutos de aplausos para esse drama magnífico. Por que Secret Love Affair é o tipo de obra que merece muitos aplausos... Aplausos de pé. E lágrimas também.

Secret Love Affair definitivamente não é um drama que vai agradar qualquer um. No entanto, não é todo mundo que se comove com música clássica e também não é todo mundo que aprecia obras de arte. Secret Love Affair é, sem dúvidas, uma obra-prima, mas uma obra-prima que não foi feita para agradar a todos. A verdade é que, Secret Love Affair me fez lembrar de dois filmes de romance ganhadores de Oscar, Titanic e Shakespeare Apaixonado.


Na minha última postagem aqui eu disse que tinha ficado enjoada de doramas... okay... Essa sandice já passou e nesse momento estou engolindo minhas palavras. Quando esse tipo de coisa acontece, nada melhor do que sair da zona de conforto, deixar de lado um pouco aqueles dramas que seguem os clichês que eu tanto amo para navegar por águas desconhecidas. Talvez por eu ter assistido muitos episódios de outros doramas de uma vez só e sem intervalo, eu tenha ficado enjoada e entediada, mas assim que procurei por algo diferente, esse meu tédio passou rapidinho rsrs

Ano passado, quando Secret Love affair foi anunciado, eu fiquei bastante animada para assisti-lo. No entanto, talvez pela falta de tempo, esse drama acabou caindo no meu esquecimento. Só agora nessas férias voltei a lembrar dele, e finalmente resolvi acompanhá-lo. A única coisa que posso dizer é que esse drama não era nada do que eu pensava que fosse. Esse drama é daqueles que te deixa de queixo no chão, destruída, com vontade de aplaudir de pé e com um buraco no coração depois de ver como a história termina. Se eu pudesse resumir esse drama em poucas palavras, seriam: Um belo furacão silencioso e devastador. 

Um drama com música clássica! Tem coisa melhor??
A sinopse desse drama é meio tola, pois só nos informa o superficial, a ponta do iceberg da história, onde uma mulher de 40 anos casada e bem sucedida se envolve num relacionamento amoroso com um rapaz de 20 anos. 

Tudo bem, eu até aceito essa sinopse apenas por que ela é polêmica e pode atrair os olhares e julgamentos dos espectadores, assim como me atraiu. No entanto, falar que Secret Love Affair é apenas uma historinha de uma quarentona que se apaixona por um jovem rapaz é quase o mesmo que cuspir nas obras de Shakespeare. 


Secret Love Affair conta a história de duas almas de mundos totalmente diferentes, que se encontram para viver uma paixão proibida, e se amam apesar de todos os obstáculos postos em seus caminhos. Oh Hye Won, que vive num mundo rodeado por luxo, ostentação, corrupção e falsidade. E Lee Sun Jae, que vive num mundo cheio de dificuldades e perdas, mas repleto de sinceridade e consciência limpa. 

Oh Hye Won é uma mulher de 40 anos, diretora de planejamento de uma fundação de arte, que ao mesmo tempo também está a cargo dos negócios sujos de seus superiores. Ela é a “escrava elegante” que outrora fora uma impetuosa pianista que se perdeu em sua ambição e busca pelo poder. Lee Sun Jae é um rapaz de 20 anos, sonhador, mas de pés no chão. Desajeitado, simplório e trabalhador, um menino-homem, gênio pianista, que não se deixou abater pela falta de condições financeiras e aprendeu a tocar piano sozinho. 

O que esses dois têm em comum? A paixão pela música. E é exatamente esse ponto em comum que fará com que os dois se aproximem e se apaixonem.

O destino faz com que o caminho desses dois se cruze. A paixão que ambos nutrem pela música faz com que eles dividam um momento único em suas vidas, e esse momento se transforma num ponto de partida para o desenvolvimento de um romance nada ortodoxo. 



A princípio, Sun Jae vê Hye Won como uma deusa, a mulher elegante, sexy e madura, que parou para ouvi-lo e acompanhá-lo, dividindo com ele seu amor pelo piano. No entanto, aos poucos ele vai descobrindo que aquela mulher inalcançável tem seus defeitos, seus medos e houvera cometido muitos erros. Já Hye Won, que via Sun Jae como um menino talentoso que tocou o coração dela com sua música, o viu se transformar num homem cheio de desejo, com atitude e uma maturidade difícil de acreditar que poderia vir de um rapaz de 20 anos de idade. Um homem perdidamente apaixonado por ela, que queria protegê-la e tirá-la daquele mundo sujo e mesquinho onde ela fingia ser feliz.



Os dois eram completos opostos. Ela, uma mulher de classe, sempre bem vestida e elegante. Ele, um rapaz desajeitado, de roupas surradas e sem muita eloquência. Talvez isso tenha sido o mais incrível do drama, ver o quanto duas pessoas tão diferentes podem ficar tão próximas e em pé de igualdade, como se a diferença de classe social e idade não tivesse a mínima importância.




Secret Love Affair foi um drama não só muito bem escrito como também muito bem produzido. A iluminação dos cenários foi um diferencial, quase sempre na penumbra ou obscuridade, os personagens se moviam e junto a eles seus medos pareciam se esconder nas sombras, assim como suas dúvidas, desejos e frustrações. Os ângulos de filmagem escolhidos pelo diretor também foram de extrema importância, principalmente aqueles que pareciam estar lá para despertar no espectador aquela tensão de se estar observando um ato às escondidas. A trilha sonora... Bom, nem sei o que dizer sobre isso, afinal, foi fantástico. Algumas peças me deixaram realmente emocionada, outras me deixaram extremamente apreensiva, e outras me deixaram de queixo caído. Não tenho palavras pra descrever o quanto à trilha sonora instrumental e clássica desse drama foi marcante pra mim.

Minha preferida! É tão bonita! 

E sobre o elenco... Só posso dizer que o casal protagonista foi esplêndido! Ambos se saíram perfeitamente bem em seus papeis! Kim Hee Ae como Oh Hye Won me deixou perplexa com sua atuação, e que atuação! E Yoo Ah In como Lee Sun jae... Meu Deus! Ele foi perfeito! Quando ele tocava piano era tão convincente! Ainda não consigo acreditar como a atuação dele como gênio pianista foi tão incrível! 


E falando sobre o romance em si... hum... O que eu o posso dizer? hehe Não tenho nenhuma reclamação. Apesar da grande diferença de idade, o casal protagonista realmente arrasou na química e nas cenas mais “perigosas”.


E se vocês ainda não estiverem convencidos que o casal protagonista tem uma química avassaladora, confiram a seguir algumas fotos do ensaio fotográfico que eles fizeram para a revista ELLE:








Hoho! De repente ficou quente aqui ashuashuashu

Antes de terminar essa postagem, também quero falar um pouco sobre o final. Mas não se preocupem, não vou dar spoiler hehe (a não ser que vocês sejam espertos pra entender as entrelinhas).

Eu diria que o final desse drama, pelo menos para mim, foi bastante surpreendente. Eu não imaginava que a personagem principal fosse tão corajosa. 

O final de Secret Love Affair me faz querer transcrever aqui as palavras de Nara Rúbia Ribeiro sobre a liberdade:

“Aqueles que nos aprisionam o corpo são algozes menores. Carrascos de verdade não nos cortam as asas, não nos quebram as pernas, não nos cercam com grandes concretas ou com alambrados invisíveis. O verdadeiro algoz nos aprisiona alma. Faz com que o coração, embora se saiba alado, se sinta preso a emoções fixas e estanques, a medos dantescos do mundo no qual hermeticamente nos fechamos. Assim, de que vale ter asas e ver aberta a gaiola se o coração não quer a si próprio libertar?”

Eu concordo plenamente com Nara, a liberdade verdadeira é a liberdade da alma, pois um corpo aprisionado não é nada se comparado a uma alma aprisionada. 

E para fechar essa postagem com chave de ouro, confiram a seguir dois MVs incríveis que eu encontrei no youtube:



Terminando essa postagem me faz querer assistir tudo de novo hahaha! Foi muito bom! Realmente muito bom! Uma obra de arte!


"Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes." 
Shakespeare.





26 comentários:

  1. Que fotos! Kkkkk Vi esse drama num fansub mas n tinha uma resenha tão boa, agora deu vontade de ver. Parece ter mais paixão e romance do q na maioria.
    Já conhecia esse ator, ele é muito bom. Também já perdi a vontade de ver doramas, deve ser pq já vi quase 100 . De vez em quando dou um tempo deles para n enjoar de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Secret Love Affair é aquele dorama perfeito pra quem tiver perdido a vontade de ver dorama. Por que ele é bem diferente. A própria produção do drama em si é diferente, é uma coisa mais sombria, mais realista... E como você disse, tem muita paixão.
      O único conselho que eu dou para quem for assistir esse drama é ter paciência no primeiro episódio. Acho que o primeiro episódio é um teste pra ver se você tá a fim mesmo de encarar um dorama como esse rsrs

      Excluir
  2. Tinha visto esse drama, mas não havia me empolgado. Só de ler sua postagem, deu vontade de começar a vê-lo agora. :)
    Texto muito bom!!! Muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela excelente postagem!Obrigada por compartilhar conosco suas impressões com tamanha propriedade!Nunca havia assistido nenhuma produção coreana. Estou assistindo à série encantada com a atuação dos atores que tratam as peças com tanta vivacidade e intimidade!A paixão pela música levando à paixão pela alma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regina! Espero que você esteja desfrutando muito desse drama maravilhoso!

      Excluir
  4. Eu ainda não entendi porque ela foi presa, queria tanto que eles ficassem juntos de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela cometeu crimes em nome de seus "chefes", lavagem de dinheiro, essas coisas. Ela fazia o que lhes mandavam, era cúmplice.

      Excluir
  5. Simplesmente maravilhosa esta serie.Amei

    ResponderExcluir
  6. Vou assistir.
    Quero ver algo diferente, tô um pouquinho enjoada dos doramas clichês



    ResponderExcluir
  7. ola querida, tres anos depois da sua primeira postagem, escrevo para dizer que sim, não há palavras para descrever esta impactante e profunda estória, pois além de um lindo romance, bem estruturado, o que nos comove é como o verdadeiro amor une, rompe barreiras, preconceitos. concordo em todas as suas colocações e só acrescento que para mim, entre tantos pontos altos da série, aquele final foi grandiloquente, a personagem redimida por um sentimento puro e sincero, além das convenções, em meio ao cenário que se encontra, profundamente feliz. voce diz estar enjoada dos doramas, eu os estou descobrindo agora, enjoada das novelas brasileiras, que bom que tem netflix como opçao de boas estórias. e que bom que te achei porque na cidade onde moro acho que sou a unica a se interessar por estórias asiaticas. Amei eternal love, não me canso de ouvir as musicas e até sigo mark chao no instagram, virei fã. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao mundo dos doramas!

      Tenho certeza que você ainda vai se apaixonar por muitas e muitas histórias! Secret Love Affair é um drama muito bem estruturado como você disse, e o final fez jus a essência da obra.

      Agradeço o comentário, volte sempre ^^

      Excluir
  8. Olá!
    Primeiro tenho que dizer que estou simplesmente adorando suas resenhas! É delicioso encontrar alguém que escreva com tanta paixão e que também sabe encorajar outras pessoas! Parabéns, moça, de verdade! Já quero ver todos os doramas que você indicou auahuahuha

    Sobre esse dorama, ele está em cartaz na Netflix há um tempo, e eu sempre tive alguma curiosidade sobre - sua resenha realmente me deixou com muita vontade de assistir! Assim que terminar (e eu vou começar agorinha mesmo hahaha!) venho aqui dizer o que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samanta! Fico feliz que você esteja gostando das minhas resenhas e agradeço pelo comentário! ^^

      Espero que você goste de Secret Love Affair, ele tem uma pegada diferente dos doramas mais "tradicionais", é mais sério, mais adulto, e vale super a pena acompanhar!

      Excluir
  9. Esse dorama é o mais instigante que já assisti. Os protagonistas arrasaram na atuação e na química. Meu Deus, que coisa mais linda aquele menino sendo tão homem para aquela mulher, que de tão mal amada, recebe um amor tão puro e verdadeiro como sinal de salvação de uma vida cheia de luxos e ao mesmo tempo pobre. E as pegadas? Perfeitas!!! Amei!!!! Aliás, amo doramas.

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente impecável! Estou amando assistir essas séries asiáticas. São profundamente intensas, é um mergulho de alma. Você foi fantástica em sua postagem, elas despertam todos os sentidos e essa série em especial é tudo de diferente que já assisti! Amo todo esse universo! É de uma qualidade singular que não se vê em muitas outras produções cinematográfica.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Sou viciada em Doramas, mas sempre sinto falta de algo que não sei explicar..
    Talvez ver realismo nas histórias.
    E nesse Dorama,vi um jovem mostrando exatamente esse desejo avassalador.
    Uma mulher de 40 anos, sendo sincera com os desejos que ela sentia.
    Acho que forçam muito nos Doramas, a forma da falsa pureza dos personagens.
    Em nenhum lugar do mundo a mulher ou homem gosta e fica só maltratando...somente nos Doramas isso acontece...menos nesse.
    Ele quer cuidar dela independente dela ser o que é.

    Ahhh eu fiquei muito brava com o marido dela...e queria um castigo para os chefes dela... infelizmente não ocorreu.

    Mas a série é diferente de QQ outra série.
    Esse ator deveria ganhar um Oscar de interpretação. Em momento nenhum, imaginei ter dublê no piano, pois o rosto dele, as expressões corporais eram perfeitas.

    Queremos mais Doramas assim.

    Ahhh e para quem gosta de mulheres fortes, recomendo Mr Sunshine.

    ResponderExcluir
  12. Terminei de ver na Netflix muito lindooooo ❤️

    ResponderExcluir
  13. Espetacular!!! Chorei ,torci por eles!!! Amei a química,intensidade e os personagem perdidamente maravilhosooooos!!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus que resenha é essa???? Vc conseguiu colocar em palavras esse extraordinário drama. De uma sutileza que alcança a alma. Parabéns. Estou assistindo e não faço ideia do que vai acontecer se no final. Mas já valeu a pena até aqui.

    ResponderExcluir
  15. A cena final dela, apesar da pena, feliz, alma leve! Amei de montão assisitr à este dorama. Profundo, poético, romântico e sincero!

    ResponderExcluir
  16. Li uma parte da sua resenha e procurei pra assistir, essa série causa as mesmas sensações do filme Amor à flor da Pele(que filmes!),as músicas são de tirar o fôlego,os beijos do casal não são gratuitos,chegam a ser sofridos, os choros dele dão desespero!Vc falou bem é uma Obra de Arte pra ser sentida!!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu sou a Ana e amei a sua "Resenha" porém só tenho um problema onde eu consigo assistir? Já procurei na Netflix e não achei... Se puder me ajudar agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Então...Na época que assisti esse drama, 5 anos atrás, eu assisti pelo site Viki. No entanto, eu não sei se esse drama ainda está disponível lá. Caso você queira muito assistir e não encontre em português, tem um site chamado estrenos de doramas onde tem vários dramas com legenda em espanhol. Geralmente eu encontro dramas mais antigos por lá.

      Excluir