segunda-feira, 10 de junho de 2013

Arakawa under the bridge (anime)


Olá pessoal! Como vão?

Depois de algum tempo sem fazer resenhas de animes, aqui estou eu, e trago para vocês hoje a resenha de um anime muito louco chamado Arakawa under the bridge.



Título: Arakawa Under The Bridge
Autor: Hikaru Nakamura
Gênero: Seinen, comédia, romance
N° de episódios: 26 (13 para cada temporada)
Emissora de TV: TV Tokyo
Direção: Akiyuki Shinbo
Estúdio: Shaft
Período de emissão: 1° temporada – 4 de abril de 2010 a 27 de junho de 2010
2° temporada – 3 de outubro de 2010 a 26 de dezembro de 2010


Bom, pessoal, escrever sobre esse anime é algo meio complicado, pois Arakawa under the bridge é o tipo de obra que você só entende (ou não) quando assiste. Para falar a verdade, a essência desse anime é maravilhosa, mas se você não for capaz de enxergá-la, tudo o que verá será uma história insana, com personagens insanos vivendo num lugar mais insano ainda (rsrs).



Há quase três anos atrás, quando eu ainda estava na minha fase de “novata no mundo dos animes”, acabei me deparando com Arakawa under the bridge. A princípio, o que me chamou atenção foi o nome (por ser muito longo), depois disso, resolvi ler a sinopse e fiquei bastante interessada na história, pois mesmo não tendo assistido muitos animes naquela época, sabia que o enredo era incomum. (pra falar a verdade, acho que fui “sugada” pela premissa de “viver embaixo da ponte”, pois acho que em algum momento da minha vida, talvez quando era criança, eu já tenha imaginado esse tipo de coisa – não como algo ruim e sim como algo legal kkkkk).


Paisagem maravilhosa
Quando me lembro desse anime, consigo visualizar em minha mente a paisagem linda que compõe o cenário da obra: a ponte esplendorosa, o Rio Arakawa cujas águas tremulantes refletem a luz do sol, o céu azul (ou algumas vezes alaranjado), o mato verde que balança de um lado para outro seguindo a força do vento. E, por fim, aquela sensação surreal de liberdade plena, pois lá é um lugar onde você pode fazer o que quiser, vestir o que quiser, pensar o que quiser, sonhar o que quiser e ser o que quiser...



Tudo começa quando Ichinomiya Kou, um estudante universitário de 22 anos de idade, herdeiro de uma grande empresa e metido à “nerd sabe-tudo”, acaba tendo suas calças roubadas por crianças arruaceiras, que a penduram numa viga da ponte como se fosse uma bandeira. 


kkkkkkk

Kou resolve subir na viga para tentar pegar suas calças de volta, porém, ele acaba encontrando uma garota pescando no rio, e ela oferece-lhe ajuda.


Nino, a venusiana.
Kou não aceita a ajuda da garota, pois segundo ele, em sua vida inteira ele viveu sob o lema: Nunca fique em dívida com ninguém.
Porém, um rapaz “engomadinho” como ele não se daria bem nessa tentativa de salvamento de suas calças, sendo assim, Kou acaba caindo no rio e começa a se afogar.



A vida de Kou parece estar por um fio, porém, eis que surge sua salvadora: Nino, a venusiana.


Kou é um rapaz de sorte ^^
Nino é uma garota muito bonita e misteriosa, porém, não bate muito bem da cabeça (rsrs). Ela acha que veio de Vênus e acredita que um dia poderá voltar ao seu planeta de origem e finalmente reencontrar sua família. Além disso, ela mora debaixo da ponte e sua casa é feita de papelão.

Nino, sendo uma ótima nadadora, logo mergulha no rio e resgata Kou. Ao acordar, o rapaz fica desesperado, pois o lema de sua família é “Nunca ficar em dívida com ninguém”, e naquele momento, Kou estava em dívida eterna com Nino (afinal, ela salvou sua vida!).

O rapaz pergunta à garota o que ela quer em troca por ter salvado sua vida, e Nino, sendo a maluquinha que é, diz a Kou para ele se apaixonar por ela.


E aí, Kou, vai encarar?  Tenho certeza que isso não vai ser um grande sacrifício! rsrs

Kou fica perplexo com essa proposta, ainda mais pelo fato de que Nino exige que ele venha morar com ela debaixo da ponte. Porém, como esse é o único jeito de sanar sua dívida, o rapaz acaba aceitando.


E assim começa a aventura de Kou nesse novo mundo sob a ponte do rio Arakawa, onde ele conhece pessoas peculiares, de diferentes aparências, personalidades e com suas loucuras particulares (rsrs).

Moradores do Arakawa

Para morar com Nino debaixo da ponte, Kou precisa receber o consentimento do Chefe da comunidade. Esse chefe é um homem muito estranho, que veste uma fantasia verde e se autodenomina um Kappa (criatura sobrenatural que vive na água).


Um homem que acha que é um Kappa! kkkkkk

O chefe permite que Kou viva sob a ponte e lhe dá um novo nome: Recruta. Desta forma, todos na comunidade passam a chama-lo de Ric (abreviação de Recruta).

Ric (Kou) conhece os moradores "exóticos" do Arakawa, e entre eles estão:

Estrela


É um rapaz de 24 anos de idade que usa uma máscara amarela de estrela. No passado, já foi um cantor famoso. Porém, ele largou tudo para compor e cantar suas próprias músicas, passando a viver debaixo da ponte e fazendo consertos musicais para os moradores locais. Suas canções são estranhas e possuem letras malucas. Estrela se torna o “rival proclamado” de Ric, pois ele é apaixonado por Nino e faz de tudo para chamar a atenção dela. Ric e Estrela passam a competir um contra o outro, pois ambos têm ciúmes de Nino e querem mostrar a ela quem é o melhor entre eles.

Irmã

É um homem de 29 anos, alto, loiro, forte e de personalidade agressiva, que possui uma grande cicatriz no rosto e veste uma roupa de freira (Isso mesmo! Por isso ele é chamado de “Irmã” kkkkkk).
No passado, Irmã foi um soltado britânico, por isso, ele ainda conserva sua roupa do exército por baixo do manto de freira e também possui diversas armas, inclusive uma metralhadora que ele utiliza para realizar a “missa” na igreja debaixo da ponte. Ele também é um ótimo cozinheiro e faz biscoitos deliciosos. Irmã é apaixonado por Maria.

Maria

É uma mulher bonita e sensual, porém, possui uma língua afiada e costuma falar coisas que a maioria das pessoas não querem ouvir. Maria cuida de uma pequena fazenda próxima à ponte, e é lá que os moradores do Arakawa buscam alimento. Ela conheceu Irmã durante a guerra e ele se apaixonou por ela, porém, Maria trata Irmã com indiferença e nunca perde a oportunidade de provocá-lo e insultá-lo.


P-ko

É uma garota meiga, porém extremamente desastrada. Ela cuida da horta cujos legumes alimentam os moradores do Arakawa. P-ko é secretamente apaixonada pelo chefe da comunidade (Kappa).
(sinceramente eu não sei o que ela viu nele kkkkkkk)


Branquelo (Shiro)

É um homem de meia idade que prometeu a si mesmo que sempre pisaria na linha branca. Para isso, ele empurra em sua frente um carrinho vermelho que pinta linhas brancas, desta forma, ele sempre será capaz de caminhar sobre elas. Antes de viver embaixo da ponte, Branquelo era um executivo.

Irmãos de metal

São dois garotos (irmãos) que usam capacetes de metal que cobrem seus rostos. Eles acham que possuem poderes psíquicos e que por isso devem usar os capacetes (para controlar seus poderes) e também para despistar os militares que estão procurando-os (com a finalidade de fazer experimentos estranhos).


Stella

Uma garotinha fofa que vivia no orfanato britânico onde Irmã trabalhava. Apesar de parecer inofensiva e “kawaii”, Stella tem uma personalidade diabólica escondida por trás de seu rostinho bonito e atitudes meigas.

Último samurai

É um barbeiro/cabeleireiro habilidoso que usa sua navalha para cortar cabelos em questão de segundos. Ele dirige uma barbearia embaixo da ponte. Seu visual (cabelo) é típico de samurais e ele possui uma espada que foi dos seus antepassados. Antes de viver sob a ponte, ele já foi um cabeleireiro famoso.


Billy

Um homem misterioso que usa uma cabeça de papagaio. No passado, era membro de um grupo yakusa. Costuma dizer coisas poéticas e filosóficas. Sua namorada chama-se Jacqueline.

Jacqueline

Uma jovem bonita que usa uma fantasia de abelha. Ela é a namorada “proibida” de Billy, e segundo ela, sua colmeia não permite o relacionamento dos dois. 
Na verdade, ela era a esposa do chefe do grupo yakusa do qual Billy era membro. Os dois se apaixonaram e resolveram ficar juntos.
Jacqueline e Billy

Princesa Amazona

Mora nas proximidades do Rio Arakawa. É uma mulher com um corpo musculoso de guerreiro, porém usa uma maquiagem pesada, e apesar de seu corpo másculo, ela tenta ser feminina. Seus seguidores protegem o “tesouro da Amazona”, que na verdade são doces.



Cada morador do Arakawa é encarregado de fazer alguma tarefa em prol da comunidade. Desta forma, Nino, que é uma nadadora excepcional, foi encarregada de pescar peixes para alimentar os moradores do local. Como novo membro da comunidade, Ric também recebe uma tarefa. Sendo ele um rapaz inteligente, passa a ser o professor do Arakawa.



A vida no Arakawa é levada de um jeito insano, porém livre e divertido. É como se você entrasse numa brincadeira onde pudesse escolher ser quem ou que quiser. Se você pudesse largar tudo, todas as suas obrigações, coisas que te deixam estressado, confuso e deprimido, para viver num lugar onde todas as pessoas também fizeram o mesmo, isso seria bom ou ruim?



Em Arakawa, há missa todos os domingos, onde um homem grandalhão vestido de freira aponta sua metralhadora para o alto, atira e depois distribui biscoitos. Em Arakawa, o Chefe promove competições, brincadeiras, festas e muito mais. E mesmo que esse Chefe seja um homem que se veste com uma fantasia estranha que mais parece uma tartaruga, ele é respeitado por todos.





A princípio, Ric parece completamente deslocado nesse lugar. Ele não consegue entender o modo de vida dos moradores do Arakawa, e fica inconformado com isso. Para ele, nada do que eles fazem ou dizem faz realmente algum sentido, e quanto mais os conhece, mais tem a certeza de que todos são loucos. Porém (dizem que a loucura é contagiosa kkkk), à medida que o tempo vai passando, Ric já começa a aceitar as atitudes de cada um, e mesmo que nem sempre os compreenda, ele apenas se torna parte da comunidade, vivendo da mesma maneira que os outros, sem tantas preocupações ou anseios, deixando que a liberdade o torne uma pessoa que vê o mundo de um jeito diferente, através dos olhos daqueles que deixaram o mundo real de lado para finalmente serem felizes.







A relação de Nino e Ric se desenvolve de forma pura e simples, e às vezes até de maneira um pouco incomum (como tudo que acontece nesse anime rsrs). Porém, podemos perceber que existe um forte sentimento, algo que os mantêm ligados. É difícil acreditar que uma garota tão avoada como ela possa amar, assim como também não é fácil perceber o quanto Ric a considera uma pessoa importante em sua vida. Mas no fim das contas, Nino e Ric são inseparáveis.






O único “drama” que existe nesse anime é o fato de que, ao descobrir que seu filho está morando debaixo da ponte, o pai de Ric resolve usar sua influência para expulsar todos os moradores do Arakawa. E ele consegue? Bem, isso vocês só vão saber se assistirem ao anime... rsrs



Bom, pessoal, essa resenha já está me deixando nostálgica ashuashusha Acho que é melhor parar por aqui antes que eu fique deprimida por sentir falta desse anime (nem tanto pelo anime em si, mas pela sensação de liberdade que ele me transmitia).

Porém, antes de me despedir (e para me deixar com mais nostalgia do que eu já estou rsrs), vou postar logo abaixo as aberturas e encerramentos do anime (que eu simplesmente AMO!):

Abertura da temporada 1

Abertura da temporada 2
infelizmente o youtube bloqueou o áudio por causa dos direitos autorais (sorry), mas se vocês quiserem  ouvir a música, cliquem aqui.

Encerramento da temporada 1

Encerramento da temporada 2


Abertura especial (Maria)

Obs.: As duas temporadas de Arakawa under the bridge não “cobrem” toda a história, pois ainda há continuação no mangá. Desta forma, não existe um final apropriado no anime. (Quem tiver curiosidade sobre o final, vai ter que ler o mangá rsrs).

Bom, pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado dessa resenha. Confesso a vocês que Arakawa under the bridge foi um dos primeiros animes que eu pensei em fazer uma resenha (assim como a série The Dead Zone rsrs), mas acabei deixando pra depois, e agora, passado tanto tempo, finalmente postei minha análise dessa louca e maravilhosa obra aqui no blog (rsrs).


Até mais!

Venham todos para o Arakawa under the bridge!

E não precisam ter medo, eu protejo vocês!




4 comentários:

  1. Eu adoro esse anime principalmente pela reflexão q ele traz a respeito do modo de vida das pessoas no mundo real, onde tudo é restringido de alguma forma.

    ResponderExcluir
  2. Arakawa Under the bridge tem um estilo diferente. Ele é neosensorialista, que foi um movimento no Japão parecido com o surrealismo. Coberto de sátiras sobre os costumes e ideais da sociedade, vemos bastante no anime o traço do humor ácido. É um anime bastante profundo, exige um pouco de concentração, pois como vc disse, se não prestar atenção vai achar que é só um anime maluco kkkkkkkkkkk mas enfim, amo esse anime, estou colecionando o mangá que está em publicação pela Panini e concordo sobre as aberturas e encerramentos, são maravilhosos mesmo! Parabéns pela resenha, está maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Ah, e agradeço também pela informação (sobre o neosensorialismo, não sabia disso), muito interessante!

      Excluir
  3. Esse é meu anime preferido, amei a resenha. Realmente dá sensação de nostalgia em ler isso :333 kk

    ResponderExcluir