quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nana (anime)


Duas garotas com o mesmo nome, porém estilos diferentes, gostos diferentes, personalidades diferentes...
Um anime que me surpreendeu...

Título: Nana
Autora: Ai Yasawa
Gênero: Josei, romance, musical
Número de episódios: 47
Emissora de TV: NTV
Direção: Morio Asaka
Estúdio: Madhouse
Período de emissão: 5 de abril de 2006 à 28 de Março de 2007

Quando li a sinopse de Nana, achei que se tratava de uma simples história onde duas menininhas resolvem morar juntas como amigas e correr atrás de seus sonhos, porém, depois de assistir o primeiro episódio... O segundo... O terceiro... Fiquei completamente chocada com a complexidade do enredo, que mostra de uma forma aberta e sem preconceitos os problemas dos relacionamentos amorosos vistos de um ângulo completamente feminino. Além de tudo, revela como pode ser difícil construir uma carreira no mundo da música.

Principais personagens do anime.

Integrantes da banda Black Stones, da esquerda para direita: Nobu, Nana, Yasu e Shin.
Integrantes da banda Trapnest, da esquerda para direita: Naoki, Ren, Reira e Takumi.

Embora alguns classifiquem Nana como um Shoujo (gênero de anime voltado para garotas adolescentes), o certo é considerar Nana um Josei (gênero de anime voltado para mulheres adultas), pois o enredo aborda sexualidade, vícios, conflitos sentimentais e romances não idealizados (o romance idealizado é a principal característica do shoujo).

Os traços exóticos de Yazawa dão um toque especial à obra.

Atenção: Spoilers

Tudo começa quando Nana Komatsu resolve ir para Tóquio no intuito de desfrutar sua vida de forma independente e ficar mais perto de seu namorado Shouji. No trem rumo à Tóquio, ela conhece Nana Oosaki e fica impressionada com sua beleza e seu jeito independente. Nana Oosaki é vocalista de uma banda de punk-rock chamada Black Stones, ela está indo à Tóquio para tentar fazer sucesso por lá, e também, é claro, reencontrar seu grande amor.

A primeira vez que as Nanas se encontram: Num trem rumo à Tóquio.
Nana Oosaki tem uma personalidade forte, é determinada, às vezes até um pouco áspera e mandona, porém além de tudo é uma pessoa misteriosa que esconde uma sensibilidade interior, o que mostra que seu jeito rude é apenas uma armadura que protege seu coração ferido por mágoas do passado.

Nana Oosaki

Nana Komatsu é uma garota de mente aberta e extrovertida, está sempre em busca de um romance, porém seus relacionamentos nunca duram muito tempo. Nana Komatsu, apelidada de Hachi pela outra Nana, é alguém que interiormente se mostra carente de atenção e que sempre espera os cuidados de seus amigos.

Nana Komatsu
O anime foca-se nos relacionamentos amorosos e na amizade das duas Nanas.

Nana Oosaki, sendo orgulhosa, recusa-se a admitir que não superou a paixão que sentia pelo antigo baixista de sua banda, Ren. Porém, quando o dois se veem novamente, Nana não consegue esconder seus sentimentos e os dois acabam voltando a ter um relacionamento. No final do anime, Ren pede Nana em casamento e ela aceita.

Nana e Ren
Já Nana Komatsu, não consegue administrar seus romances, que sempre acabam de uma forma frustrante. Antes de conhecer Shouji, ela se envolve com um homem casado e acaba sofrendo por ser abandonada. Quando conhece Shouji, eles se tornam amigos e posteriormente namorados, porém, após algum tempo o relacionamento dos dois vai esfriando e Shouji se sente distante de sua namorada, por isso, acaba se apaixonando por outra garota e traindo Nana. 

Nana (Hachi) e Shouji
No final, depois de tantas experiências desagradáveis, Nana Komatsu acaba se envolvendo sem compromisso com um dos integrantes da banda Trapnest, Takumi. Ele a engravida, porém, antes de saber que está grávida, Nana tem um romance com o guitarrista da banda Black Stones, Nobu. A gravidez deixa Hachi psicologicamente desestabilizada. Apesar dos pensamentos de que poderia fazer um aborto, ela decide ter o filho. Takumi, ao saber de sua gravidez, resolve pedi-la em casamento. Nana acaba tendo que decidir se continua com seu romance com Nobu ou se aceita o pedido de casamento de Takumi. Como ele é o pai da criança que ela está esperando, Nana resolve aceitar seu pedido de casamento e assim, abandona Nobu.

Meu casal favorito!

Nana e Nobu
Muitos não gostaram do final, quando Nana Komatsu resolve deixar um cara legal que estava realmente apaixonado por ela para se casar com um cara frio, mulherengo e egoísta. Mas eu, contrariando todos aqueles que odiaram esse desfecho, gostei do final. Pelo que eu entendi, Hachi não escolheu Takumi só por ele ser o pai de sua filha ou por ele ser rico (é claro que esses motivos também contribuíram para sua escolha) . Nana escolheu Takumi por que gostava dele, e embora sua consciência dissesse que o certo seria escolher “o rapaz de melhor caráter”, ela mais uma vez seguiu o seu coração torto. Ainda que existam tantos “contras” a esse relacionamento, devo dizer que Nana e Takumi formam um belo casal em minha opinião. 

Nana e Takumi: Um relacionamento intenso e cheio de surpresas.
Outro casal que chamou bastante a atenção dos espectadores: Reira e Shin. Reira é a vocalista da banda Trapnest e é secretamente apaixonada por Takumi, porém, Takumi a trata como se fosse uma irmã mais nova e isso a deixa muito magoada. Para esquecer esse amor não correspondido, Reira se envolve com Shin, um rapaz solitário que além de trabalhar na banda Black Stones, também é garoto de programa. 

Reira paga Shin para se deitar com ela. Depois de algum tempo, o relacionamento baseado em sexo se transforma em algo que envolve sentimento.
Nana é uma trama complexa que explora o mundo feminino de um jeito diferente e sem idealizações, uma trama que nos envolve e que nos faz pensar : Somos tão complicadas assim? 

Todos cometem erros, se arrependem, voltam atrás, amam e deixam de amar, afinal, somos todos humanos.

Bem, pessoal, é isso, espero que tenham gostado, vou terminando este post, até a próxima!



41 comentários:

  1. haaa para
    minha namorada me falou que estava endo esse anime e que eu era o nabu
    vai se fuder !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nobu é legal! A Nana que não soube escolher direito! kkkkkkkk
      E vai ver a tua namorada ainda não viu o final do anime kkkkkk

      Excluir
  2. Oii tudo bemmmm... queria saber se as duas reatam a amizade? estou ansiosa por isso e ainda muito para chegar lá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas fazem as pazes sim, então não se preocupe rsrs

      Excluir
    2. Há fico bem mais tranquila hehehe, estava procurando as melodias instrumentais que tocam nas cenas dramaticas do anime... eu adoro elas já chorei tanto ouvindooo.. mas nao encontro em lugar nenhum.. você sabe onde poderia achar elas? ^..^

      Excluir
    3. Encontrei uma coleção de osts do anime, não sei se é exatamente o que você procura, mas dá uma olhada:

      tem nesse canal no youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL14E9148F9E1F0257

      e nesse site pra baixar: http://anime.thehylia.com/soundtracks/album/nana-707-soundtracks-320-kbps

      Excluir
    4. Arigato ^^ vou olhar agora mesmo... Sabe eu concordo totalmente com vc! Nobu é muito bonzinho! Mas meu casal preferido é o Takumi e Nana (Hachi), mas estou com tanta pena da amizades das duas ter terminado.. da hachi nao participar dos shows.. e de todo sofrimento que a nana passa por estar distante dela.. Ela é muito solitaria e havia se apegado completamente a amiga.. está tento a crise de aerofagia.. me corta o coração pobre Nana! quero ver ela bem.. outro episodio que eu choro kkkkkkkk que anime intenso ^.^

      Excluir
    5. Ahhh então eu vou ter que te dizer uma coisa, e desculpa por não dizer antes. No anime o final é estranho, então as coisas só são esclarecidas no mangá mesmo. O problema é que o mangá até hoje também não foi finalizado, porque a autora ficou muito doente. Eu não li o mangá, mas já vi spoilers de que as duas Nanas se reconciliam, mas no anime isso não chega a acontecer de fato (apesar de que as duas querem muito se reconciliar).
      Já que faz muito tempo que eu vi esse anime, tinha esquecido desse detalhe. Sorry!

      Excluir
  3. Há tem no mangá... ?? preciso ler ele rapido pro meu coração ficar em paz.. pobres das duas nanas.. torço tanto pra elas voltarem a ser amigas logo... Heyyy... Li um spoiler dizendo que Hachi, desconfiada do Takumi com a Reira, se separa dele e volta a ficar com o nobu, ouviu falar de algo assim tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece que isso acontece mesmo... Na verdade, o anime deveria ter segunda temporada, mas por causa do mangá que não foi finalizado, acabaram não fazendo. Pelo que eu fiquei sabendo, muita coisa ainda acontece no mangá. Então, caso vc não goste do final meio estranho que fizeram pro anime, seria bom dá uma olhada no mangá, parece que o anime parou no volume 12 do mangá (e no total, são 21 volumes), o que significa que o anime só conta metade das coisas que aconteceram no mangá.

      Excluir
    2. Quando eu terminei de ver o anime, fui procurar o mangá pra saber a continuação. Só que acabei desanimando quando descobri que a autora não tinha dado um fim pra essa história. Até hoje tem gente que ainda está esperando a continuação, mas parece que ela não vai fazer mais.

      Excluir
    3. Teve uma noticia recente que ela estava se recuperando de uma doença, e que no ano passado deu entrevista em duas revista e que agora que se recuperou, talvez terminasse o manga.. estou começando a procurar o mangá pra mim continuar lendo de onde parou kkkk essa historia é tão intensa.. os sentimentos.. as fraquezas e medos deles, os relacionamentos tanto de amor quanto de amizade.. quero ler até onde ela tiver feito *-----* kkk já vi um spoiler q o Ren morre.. fiquei chocada afss.. '-' muito triste ='( ... mas ainda bem q a Nana tem o yasu que é o porto dela... ^.^ preciso ler a sequencia ^.^

      Háaa os links que me mandou perfeito.. obrigadaaa era exatamente o que eu estava procurando *-* baixei todas que eu queria já >..<

      Excluir
    4. De nada :) que bom que links estavam certos rs

      Também vi uma notícia de que estavam pensando em dar continuidade ao anime e fazer um "final". Se a autora permitir, acho que vão fazer isso. Nana é um dos mangás josei mais vendidos do Japão, merece um final apropriado.

      Excluir
  4. Fiquei desanimada aqui pra ler.. hehe, uma amiga me disse que o mangá é muito triste... (a continuação após o anime =/ ) e que lá no japão mesmo não saiu nenhuma noticia nem nada de que a autora va continuar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Na época em que eu terminei o anime e procurei o mangá, também desanimei por causa disso, principalmente pela falta de um final da história. Mas como eu disse ali e cima, ainda existe esperança de que produzam uma segunda temporada do anime e façam um final, mas eles ainda precisam da permissão da autora, e a gente não sabe se ela vai permitir.
      Já que ela não quis continuar, poderia pelo menos dá uma chance pra outra pessoa, né? rsrsrs

      Excluir
    2. verdade... é frustante a gente não saber como vai terminar, o que vai acontecer depois que chega num momento importante no mangá.. Vi gente que chorou 3 dias seguidos apos ler certas coisas que ocorrem no mangá.. Imagina o Drama hehehe é complicado ler e ficar sem a sequencia do que ocorre no final.. T.T Eu espero que ela permita que façam o final do anime.. *-* verdade..

      Excluir
    3. Ontem eu tentei mandar msg mas nao foi e nao vi kkkk, bom eu concordo com vc já que ela nao pretende continuar poderia deixar outros terminarem sim, pra gente ver o que acontece..

      Eu não consigo ler o mangá.. até baixei já alguns volumes mas travei kkk é porque imagina que frustrante é chegar numa cena dramatica, e não poder saber como terminará? seria angustiante .. frustrante demais kkk tenho uma amiga que disse que chorou durante 3 dias e ficou muito depressiva apos ler certa cena do mangá O.o não quero que isso aconteça.. ainda mais que eu não poderia saber o que viria depois T.T

      Excluir
    4. Eu acabei ficando só com anime mesmo, apesar do final confuso... De qualquer forma, quem sabe um dia eles lançam uma segunda temporada.

      Excluir
  5. Estou aqui tendo minha depressao pós termino do anime... Realmente vou ter que ler o mangá.
    Poxa, poderiam terminar a história né, ja li em alguns lugares que a Ai Yasawa está bem, e só não termina nana pq não quer mesmo.
    Ela prefere a outra obra dela, paradise kiss,muito triste isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti o anime esse ano e terminei agora.. sinceramente? Muito chateada com esse final realístico mas entendo. Você leu o manga? Conseguiu achar?

      Excluir
    2. eu sei onde ler Nana o mangá se vc quiser

      Excluir
  6. Também estou até hoje na depressão pós término!! Você pode me recomendar animes similares pra aliviar essa tristeza? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana é um anime tão único, não conheço nenhum parecido, tem Paradise Kiss, que é da mesma autora, mas talvez você já tenha assistido.

      Excluir
  7. Pode me passar o link do mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://mangasproject.zlx.com.br/Lista/mangas/847-nana

      Excluir
  8. Oi! Gostei da resenha que você fez. Nana é um anime bem feito e espero ver o final do mangá um dia ;---; Mas eu notei algo diferente quando Nana (Hachi) larga o Nobu para ficar com o Takumi. Eu interpretei dessa forma: Além do Takumi ser o pai da criança, Nobu, que gostava muito dela, estava disposto a largar tudo para cuidar dela. Ele provavelmente desistiria de ser um baterista para cuidar dela e do bebê. Por isso eu interpretei a ação da Hachi como uma forma de amar o Nobu mais do que a si mesma (porque os amigos dela sempre diziam que ela se escolhia ao invés dos namorados, mesmo dizendo que os amava). Ela sacrificou a chance de ficar com o amor dela para trazer o melhor para o bebê e para ele. Foi isso que eu notei, levando em consideração como trabalharam a personagem no decorrer do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, essa também é uma possibilidade, já que ela gostava muito do Nobu e foi difícil deixá-lo. Mas ela também gostava do Takumi, no entanto, acho que gostava mais do Nobu e por isso o preferiu não envolvê-lo em seus problemas.
      Acabei de lembrar de um drama japonês que assisti recentemente e teve um final semelhante. A protagonista decidiu no final que ficaria com quem ela não se sentia na obrigação de proteger.

      Excluir
  9. Uma coisa que eu odiei foi o comportamento abusivo do Takumi e da Nana Osaki. Nana Osaki enxergava a Hachi como um cachorrinho durante boa parte da trama e suas ações visavam apenas fazer com que ela não perdesse seu cachorrinho. Takumi provavelmente tem essa mesma visão, tanto que trata Nana Komatsu como propriedade, invade a casa dela, espalha o segredo para separar ela e o Nobu e ainda decide tudo por ela, isso sem falar no sexo quase forçado de "reconciliação", que tava mais pra estupro. Ainda temos Junko e Kyosuke que mais julgam a Hachi e fofocam sobre a vida dela do que realmente dão bons conselhos, no fim só atrapalharam em todos os momentos e nunca de fato apoiaram a Nana em nada. Isso sem falar do Shoji, tudo bem que ninguém escolhe por quem se apaixona, mas ele era tão ou até mas egoísta que a própria Hachi, ele não a amava de verdade. São personagens que me revoltam mais que a inércia da Hachi em tomar a rédea da própria vida sem depender de nenhum desses embustes. Na continuação espero que a autora desenvolva a Hachi e a torne uma mulher forte e independente, porque na real, ela só se fodeu a história toda, parte por culpa dos embustes, parte consequência do próprio comportamento dela. As únicas pessoas que realmente não a tratavam como animal de estimação eram o Nobu, o Yasu e o Shin. O resto ela poderia ficar bem sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Cara de todos os comentarios que vi a respeito da istoria de Nana o seu foi melhor.Ainda nao tinha visto por esse lado e vendo seu comentario parei para pensar.Eu li o manga Nana em 2009 e depois quando saiu o anime assisti todos os episodeos.Na epoca li o manga em portugues e como ainda nao tinha terminado a traduçao e logo foi lincenciado pela panini eu termenei de ler em espanhol.Para mim foi o melhor manga e anime ate hoje feito por ser realista coisa que é muito raro nos mangas Shoujo e jaosei.Para mim Nana e um josei sem duvida.E com a noticia em 2016 em uma revista de moda a autora disse que tema pretençao de continuar a historia.Estamos em 2018 vamos ver se ela finaliza por que ela esta com 50 anos.Não custa nada sonhar kkk.

      Excluir
    3. Tive as mesmas ideias que você.. iguais. O que me deixou muito revoltada e chateada. Queria um final feliz pra Hachi e seria com o Movimento, apesar dele ser um covarde ( pois se ele falasse que a amasse ou tivesse encontrado ela teria outro final)!!
      Mas pra não chorar, fui criando a ideia de que o Takumi gostava da Hachi, que apesar de frio, egocêntrico e tudo mais ele se apaixonou pela Hachi e não queria admitir!! Fora que ele se sentiu desprezado pela primeira vez oque aumentou a paixão, não e atoa que ele muda oque ele havia dito ( já que primeira vez pelo telefone falando sobre que a Naná não se desse ao trabalho de avisar se estava grávida e depois mudando de ideia e falando que assumiria o filho mesmo se ele fosse do outro e ainda casaria com ela).
      Sempre queremos finais felizes para essas histórias já que sabemos que na vida real não acontece, mas esse anime foi vida real ( ela decidiu oque era melhor pra ela e o filho, e de certa forma para o Nobu pois sabia que ele assumindo teria que largar tudo pra cuidar dela) . Mas fiquei triste, queria um final sem mais dificuldades e os dois ficando junto e pronto.
      Por mais que digam que no manga da a entender que ela vai separar futuramente e viver seu amor com Nobu. Triste imaginar anos de sofrimento. mas e a realidade.

      Excluir
  10. Não tem 3 dias que terminei de assistir o anime NANA( e 1 de ter lido o mangá) e posso jurar que é o melhor anime que já assisti ( já assisti bastantes kkkk) Isso pq, como todos disseram o enredo se diferencia por ser bastante complexo e se aproximar bastante da realidade, como disse Cerine-chan também fiquei chocada quando comecei a ver os primeiros episódios. Era tudo tão real, nada de fantasia ou idealizações. Pra mim é isso que faz NANA se tornar tão único, a profundidade dos personagens, suas fraquezas, seus medos, seus sonhos, é tudo muito bem trabalhado. Uma coisa que eu senti falta ao ler várias análises e ver muuuuitos vídeos ( sério, eu estou completamente apaixonada por esse anime, help *-* kkkkk) é que quase ninguém fala sobre o sentimento profundo da NANA (osaki) pela sua amiga. O sentimento é tão forte que acho que transcende a amizade, ela é apaixonada pela amiga, não que tenha um desejo sexual ( a nana msm admiti) mas é um amor tão grande que as vezes parece que ela ama mais a Hachi do que a si própria. Varias vezes ela pensa em viver somente ela e Hachi, protegendo a sem ninguém pra atrapalhar, é certo que as vezes parece mais uma obsessão que nem nosso amigo falou ali em cima, que Hachi era tratada como um cachorrinho, mas sobre isso acho que foi mais uma forma da autora deixar o anime engraçado, o que funcionou kkkkk. Mas enfim, acaba que essa obsessão que a NANA tem mostra uma parte da personalidade dela, uma fraqueza, um medo de viver sozinha depois que se apagou a Hachi, então não acho que Nana trate ela como algo inferior mas sim como alguém extremamente importante que não pode perder. Osaki Nana de longe é a minha personagem favorita, a personalidade e os defeitos dela me atraem bastante como uma estudante de Cinema. Enfim, seu texto estava ótimo Cerine-chan, obrigada pela leitura! E por último, como vários fãs, espero muuuito que Ai Yazama sensei consiga terminar logo o mangá e não nos faça esperar mais “9" anos. Onegai shimasuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super gostei do seu comentário. É verdade que pouco se fala da desse amor que a Osaki Nana sente pela Hachi, por isso gostei da sua observação.
      Já faz mais de 6 anos que vi esse anime, um dia vou tomar coragem pra assistir de novo, é uma obra complexa, cheia de nuances, e de 2012 pra cá eu amadureci bastante, eu sempre gosto de reassistir coisas que eu vi anos atrás, por que me dá uma nova visão, novos sentimentos que eu não senti quando vi pela primeira vez.

      Agradeço pelo comentário!

      Excluir
  11. Falei bastante no último comentário mas não podia esquecer de falar sobre a trilha sonora que é maravilhossa.A voz da cantora que escalaram para dublar a NANA nas canções é simplesmente maravilhosa, Anna Tsu.Sem contar no significado das melodias, é simplesmente maravilhoso, não é atoa que NANA é considerado um dos melhores anime na categoria musical!
    Obs: A dubladora da voz normal da Nana tbm é ótima, adoro aquela voz rouca.

    ResponderExcluir
  12. Sei que estou um pouco atrasada, demorei muito pra ver Nana porque sempre me disseram que a história é triste, então nunca tive interesse em assistir, PORÉM... em pleno 2018 eu assisti o anime e estou com uma exclamação gigantesca na minha cabeça, pois como dito nos demais comentários, o final do anime não tem pé, nem cabeça e por isso eu tive vontade de ler o mangá, pq muitas coias ainda ficaram em aberto, mas não encontro o mangá em lugar nenhum!! Gente, pelo amor de Deus, em qual site vcs leram Nana?!?!?! Ajuda essa mulher desesperada, não estou sabendo lidar com essa situação ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Talita, a situação da complicada kkkk
      Parece que os scans que traduziram o mangá tiveram que remover por que uma editora brasileira resolveu lançá-lo, se eles não removessem poderiam ser processados por causa dos direitos autorais.
      Eu não sei como está a situação, se ainda tem em algum lugar disponível online ou pra baixar... Acho que você vai ter que fazer um esforcinho extra pra achar, e se não der, talvez seja o jeito procurar em outra língua, inglês ou espanhol.

      Excluir
    2. Haha😆
      Pior fui eu! Vi a sinopse em 2017, mas achei que se tratava de um anime bobo, mas então quando fui assistir (2019), era uma história muito complexa.

      Excluir
  13. Realmente gostei de ler este artigo.
    Sinceramente, nunca gostei de NanaXShouji,mas quando ele traiu Nana, Fiquei em dúvida se queria que ela chorada, metido a porta da nele até morrer, ou se ela seguia em frente. Ainda bem que ela seguiu em frente. A parte do esmagar os órgãos do cara pode ser feita por mim mesma.

    Gostei desse final, realmente. Pelo visto, as duas Nana conseguiram viver suas vidas "em paz"

    ResponderExcluir
  14. O final da Nana com o Takumi é INTRAGÁVEL! Tem ainda aquela parte que ele estupra ela é fala que ela tem que se preocupar apenas com os sentimentos dele. Ai que cara asqueroso! Deu até saudade do final de School days pro Takumi!

    ResponderExcluir
  15. super anime mais com final super cagado sem mais pra mim só não dou 10 por causa do final 9.0

    ResponderExcluir