quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Recomendação de filme: Jung_E

Olá pessoal!

Hoje eu venho trazendo pra vocês uma recomendação/resenha de filme!

Let's go!


Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, uma pesquisadora lidera os esforços de pôr fim a uma guerra civil. Para isso, clona o cérebro de uma destemida capitã do exército: sua mãe.


Então... Eu estava no tédio procurando alguma coisa pra assistir até que vi o pôster desse filme e, claro, ele me chamou a atenção. Eu adoro filmes de ficção científica que envolvem robôs/androides então fiquei super curiosa e resolvi ler a sinopse do filme. No entanto, depois de ler a sinopse, ela não me chamou tanta atenção quanto o pôster, e por isso eu resolvi deixar pra assistir depois.

Até que no domingo passado (dia 12 de fevereiro) eu estava no tédio de novo e finalmente resolvi dar uma chance a esse filme. Resultado: Eu chorei horrores no final e sim, eu AMEI!


Jung_E é um filme coreano da Netflix que se passa num futuro pós-apocalíptico, onde há uma guerra civil e um planeta quase inabitável por conta das inundações causadas pelo aumento do nível dos oceanos (resultado do aquecimento global). Mas o foco do filme não é esse e sim a história de uma cientista chamada Yun Seo Hyun, que trabalha num laboratório onde está sendo desenvolvida uma robô AI (inteligência artificial) para fins militares.

A inteligência artificial em questão é resultado da clonagem do cérebro da mãe de Yun Seo Hyun, que era uma mercenária muito habilidosa em combate contra máquinas durante a guerra.


No passado, Yun Jung Yi trabalhava como mercenária na guerra com o intuito de juntar dinheiro para pagar a cirurgia de sua filha, que tinha um tumor no pulmão. No entanto, em sua última missão, ela acabou sendo ferida gravemente e ficando em coma sem saber se a cirurgia de sua filha tinha corrido bem. Esse fato deixou um assunto inacabado entre mãe e filha, gerando muitos arrependimentos por parte de ambas.

A essência desse filme é mostrar o amor de uma mãe por sua filha e de uma filha por sua mãe. Além disso, o filme também brinca com aquele mistério de "será que ele/ela é humano ou um robô?", e isso também nos instiga a observar atentamente o comportamento de certos personagens, pois a clonagem abordada nessa história não é uma clonagem biológica, é uma clonagem artificial não apenas da aparência física mas também da memória e personalidade feita a partir de uma tecnologia avançada onde robôs estão ocupando o espaço que antes pertenciam à humanos.


Bom, não irei revelar mais nada pois acho que já dei muitos spoilers hehe Mas acho que esses spoilers são necessários para que vocês leitores saibam que Jung_E não é apenas mais um filme de ficção científica sobre robôs e sobre guerra de máquinas! Talvez no início do filme vocês até pensem dessa forma, por isso meus spoilers estão aqui para avisar que a essência do filme é muito mais profunda e cheia de significado!

Antes de finalizar essa resenha, eu gostaria de dizer que fiquei muito triste quando descobri que a atriz Kang Soo Yeon, que faz o papel de Yun Seo Hyun (filha de Jung_E), faleceu na vida real. Kang Soo Yeon faleceu ano passado de uma parada cardíaca, e seu último trabalho foi Jung-E, que estreou na Netflix em janeiro desse ano.

Kang Soo Yeon (1966- 2022) foi a primeira atriz Sul coreana
a ser premiada num festival de cinema europeu.


Bom, pessoal, espero que a minha postagem tenha servido para atiçar a curiosidade de vocês!

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário