domingo, 12 de julho de 2020

Postagem especial: Métodos para escrever uma história (fanfics)


Olá pessoal, hoje estou aqui para fazer uma postagem especial!

Resolvi fazer essa postagem por que eu costumava ter muita dificuldade para escrever, então caso alguém também tenha as mesmas dificuldades que eu tinha, talvez isso possa ajudar.



Lembrando que cada pessoa é diferente e nem sempre um método que funciona para uma vai funcionar para outra. No entanto, essa postagem também tem como objetivo fazer com que você se conheça mais e seja capaz de utilizar seus próprios métodos.

Desde criança eu sempre quis expressar meus pensamentos e minha imaginação através da escrita, no entanto, também sempre fui uma pessoa ansiosa e não tinha muita paciência para escrever histórias longas.

Sempre que eu começava a escrever uma história, escrevia um, dois, três capítulos, as vezes conseguia chegar até ao quinto, mas acabava perdendo o interesse naquilo que eu mesma estava escrevendo e não conseguia levar a história adiante. 

Foi então que eu percebi que o meu problema era a falta de planejamento.



Como eu sou uma pessoa ansiosa, então preciso me sentir segura naquilo que estou escrevendo. Mas como fazer isso? Primeiro eu tentei me conhecer mais, saber como a minha mente funciona.

Existem pessoas que escrevem com bastante facilidade. Apenas escrevem, sem muito planejamento, e a história flui como mágica. No entanto, existem outras que precisam de uma rotina, que precisam planejar minuciosamente aquilo que querem escrever.

Eu faço parte desse segundo tipo de pessoas. Antes de começar a escrever uma fanfic, tenho que pensar em TODAS as cenas marcantes que quero que ela tenha. Então, eu descrevo de uma forma resumida cada uma dessas cenas, como se fosse um lembrete pra mim mesma.



Depois, eu tento encaixar essas cenas na linha do tempo da história que eu quero escrever. Afinal de contas, a história precisa fazer sentido, né? Não pode ser apenas um compilado de cenas desconexas. Em seguida, eu faço um pequeno resumo de cada capítulo da fanfic, ou seja, deixo claro aquilo o que eu irei escrever em cada capítulo, como se fosse um esqueleto da história.

Eu tenho uma memória ruim então pra mim é muito importante escrever um resumo antes de começar a escrever a história pra valer. Dessa forma eu não me perco e não me esqueço das coisas importantes que queria escrever (e que poderia estar nos capítulos finais, por exemplo). 



Quando começo a escrever uma fanfic, eu já tenho que saber como irei terminá-la. Lembra que eu disse que sou uma pessoa ansiosa? Então, se eu não souber bem aonde quero chegar, acabo não chegando a lugar nenhum.

Só depois de descrever as cenas e escrever um pequeno resumo de cada capítulo, é que eu começo a escrever a fanfic pra valer. Foi dessa forma que eu consegui superar as minhas limitações... seja de ansiedade, impaciência ou memória ruim...

Também estabeleço horários para escrever. Nem sempre eu os cumpro, mas só de ter um horário definido me sinto na obrigação de respeitá-lo, então isso me ajuda a ter alguma responsabilidade sobre o que estou fazendo. Quando você tem tudo organizadinho, faz parecer um projeto sério e que você deve cumprir.



Outra coisa que eu faço é escrever no bloco de notas do meu celular enquanto estou deitada na minha cama. Percebi que me sentia muito desconfortável sentada em frente ao computador, pois além da dor na coluna eu sempre tinha bloqueio criativo na hora de escrever. Então resolvi escrever da maneira que me deixava mais confortável. A história flui bem melhor quando estou deitada e relaxada hahaha



Então é isso, se você quer muito escrever mas não consegue, antes de desistir ou sair "se forçando" a escrever, tente se conhecer mais. Veja como sua cabeça funciona, de que forma fica mais fácil, não precisa ser do jeito convencional, basta ser do seu jeito ^^

Até mais pessoal! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário