quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Meus Desenhos - trabalhos da oficina de ilustração

Hello people! Olha eu aqui no último dia de 2015!

Vim para fazer algumas postagens de fim de ano! 

Sei que ando meio sumida ultimamente, tanto a faculdade quanto o meu vício por twitter e GOT7 são responsáveis por isso. Acho que a maior surpresa do ano pra mim foi o fato de eu ter viciado loucamente num grupo de k-pop. Se no começo do ano de 2015 alguém me dissesse que no final de setembro eu iria virar fã de GOT7, eu iria responder: Nossa, que bobagem, eu não sou "dessas" que se viciam em grupos de k-pop, eu só acompanho a carreira de atores coreanos! hahahahaha

Pois é, mas aconteceu, felizmente ou infelizmente. Bom, mas essa não é uma postagem pra falar de GOT7 (não se preocupem, a próxima será kkkkkk).

Nessa postagem venho trazendo alguns dos meus desenhos que eu fiz como trabalhos da disciplina de oficina de ilustração. Como eu adoro desenhar, resolvi fazer essa disciplina (que não é obrigatória no curso de design).

Em uma das aulas que tivemos, aprendemos a técnica de aquarela, ou seja, a pintar com aquarela. Pra mim que nunca tinha usado tinta aquarela antes, foi muito divertido e também trabalhoso! hahahaha

Esse foi o meu primeiro desenho/pintura com aquarela:



Apesar de simples, gostei bastante do resultado. É muito interessante como a aquarela se espalha rápido no papel, apenas uma pequena quantidade misturada com água já preenche tudo.

Bom, e outro trabalho que eu gostaria de mostrar aqui é uma ilustração feita tendo como base um poema e outra ilustração. Ou seja, um "remake" de uma ilustração antiga. 

A ilustração que eu escolhi para refazer foi essa:



Ela pertence á um livro da oitava série antigo, provavelmente dos anos 70 ou 80, e eu sempre gostei muito dessa ilustração. A proposta do trabalho era analisar a ilustração de uma forma técnica e semiótica, e posteriormente refazer a ilustração. E ela é baseada num poema/canção que fala sobre uma viagem:



Depois de analisar a ilustração antiga, o poema e ver as possibilidades de técnica, a minha proposta para nova ilustração foi essa:



Depois disso, a segunda proposição do trabalho era conciliar a nova ilustração com a nova técnica aprendida, que era a aquarela. A partir daí, fiz mais duas versões da mesma ilustração:





Sinceramente, eu não fiquei muito satisfeita com os dois resultados, ainda prefiro a primeira ilustração que eu fiz sem usar aquarela hahaha Talvez o fato de que eu ainda não domino muito bem a técnica tenha contribuído para o resultado "insatisfatório". A aquarela é muito imprevisível, e eu sou uma pessoa metódica com meus trabalhos (a não ser que o próprio trabalho exija improviso, aí eu improvisarei, mas caso contrário, não). Talvez se não fosse um trabalho da faculdade o resultado teria sido muito melhor, porque eu não estaria sob o estresse de ter que agradar minha professora. 

Bom, mas isso não significa que eu não gostei exatamente das duas últimas versões, eu só não acho que elas ficaram do jeito que eu queria. De qualquer forma, vou torcer para que minha professora goste.

Até mais pessoal!



4 comentários:

  1. Mulher, tu arrasa demais! *clapclapclap*

    Eu preferi a versão ~não aquarelada, mas só porque acho que é mais fácil deixar os detalhes. Talvez na aquarelagem, os detalhes se "espalhem", não sei. Preferência, mesmo :)

    Ficaram lindos, em todo caso, parabéns!

    AnônimA :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      pois é, eu também prefiro a não aquarelada (que, aliás, é pintada com guache kkkk)
      como eu disse, me falta mais domínio sobre a aquarela, eu só usei aquarela três vezes na vida, e foram nesses três desenhos que eu postei aqui hahahaha

      Excluir
  2. ohhhh ..
    de tirar o chapeu...
    falando com conhecimento de causa.. pq tb desenho e minha mae
    eh prof de artes e artista plastica.. entao cresci no meio de lapis e pinceis espalhados pela casa... rsrsrsrs
    posso dizer q esta muito bom..
    eu amo aquarela.. acho q eh lindo.. ludico e delicado..
    continua.. tem q treinar muito mesmo...
    bjao

    ResponderExcluir