sábado, 16 de maio de 2015

Meus Desenhos - Ambivalência

Olá pessoal! Como vão vocês?

Mais uma vez peço desculpas pela demora nas postagens, mas é que ultimamente eu mal consigo tempo pra dormir! A quantidade de trabalhos da faculdade que eu tenho pra fazer é exorbitante! Estou ficando maluca! kkkkk 

Hoje estou passando por aqui para postar uma pintura que eu fiz como trabalho de uma disciplina na faculdade. A disciplina se chama Semiótica. Pra quem não sabe o que é semiótica, farei uma pequena síntese: Semiótica é o estudo dos signos, e signo é qualquer forma de linguagem, de comunicação, seja ela falada, escrita, ou até mesmo a linguagem da música, da dança, da forma e da cor. A semiótica estuda a percepção humana em relação aos signos, o que nos influencia, o que nos move para determinada escolha de uma roupa, de um objeto etc, também a maneira como nos expressamos, seja pelo canto, pelo corpo, pela arte, pela linguagem de um objeto, entre outros. Para saber mais clique aqui.

Bom... Tenho que confessar, a disciplina de semiótica é uma "viagem" total. "Viagem" no sentido de que muitas vezes você acha que vai ficar louca com tanta informação difícil de entender. Há discussões sobre a existência humana, sobre a maneira como as pessoas se expressam através dos signos, sobre o significado dos objetos, entre outras coisas mais confusas.

Basicamente, o trabalho era construir algo (qualquer coisa, que poderia ser um desenho, uma instalação, uma performance, um objeto) baseado num sentimento sentido ao ouvir uma taça tibetana. A partir desse sentimento, nós desenvolveríamos signos que o expressassem e que passassem uma mensagem para as outras pessoas. No meu caso, o sentimento foi ambivalência, ou seja, dois sentimentos opostos ao mesmo tempo. Resolvi escolher a linguagem surrealista para expressar esse sentimento, juntei elementos, fiz pesquisas e também deixei minhas ideias fluírem. Eis o resultado: 





Quando comecei a desenhar, parecia até que o desenho/pintura se construía sozinho! Essa foi a primeira vez que eu me senti tão livre fazendo um trabalho da faculdade e, é claro, teve um significado muito importante pra mim, já que a pintura foi a expressão mais "pura" de um sentimento meu.

Apesar de ter sido "fluido", fazer essa composição foi muito trabalhoso! Acho que no total, devo ter passado mais de 30 horas para terminar essa pintura! Foi bastante cansativo, principalmente por que essa pintura mede 66 x 96 cm, é bem grande!

Enquanto eu tirava as fotos, algumas delas saíram com falhas:


Essa foto me deixou bem intrigada. Minha percepção sobre a minha própria pintura mudou bastante!


O grafite do lápis refletiu a luz do flash da câmera. Por um momento, é como se a pintura tivesse o poder de viajar alguns minutos á frente no tempo, já que metade do rosto da garota está se decompondo, e na pintura original, a decomposição ainda está no início.


Bom, pessoal, vou ficando por aqui. Nesse fim de semana não vou ter descanso, tenho ainda muita coisa pra fazer! Bye bye!



Nenhum comentário:

Postar um comentário