segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Recomendação de anime - Parasyte (Kiseijuu: Sei no Kakuritsu)

Olá pessoal! Olha eu aqui de novo!

Hoje trago para vocês mais uma recomendação de anime!

Mas antes, gostaria de avisar que houve um probleminha com meu notebook pessoal e agora terei que compartilhar o outro pc com o meu dongsaeng (irmão mais novo), o que significa que eu vou ter que dar uma diminuída no ritmo das postagens do blog (algo que eu não queria fazer, pois o objetivo era aproveitar as férias para fazer muitas postagens, até porque quando minhas aulas voltarem, provavelmente vou me afastar um pouco do blog). Bom, mas vou fazer o que puder para não passar muito tempo sem atualizar o blog!



Sinopse:

Com 17 anos, Izumi Shinichi é um estudante que mora com seus pais em uma vizinhança pacata de Tóquio. Certa noite, alienígenas no formato de vermes invadem a Terra e começam a tomar controle do cérebro de hospedeiros humanos ao entrar por suas orelhas ou nariz. Um desses parasitas tenta se arrastar para dentro do cérebro de Shinichi enquanto ele dormia, contudo acaba sendo pego e no fim consegue tomar posse apenas de sua mão direita. Graças a isso, tanto Shinichi quanto o parasita (que futuramente receberia o nome de Migi) permanecem cada qual com sua própria consciência, ao contrário do que ocorre com quem tem o cérebro invadido. Apesar do susto inicial, conforme os dias passam Shinichi vai aos poucos criando certo grau de confiança com Migi, ao mesmo tempo em que encontra outros parasitas contrários a essa relação e que tentarão matá-lo. (fonte:Wikipédia)


Gente esse anime é massa demais! hehe É muito bom mesmo!

E sabem o que mais me impressiona? O fato de que esse anime é baseado num mangá publicado em 1988!  Depois de 26 anos resolveram fazer um anime!

Lembro que na época em que eu estava pesquisando sobre as obras de Naoki Urasawa (há uns três anos atrás), acabei encontrando um site que fazia recomendações de mangás seinen/gekiga (gêneros mais adultos, tipo Monster, 20th Century Boys e Pluto) e foi assim que eu vi o mangá Parasyte pela primeira vez, e nesse site o autor fazia muitos elogios a esse mangá.

No entanto, nessa época eu meio que "julguei o livro pela capa", achei a sinopse do mangá muito... digamos, nojenta kkkkk
De vez em quando acontece dessas coisas. Você lê a sinopse e acha que a obra é uma porcaria, aí quando você dá uma chance, percebe que a sinopse não chega nem perto de descrever a verdadeira essência da obra.



Basicamente, Parasyte é uma história que se passa no nosso mundo atual, onde ocorre uma invasão alienígena. No entanto, essa invasão é silenciosa. Pequenos seres, que saem de esporos/casulos e se assemelham a lagartas, invadem os corpos de pessoas vivas enquanto elas estão dormindo ou distraídas. Esses parasitas tem como objetivo entrar no cérebro dessas pessoas para controla-las. A invasão do cérebro permite que o parasita tome posse do corpo e da mente completamente, ou seja, a consciência humana para de existir e não tem como voltar a ser a mesma pessoa de antes. O que acontece com o protagonista da história, Izumi Shinichi, é que, o parasita que tenta invadir seu corpo não consegue chegar até o cérebro, e acaba se apossando apenas do braço direito do seu hospedeiro. Então o parasita se desenvolve e passa a conviver harmoniosamente com seu hospedeiro.

Izumi Shinichi

Migi

Chamado de "Migi", o parasita que vive em Shinichi começa a aprender sobre o planeta Terra e sobre os humanos. Ele aprende a falar, ler muitos livros e adora ficar navegando na internet. Migi e Shinichi são duas entidades diferentes, mais para garantir sua sobrevivência, eles cooperam um com outro. Com o tempo, os dois se tornam muito próximos, e a curiosidade de Migi sobre os humanos faz com que o parasita tente entender os sentimentos de Shinichi.




Por serem "diferentes", Migi e Shinichi acabam sendo caçados pelos próprios parasitas (e eu diria que, após algum tempo sendo a caça, em algum momento eles também se tornam os caçadores). Migi consegue sentir a presença de outros parasitas e quando se sente ameaçado, ele e Shinichi tem duas opções: Ou eles fogem para longe, ou eles simplesmente enfrentam o perigo e lutam contra os outros parasitas. E as lutas são de arrepiar!





Com o tempo, Shinichi vai sofrendo mudanças em seu corpo, vai se tornando mais forte e menos humano. A presença de Migi em seu organismo vai tornando Shinichi uma pessoa mais fria e as pessoas ao seu redor acabam percebendo essa mudança que ele tenta esconder.

Bom... O que eu mais gosto em Parasyte é definitivamente o enredo, que é muito bem construído. Acho a essência da obra fantástica. Shinichi é um protagonista muito legal, mas eu mesma fiquei chocada quando percebi que meu personagem favorito não era ele. Então, qual seria o meu personagem favorito?

Migi, é claro. kkkk

Foi uma surpresa pra mim também perceber que Migi era o meu personagem favorito, mas... Não deu pra evitar. Primeiro porque ele é muito inteligente e esperto, se não fosse pela esperteza dele, Shinichi já estaria morto a muito tempo. E segundo porque apesar de ele estar dizendo que não tem sentimentos e que para ele não faz diferença matar um humano ou parasita, ele sempre está tentando compreender os sentimentos humanos e viver de forma pacífica com seu hospedeiro.

Então... Ainda existem muitas coisas intrigantes no enredo desse anime, como por exemplo a personagem Reiko Tamura. Ela é um Parasita que tomou o corpo de uma mulher. É muito inteligente, porém extremamente fria e sem escrúpulos. No entanto, ela tem muita curiosidade sobre as emoções humanas, estuda bastante a raça humana com o objetivo de descobrir como perpetuar a sua própria espécie e resolve até engravidar. 

Tamura Reiko

A única coisa, ou melhor, a única personagem que me irrita nesse anime é a namorada do Shinichi, Murano. Ela é um pé no saco, muito chatinha mesmo. Se ela fosse um pouquinho mais esperta eu até iria gostar mais dela, mas sinceramente, essa garota me dá nos nervos kkkkkkk

Murano

No processo de adaptação do mangá, pelo fato de ser uma obra bem antiga, os produtores do anime resolveram mudar o design dos personagens, tornando o desenho mais moderno (roupas, atributos físicos, cenários etc). Além disso, o personagem Shinichi não usava óculos na versão original, mas no anime ele usa óculos e no começo da história parece um nerd meio atrapalhado, tipo o homem aranha. Sinceramente, não sei se essas mudanças realmente foram boas ou ruins. Muitos dizem que a adaptação foi excelente, mas aí eu fico pensando: E se tivesse acontecido o mesmo com Monster?

Monster é o meu anime preferido, cujo mangá começou a ser publicado em 1994 e o anime saiu em 2004, e ele segue fielmente o mangá. Olhando o mangá Parasyte, eu fico imaginando como teria sido se os produtores tivessem seguido uma linha mais gekiga e deixado o anime com a atmosfera igualmente mais séria e sombria, e o design dos personagens fiéis ao mangá. Seria uma adaptação melhor ou pior do que essa?

hum... Não faço a mínima ideia de como seria a reação de uma fã como eu vendo uma readaptação "moderna" de Monster, com os traços dos personagens bem diferentes dos traços do Mestre Naoki Urasawa. Sinceramente, acho que eu ia pirar (não no bom sentido, no mal sentido mesmo kkkkkk). No entanto, isso é apenas uma especulação, pois no fim das contas, estou adorando o anime Parasyte. 

Bom, pessoal, se o enredo desse anime tiver despertado em vocês nem que seja um pouquinho de curiosidade, então, deem uma chance a Parasyte, juro que não vão se arrepender. Recomendo fortemente esse anime, ele é muito bom!

Antes de finalizar essa postagem, fiquem com os temas de abertura e encerramento do anime :

A música de abertura é super empolgante:



Já a música de encerramento... É tão bonita! E eu me apaixonei pela voz do Daichi Miura! A voz dele é muito linda e suave!




E para quem gosta de live-action, Parasyte vai ter dois live-actions, um lançado no ano passado e outro nesse ano (2015). Confiram o trailer a seguir:




Tenho que admitir... Essa é a primeira vez que fiquei muito empolgada com um live-action. Gostei muito do trailer do filme e tive empatia imediata pelo ator que faz o protagonista (isso é tão raro de acontecer!). Vou ficar aguardando com ansiedade esses filmes!


Até mais pessoal!





7 comentários:

  1. Estou adorando esse anime e Migi>>>>>all kk ele é o melhor personagem, inteligente e sem ele o Shinichi não seria nada!! Agora essa Murano é insuportável mizeriqueimaa!! Eu shippo mais o Shinichi com a parasita mãe do bebê do que ela, eles poderiam fazer uma adaptação para o futuro ela no anime tipo sei lá ir para o estrangeiro e não voltar mais, eu preferia a Kana mas fazer o que, o pior são os spoilers nos comentários do anime. Monster é um anime ótimo mas achei o final meio vago e faltou um romance mas a história é mtt boa e só para não esquecer- É você mesmo Shinichk-kun? Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk
      Pois é, eu também preferia a Kana, mas a gente sabe o que acontece né, é uma pena... E esse negócio de "é você mesmo Shinichi-kun?" me irrita tanto! heueheue

      Eu gostei do final de Monster, foi surpreendente... Faltou romance sim, mas nem só de romance vivem os animes rsrsrs

      Excluir
  2. Recomenda ai algum anime nessa vibe para quem acabou de assistir e agora ta órfão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, atualmente eu ando tão ocupada que não estou acompanhando nenhum anime, por isso estou meio desatualizada, mas acho que Psycho-pass é uma boa (se você não já tiver assistido), e Blood C também, Another, Gantz e Elfen Lied.
      Faz tempo que estou querendo acompanhar Tokyo ghoul, por que já me disseram que é muito bom, mas infelizmente ainda não tive tempo.

      Excluir
  3. Preciso de animes nesse estilo, pois agora q acabei tô me sentindo mau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que tenho pra recomendar são apenas os que eu já citei no comentário acima, ando muito desatualizada no quesito animes. Ah, você já assistiu aos filmes? Estão muito bons os live-actions de Parasyte.

      Excluir
  4. gostei muito desse anime.

    ótima lembrança!

    abç

    ResponderExcluir