domingo, 11 de janeiro de 2015

Recomendação de anime: Psycho-Pass 2

Olá pessoal!

Hoje vim recomendar mais um anime pra vocês!

Bom, como vocês já devem ter percebido, Psycho-Pass 2 é a segunda temporada do anime Psycho-Pass, então, se você ainda não viu a primeira temporada desse anime, é melhor começar por ela.


Enredo:
Em um mundo onde o princípio de que "todos são inocentes até que se prove o contrário" não se aplica, o julgamento é dado por um sistema que analisa o estado mental das pessoas e as categoriza como potenciais criminosos ou não, intitulado de "Sibil". É dada também uma probabilidade de "cura" (terapia), de recuperação mental desses indivíduos. Caso essas pessoas sejam classificadas como irrecuperáveis, sua sentença pode ser a prisão ou a morte, mesmo que não tenham cometido crime nenhum. Como auxílio em suas investigações, a polícia usa um grupo de prisioneiros "especiais", chamados Executores (Enforcers), para ajudá-los a capturar ou matar esses indivíduos "não mais necessários". Para tal, utilizam uma arma especial, chamado de Dominators, ou "Os olhos da Sibila". (fonte: Wikipédia)

 

Psycho-pass com certeza não é o tipo de anime "pra qualquer um". É preciso ter muito sangue frio pra acompanhar esse anime, porque ele contém muitas cenas perturbadoras, afinal, é um anime em que os vilões são psicopatas loucos e assassinos que matam sem nenhum remorso, cometendo todo o tipo de crimes violentos, por isso, definitivamente não é um anime pra qualquer um. Psycho-pass é um anime muito sangrento. MUITO sangrento MESMO.

Talvez alguns estejam se perguntando:  Por que eu recomendei a segunda temporada do anime e não o anime todo?

Bom, não que eu não goste da primeira temporada, pelo contrário, eu gosto, isso é porque, diferente da maioria dos fãs que achou a segunda temporada de Psycho-pass inferior à primeira temporada, eu achei a segunda temporada bem melhor que a primeira.

Quando eu assisti a primeira temporada de Psycho-pass em 2012, achei o anime muito legal, mas na verdade só comecei a assisti-lo por que quando li a sinopse desse anime achei o enredo bastante parecido com o do filme Minority Report: A nova Lei, e como esse filme é um dos meus top 10 filmes favoritos de ficção científica, é claro que fiquei super curiosa a respeito do anime.

No entanto, a medida que os episódios passavam, em alguns deles eu até me sentia um pouco perdida enquanto acompanhava o desenvolvimento do enredo... Sei lá, acho que a dinâmica do anime se perdia em certos aspectos. Mas no geral eu gostei muito da primeira temporada do anime, porém ela não leva a minha nota 10, talvez um 9.

Para aqueles que veneram os personagens Kougami Shinya e Makishima Shogo da primeira temporada, a segunda temporada deve ter sido um pouco decepcionante. Afinal, esses dois personagens estão fora da segunda temporada. Mas pra mim, que nunca achei esses dois personagens "fodásticos" como muitos dizem, a segunda temporada foi mais interessante que a primeira.

Talvez muitos discordem, mas vou listar aqui os motivos pelos quais eu gostei mais da second season:

1 - Menos episódios, mais dinâmica no enredo. Sem enrolação. Sim, as vezes para se fazer algo inesquecível é preciso ser sucinto, menos é mais, nunca esse ditado fez tanto sentido;

2 - Sem Kougami e Makishima debaixo dos holofotes, abre-se espaço para os personagens que foram mal aproveitados na primeira temporada, e também para novos personagens;

3 - Vilões surpreendentes. Tenho que confessar que foi assustador descobrir a verdade sobre a identidade de Kamui. Chocante e perturbador! E antes disso, esse vilão já me assustava, porque, diferente do Makishima, que atiçava e ajudava outros psicopatas a cometerem seus crimes horrendos, Kamui era capaz de transformar pessoas normais em criminosos não julgáveis pelo sistema. Que loucura! E, além disso, na segunda temporada temos mais outros personagens aparentemente do lado dos mocinhos que assumem papeis de vilões.

4 - Nunca a Dominator (arma controlada pelo sistema) foi tão usada como nessa segunda temporada. Lembrando que, a Dominator é uma arma que tem duas funções: Paralisar o criminoso (como se fosse uma arma de choque) ou MATAR o criminoso (e nessa função, ela explode o alvo em pedaços). 
Já tinha até esquecido o quanto é perturbador ver corpos explodindo para todos os lados! Blerh! kkkkkkk Cara, eu acabei de colocar isso como um dos motivos pelo qual a segunda temporada foi melhor que a primeira? Não acredito...

5 - E finalmente o principal motivo da minha preferência pela season 2: Tsunemori Akane. A verdadeira protagonista de Psycho-pass finalmente mostrou que é uma protagonista digna de admiração. Confesso a vocês que na primeira temporada eu achava ela um pé no saco, mas na segunda temporada, achei ela "fodástica" kkkk
Akane evoluiu de uma forma que nem sei explicar. De uma garota insegura, fraca, dependente dos outros e sem sal, para uma mulher forte, esperta, convicta e cheia de carisma.
Como é trabalhar num local cheio de cobras peçonhentas sempre prontas para dar o bote? Akane com certeza pode responder essa pergunta, afinal, ela sabe se cuidar mesmo estando rodeada de tantas pessoas dispostas a derrubá-la.

Ginoza seu lindo *o*

Meu personagem preferido na primeira temporada de Psycho-pass foi Ginoza. Eu gostava da personalidade dele por que, mesmo que muitas vezes ele fosse contra as decisões da Akane e do Kougame, ele ainda era um inspetor muito experiente, carismático e sexy, claro hehehe. Na segunda temporada Ginoza deixou de ser meu personagem preferido e seu posto foi pra Akane. Fiquei um pouco decepcionada no sentido de que esperava mais dele como um Executor, é claro que ele teve seus momentos de glória, principalmente no que diz respeito a proteger Akane. Então, mesmo não sendo o meu personagem preferido dessa temporada, ele ainda ganhou uns pontinhos por estar sempre preocupado com a minha personagem preferida.

Tenho que admitir que na primeira temporada houve um maior desenvolvimento dos personagens, e que tudo transcorreu de uma maneira que fez o anime ter seus altos e baixos. Em contrapartida, achei o ritmo da segunda temporada muito mais frenético, era muita informação pra assimilar em pouco tempo, mas considerando-se que essa temporada teve metade dos episódios da primeira, é compreensível que tenha sido dessa forma. E eu até gostei, por que com essa nova dinâmica eu fiquei presa em cada cena do anime, com os olhos vidrados no monitor do meu pc sem querer perder um segundo sequer da trama. A ansiedade era tanta que mesmo sendo um anime tenso e pesado eu consegui assistir tudo em apenas dois dias. Fiquei meio delirante depois, mas ok. LOL!  Um conselho pra quem for assistir esse anime: Não veja tudo de uma vez, isso faz mal pra saúde mental do ser humano ashuashuahs

Eu até tinha pensado em fazer dessa postagem uma resenha do anime, mas acabei desistindo pelo fato de que, ao fazer a resenha, eu também teria que expor minha opinião sobre o Sibyl System, sobre o que ele representa para a sociedade e o quão polêmico ele pode ser. E, sinceramente, não estou com a menor disposição para fazer isso nesse momento rsrs Discutir sobre leis, ética e sociedade é tão complicado quanto discutir sobre política e religião, então... tô fora disso por enquanto.

Psycho-pass se diferencia de outros animes não só pelas suas polêmicas mas também por ser um anime original, ou seja, ele não é baseado em nenhum mangá, seu roteiro foi escrito especialmente para o anime (achei isso super legal!).

Antes de me despedir, vou deixar com vocês o trailer do filme Psycho-pass que, coincidentemente, estreou nos cinemas japoneses no mesmo dia em que eu comecei a assistir a segunda temporada do anime (dia 9 de janeiro):


Sinopse do filme:
Ano 2116, o governo do Japão começa a exportar o "Sistema Sibila", robôs teleguiados não tripulados para países em dificuldades, e o sistema se espalha por todo o mundo. Um estado no meio de uma guerra civil, SEAUn (o Sudeste Asiático União, pronunciado "shian"), traz o "Sistema Sibila" como uma experiência. Sob o novo sistema, a cidade costeira de Shambala Float alcança a paz e a segurança temporária. Mas, em seguida, SEAUn envia um terrorista ao Japão. Eles deslizam através do "Sistema Sibila" e, em seguida, atacam a partir de dentro. A sombra de um homem cai sobre este incidente. Responsável pela polícia, Tsunemori viaja para Shambala Float para investigar. A verdade da justiça sobre esta nova terra se tornará clara. (fonte: Tokyo3)

Estou muito ansiosa por esse filme! Parece ser muito bom! Tem até um príncipe de cabelo comprido! hahahahaha (corrigindo: na verdade não é um príncipe, é um General kkkk). Será que ele é vilão ou mocinho? E pra quem ama o Kougami, olha só, ele está de volta! Espero que algum fansub traduza esse filme o quanto antes! Vou ficar na espera (tomara que não seja tão longa quanto a espera pelo filme Blood C: The last dark).

E para fechar essa postagem com chave de ouro, a música de encerramento de Psycho-pass 2, arrepiante!



Até mais pessoal!





4 comentários:

  1. A segunda temporada perde para a primeira em questão de roteiro, vou assistir o filme só por causa do Kogami kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bom! O enredo pode não ser tão inteligente, mas tem muita ação, e eu gostei do final hahaha

      Excluir
  2. A personagem principal é um saco só assistia por causa do kogami e do makishima, parece que ela está ali para pagar pedágio ideológico, e a segunda temporada que enredo em pelo amor de Deus... não é atoa que foi detonada pela maioria dos fãs! Mais claro né cada um tem sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Primeira temporada mil vezes acima da segunda! Um milhãaaaaao de vezes melhor.

    ResponderExcluir