Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Awake (série)


Sonho ou realidade? Sanidade ou loucura?

Awake é uma série americana composta de 13 episódios e bastante aclamada pelos críticos.


Título: Awake
Gênero: Drama, fantasia
Autor: Kyle Killen
País de origem: Estados Unidos
Principais do elenco: 
Jason Isaacs como Michael Britten
Laura Allen como Hannah Britten
Steve Harris como Detetive Isaiah "Bird" Freeman
Dylan Minnette como Rex Britten
B. D. Wong como Dr. Jonathan Lee
Michaela McManus como Tara
Wilmer Valderrama como Detetive Efrem Vega
Cherry Jones como Dra. Judith Evans
Laura Innes como Capitã Tricia Harper 
Daniela Bobadilla como Emma 
Mark Harelink como Capitão Carl Kessel 
Kevin Weisman como Dettetive Ed Hawkins 
Logan Miller como Cole 
N° de temporadas: 1
N° de episódios: 13
Período de emissão: 1 de março de 2012 à 24 de maio de 2012
Emissora de TV: NBC


Michael Britten é um policial detetive completamente comprometido com seu trabalho. Possui uma linda esposa chamada Hannah e um filho adolescente chamado Rex.

Apesar de estar sempre ocupado com o trabalho, Michael se esforça ao máximo para ser um pai e um marido presente.

Michael é interpretado por Jason Isaacs, o famoso "Lúcio Malfoy" de Harry Potter

Sua vida toma um novo rumo a partir do momento em que ele sofre um acidente de carro juntamente com sua esposa e filho. Desde o acidente, Michael passa a viver em duas realidades diferentes: Uma delas, chamada de “realidade vermelha”, o seu único filho, Rex, acabou morrendo no acidente de carro. Já na outra realidade, chamada de “realidade verde”, sua esposa foi quem morreu no acidente.

Michael no enterro do filho, ao lado de sua esposa Hannah

Michael no enterro da esposa, ao lado de seu filho Rex

No começo as coisas parecem muito confusas. Michael vive em dois mundos diferentes e ao mesmo tempo bastante parecidos. Sempre que ele vai dormir em uma das realidades, ele acaba acordando na outra. É como se Michael se teletransportasse de um mundo para outro enquanto dorme.

A cor vermelha e verde está presente no ambiente de cada realidade, percebemos que na realidade vermelha, as cores são mais vivas, enquanto na realidade verde, tudo é um pouco desbotado (sombrio).

Na realidade vermelha (que é chamada assim pelo fato de que Michael usa uma pulseira vermelha para diferenciá-la da outra realidade), Hannah tenta superar a morte de seu filho e faz de tudo para esquecer as lembranças dolorosas, por isso, ela se ocupa com muitas coisas, como a redecoração da casa e a tentativa de construir uma nova vida ao lado de seu marido.

Michael, por sua vez, consegue voltar ao trabalho e tem como novo parceiro o jovem Efren Vega. Seu parceiro antigo, Bird (Isaiah Freeman), foi transferido para outro distrito.

Michael e Vega se desentendem muitas vezes

Apesar de estar trabalhando, Michael é constantemente sondado pela sua capitã, Tricia Harper, que faz questão de que ele seja analisado por um psiquiatra chamado Dr. Lee, e mantenha consultas frequentes com ele. Ao contar para seu psiquiatra sobre a outra realidade, Dr. Lee tenta convencê-lo de todas as maneiras que a realidade verde é algo que sua mente criou para suportar morte de seu filho Rex.

Michael e Hannah são um casal muito bonito, os dois se entendem perfeitamente.

Já na realidade verde (Michael usa uma pulseira verde para diferenciá-la da outra realidade), Rex tenta superar a morte da mãe. Sendo ele um adolescente de gênio forte e meio fechado, Rex se mantém distante de seu pai e evita falar sobre Hannah. Michael, ao mesmo tempo em que faz de tudo para se aproximar do filho, continua trabalhando como detetive e seu parceiro continua sendo Bird (enquanto isso, Vega é apenas um oficial e quase não fala com Michael).

Michael e Bird são parceiros há alguns anos, por isso se dão bem.

Nessa realidade, Michael também deve se consultar com um psiquiatra, que nesse caso, é uma doutora chamada Judith Evans. Ela tenta convencer Michael de que a realidade vermelha é uma ilusão, algo que só existe na mente de Michael para que ele possa suportar a dor de ter perdido a esposa.

Michael faz de tudo para se aproximar do filho, e às vezes, ele consegue.

Está mais do que óbvio que os psiquiatras de Michael só o deixam ainda mais confuso, pois cada um apresenta argumentos indicando que a outra realidade é falsa, além disso, eles sempre dizem que para “se libertar” desses dois mundos, Michael precisa “enxergar” a verdadeira realidade e aceitar definitivamente que a esposa ou filho podem estar mortos.

Dr. Evans é a psiquiatra boazinha da realidade verde, enquanto Dr. Lee é o psiquiatra  chato  da realidade  vermelha.

Enquanto seus psiquiatras tentam convencê-lo de que uma das realidades é apenas um sonho, Michael se depara com casos de investigação policiais bastante intrigantes, que sempre acabam relacionando as duas realidades, como numa espécie de quebra-cabeça, onde uma peça está na realidade vermelha e a outra está na realidade verde. Michael segue seus instintos e consegue “encaixar” todas as peças e solucionar seus casos com maestria. Vega e Bird muitas vezes se sentem incomodados com o fato de Michael saber de coisas que ninguém mais sabe, porém, acabam confiando em seu parceiro e dando-lhe crédito.

Onde está minha pulseira? Que realidade é essa?

Apesar de Awake ser uma série de investigação policial, muitas lições de vida podem ser aprendidas, e o melhor de tudo, também podemos observar a análise da mente humana de uma forma “técnica” através dos psiquiatras, ao mesmo tempo em que levamos em conta os sentimentos de Michael, seus medos, suas alegrias, suas frustrações, seu senso de justiça e até mesmo, de vez em quando, suas insanidades.

Michael está mesmo na cadeia ou isso é só um sonho?

O que é real? Qual das duas realidades é a verdadeira? Será a verde? Ou a vermelha? Talvez nenhuma das duas? Michael está sonhando ou está acordado?

Uma trama complexa, intrigante e envolvente... Não é uma série perfeita, tem seus altos e baixos, porém, sem dúvidas, é uma obra que merece ser acompanhada.

Louco? rsrs

Bem pessoal, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da resenha de Awake, infelizmente ainda não estou de férias e me custou muito fazer essa resenha, mas acredito que talvez na próxima semana eu possa começar a escrever minhas coisas em paz (eu acredito!!!), e talvez já possa até confidenciar as novidades que tenho para o blog, fiquem atentos! Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário